Sonorizando com o AUDIENCE
Para recriar ou projetar um campo sonoro no espaço, utilizamos um conjunto de caixas acústicas dispostas ao redor do espaço que se deseja sonorizar (área de audição). As caixas podem ser posicionadas utilizando-se várias configurações geométricas possíveis, preferivelmente em geometrias regulares, como cúbicas, ou anéis.
O sistema requer o software AUDIENCE rodando num computador com uma ou mais placas de áudio multicanal (com no mínimo 4 canais de saída) e cabeamento para distribuição do áudio até cada caixa acústica. Cada alto-falante corresponde a um canal de áudio processado no sistema. Também é possível utilizar mais de um computador, de forma a dividir a carga de processamento e distribuir as placas de som.
O software AUDIENCE
é uma máquina
de auralização
completa. Ele permite
a integração
com a aplicação
audiovisual através
de troca de mensagens
via canais TCP/IP, havendo
também a possibilidade
de passar/atualizar
parâmetros através
de funções
chamadas a partir do
código da aplicação.
O software permite editar
o espaço sonoro,
a ambiência, o
grau de imersão
desejado, formato de
codificação
espacial, e a configuração
de saída das
caixas de som.
As figuras abaixo mostram
uma cena auditiva constando
de uma sala com um ouvinte
e 3 instrumentos acústicos
tocando ao seu redor,
e o "patch"
construído sobre
o AUDIENCE PD para produzir
e sonorizar esta cena.
Cena acústica
com 3 instrumentos:
uma bateria, uma guitarra
e um baixo elétrico
O sistema pode ser adaptado ou escalado para sonorizar vários ambientes, como cinemas, auditórios, espaços de exposições, museus audiovisuais, shows, produzindo campos sonoros coerentes para uma audiência de várias pessoas, bem como também pode ser adaptado para atender a fones de ouvido individuais. O sistema também pode ser escalado para permitir a manipulação de várias fontes sonoras e pode gerenciar sua posição no espaço e forma de audição de cada uma delas independente.
Experimentos adicionais realizados sobre a plataforma PD têm sido feitos para criar ambientes interativos para a auralização de diversas fontes simultaneamente, utilizando uma interface gráfica intuitiva, integrada ao patch de blocos funcionais, e com acesso em tempo real, como na figura abaixo:
Patch feito no
Pure Data para Auralização
de 3 fontes sonoras
Serviços de sonorização baseados no sistema AUDIENCE já estão disponíveis atualmente. A plataforma de auralização está sendo incorporada como solução para sonorização em RV imersiva em alguns projetos coligados.
Em linhas gerais, um projeto de sonorização com o AUDIENCE inicia-se com a especificação dos requisitos do espaço e das aplicações, que permitirá a especificação do número de equipamentos necessários (hardware). Após a aquisição e instalação dos mesmos, o software principal e acessórios são instalados e gera-se um patch aplicativo do AUDIENCE específico para a finalidade (ex: um patch específico para as cenas auditivas que serão auralizadas). Uma fase final de calibração e integração com outros componentes da aplicação final conclui o processo.
Para ter o AUDIENCE sonorizando sua aplicação ou espaço entre em contato conosco para uma avaliação de viabilidade e um projeto para sonorização específico às suas necessidades.
Projeto sonorizados com o AUDIENCE
O AUDIENCE é
a máquina de
auralização
e sonorização
sendo utilizada na Caverna
Digital da Escola
Politécnica da
USP.
Um sistema octofônico
fixo instalado ao redor
da Caverna permite a
geração
de campos sonoros 3D
permitindo uma experiência
de imersão completa
(8 alto-falantes, em
configuração
cubo, posicionados nos
vértices da Caverna).
Além dessa configuração
fixa, outras são
possíveis de
se montar sob demanda,
através de suportes
reposicionáveis.
A figura abaixo ilustra
um posicionamento reconfigurável,
utilizando-se pedestais.
"Posicionamento flexível de alto-falante nos cantos da CAVE e sistema de
distribuição de áudio"
"Posicionamento reconfigurável de alto-falantes em frente à CAVE"
Pedestais de madeira reposícionáveis e com altura variável permitem alterar a geometria, a posição, número e o arranjo de alto-falantes, para uma maior flexibilidade para explorar outras configurações de alto-falantes. Todo o sistema é blindado, cabeado com cabos e conexões especialmente adaptados pela Cabos Golden e sonorizado com caixas acústicas de alta fidelidade Lando. O sistema de amplicação utiliza amplificadores multicanais Sankya. Um novo amplificador de 8 canais está sendo desenvolvido em parceria com a Sankya para sonorização da Caverna Digital.
A máquina de
auralização,
núcleo do sistema
AUDIENCE, está
sendo integrada a um
novo navegador de realidade
virtual em desenvolvimento
na Caverna Digital.
Ambos os sistemas (visualização
e auralização)
utilizam máquinas
gráficas e plataformas
de DSP de áudio
abertas e livres. A
figura abaixo mostra
uma cena audiovisual
que está sendo
modelada em projeto
corrente. Este mundo
virtual terá
diversas fontes sonoras
presentes e será
auralizado com o AUDIENCE.
Cena do Largo da Sé, reconstituição audiovisual de sítios históricos do centro de São Paulo
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