Objetivos
Gerais do Projeto
O projeto de pesquisa
e desenvolvimento de
soluções
para áudio imersivo
visa à implementação
de um sistema flexível
e escalável para
a reprodução
de áudio espacial
(áudio 2D e 3D).
Flexível no
sentido de oferecer
um conjunto mínimo
de alternativas para
espacialização
de áudio e auralização
que possa atender a
aplicações
que possuam som em diversos
formatos, desde estéreo/bi-aural
até os formatos
de codificação
de áudio 3D multicanal
mais sofisticados em
desenvolvimento (suporte
multi-formato).
Escalável no
sentido em que possa
utilizar formatos, esquemas
e/ou métodos
diferentes de sonorização
associadamente, por
exemplo alterando-se
a configuração
espacial (localização)
e número de alto-falantes
usados dependendo do
método de auralização,
ou empregando técnicas
complementares cumulativamente,
como por exemplo associando-se
até máquinas
de reverberação
comerciais para modelar
envelopamentos diferenciados,
ou que utilizem sistemas
computacionais (hardware
e software) diferentes
ao mesmo tempo (suporte
multi-configuração).
O conceito de escalabilidade
no AUDIENCE também
está associado
à capacidade
de aumentar a complexidade
da cena auditiva, adicionando-se
novos objetos e fontes
sonoras à mesma.
Uma versão mais
completa da arquitetura
de produção,
distribuição
e reprodução
sonora está em
desenvolvimento, encampando
características
como suporte a padrões
abertos, modularidade,
reconfigurabilidade
e recursividade na implementação
de máquinas para
auralização.
Objetivos do projeto
incluem desde a implementação
de sistemas transcodificadores
para os tradicionais
formatos e configurações
"surround"
(como 5.1, 7.1, 10.2)
até o desenvolvimento
e disponibilização
de formatos mais sofisticados
para a geração
e reprodução
de áudio 3D,
ainda restritos às
aplicações
de alta-fidelidade e
aos ambientes de pesquisa,
onde encontram-se em
franco desenvolvimento.
Para estes formatos
não somente a
reverberência
e o envelopamento envolvente
são importantes,
mas também a
localização
dos objetos sonoros
distribuídos
numa cena tridimensional
(percepção
da diretividade do som)
bem como a síntese
do ambiente acústico.
Nesta categoria incluímos
o Ambisonics
e o Wave-Field Synthesis.
O projeto de áudio
imersivo da Caverna
Digital prevê
uma linha de atividades
focada na pesquisa e
desenvolvimento de software
e também hardware
(matrizes de falantes
e plataformas multicanais)
para a implementação
principalmente destes
dois formatos de áudio
3D.
Formalmente, os objetivos
gerais do projeto AUDIENCE
são:
- implementação
de sistemas de sonorização
flexíveis e
escaláveis
para a reprodução
de áudio espacial
(surround, 2D e 3D)
- flexíveis:
multiformato
- capaz de lidar
com múltiplos
formatos de gravação,
compressão
e codificação
de áudio
2D/3D (ex: AAC,
AC-3)
- escaláveis:
multiconfiguração
- capaz de adaptar
para diversas
configurações
(geometrias) e
número
de alto-falantes
(modos multicanal)
- disponibilização
de uma arquitetura
de referência
modular e reconfigurável
para implementação
e integração
de funções
relacionadas aos processos
da cadeia de áudio
– da produção
ao consumo final
- desenvolvimento
de uma plataforma
de desenvolvimento
baseada em software
livre, para prototipar
os componentes das
camadas funcionais
propostas na arquitetura
AUDIENCE
- desenvolvimento
de um sistema completo
de sonorização
espacial para auralização
de ambientes, constando
do programa (software)
e o equipamento de
sonorização
(hardware)
- cenário de
uso inicial voltado
para sonorização
de ambientes de realidade
virtual imersivos,
e finalmente para
sonorização
de cenas audiovisuais
3D
- foco na pesquisa
e no uso de técnicas
de produção
de campo sonoro 3D
mais precisas e realistas
que o 5.1, como Ambisonics
e Wave Field Synthesis
- viabilização
de uma arquitetura
e sistema que permitisse
a integração
de diferentes técnicas
de áudio 3D,
inclusive as técnicas
e formatos mais populares
como 5.1 Dolby e DTS.
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