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Introdução
O Projeto AUDIENCE

Sonorizando com o AUDIENCE

 

Produção Científica e Tecnológica

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Objetivos Gerais do Projeto

O projeto de pesquisa e desenvolvimento de soluções para áudio imersivo visa à implementação de um sistema flexível e escalável para a reprodução de áudio espacial (áudio 2D e 3D).

Flexível no sentido de oferecer um conjunto mínimo de alternativas para espacialização de áudio e auralização que possa atender a aplicações que possuam som em diversos formatos, desde estéreo/bi-aural até os formatos de codificação de áudio 3D multicanal mais sofisticados em desenvolvimento (suporte multi-formato).

Escalável no sentido em que possa utilizar formatos, esquemas e/ou métodos diferentes de sonorização associadamente, por exemplo alterando-se a configuração espacial (localização) e número de alto-falantes usados dependendo do método de auralização, ou empregando técnicas complementares cumulativamente, como por exemplo associando-se até máquinas de reverberação comerciais para modelar envelopamentos diferenciados, ou que utilizem sistemas computacionais (hardware e software) diferentes ao mesmo tempo (suporte multi-configuração).

O conceito de escalabilidade no AUDIENCE também está associado à capacidade de aumentar a complexidade da cena auditiva, adicionando-se novos objetos e fontes sonoras à mesma.

Uma versão mais completa da arquitetura de produção, distribuição e reprodução sonora está em desenvolvimento, encampando características como suporte a padrões abertos, modularidade, reconfigurabilidade e recursividade na implementação de máquinas para auralização.

Objetivos do projeto incluem desde a implementação de sistemas transcodificadores para os tradicionais formatos e configurações "surround" (como 5.1, 7.1, 10.2) até o desenvolvimento e disponibilização de formatos mais sofisticados para a geração e reprodução de áudio 3D, ainda restritos às aplicações de alta-fidelidade e aos ambientes de pesquisa, onde encontram-se em franco desenvolvimento. Para estes formatos não somente a reverberência e o envelopamento envolvente são importantes, mas também a localização dos objetos sonoros distribuídos numa cena tridimensional (percepção da diretividade do som) bem como a síntese do ambiente acústico. Nesta categoria incluímos o Ambisonics e o Wave-Field Synthesis.

O projeto de áudio imersivo da Caverna Digital prevê uma linha de atividades focada na pesquisa e desenvolvimento de software e também hardware (matrizes de falantes e plataformas multicanais) para a implementação principalmente destes dois formatos de áudio 3D.

Formalmente, os objetivos gerais do projeto AUDIENCE são:

  • implementação de sistemas de sonorização flexíveis e escaláveis para a reprodução de áudio espacial (surround, 2D e 3D)
    • flexíveis: multiformato - capaz de lidar com múltiplos formatos de gravação, compressão e codificação de áudio 2D/3D (ex: AAC, AC-3)
    • escaláveis: multiconfiguração - capaz de adaptar para diversas configurações (geometrias) e número de alto-falantes (modos multicanal)
  • disponibilização de uma arquitetura de referência modular e reconfigurável para implementação e integração de funções relacionadas aos processos da cadeia de áudio – da produção ao consumo final
  • desenvolvimento de uma plataforma de desenvolvimento baseada em software livre, para prototipar os componentes das camadas funcionais propostas na arquitetura AUDIENCE
  • desenvolvimento de um sistema completo de sonorização espacial para auralização de ambientes, constando do programa (software) e o equipamento de sonorização (hardware)
  • cenário de uso inicial voltado para sonorização de ambientes de realidade virtual imersivos, e finalmente para sonorização de cenas audiovisuais 3D
  • foco na pesquisa e no uso de técnicas de produção de campo sonoro 3D mais precisas e realistas que o 5.1, como Ambisonics e Wave Field Synthesis
  • viabilização de uma arquitetura e sistema que permitisse a integração de diferentes técnicas de áudio 3D, inclusive as técnicas e formatos mais populares como 5.1 Dolby e DTS.

 

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