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                               Objetivos 
                                Gerais do ProjetoO projeto de pesquisa 
                                e desenvolvimento de 
                                soluções 
                                para áudio imersivo 
                                visa à implementação 
                                de um sistema flexível 
                                e escalável para 
                                a reprodução 
                                de áudio espacial 
                                (áudio 2D e 3D). 
                               Flexível no 
                                sentido de oferecer 
                                um conjunto mínimo 
                                de alternativas para 
                                espacialização 
                                de áudio e auralização 
                                que possa atender a 
                                aplicações 
                                que possuam som em diversos 
                                formatos, desde estéreo/bi-aural 
                                até os formatos 
                                de codificação 
                                de áudio 3D multicanal 
                                mais sofisticados em 
                                desenvolvimento (suporte 
                                multi-formato). 
                               Escalável no 
                                sentido em que possa 
                                utilizar formatos, esquemas 
                                e/ou métodos 
                                diferentes de sonorização 
                                associadamente, por 
                                exemplo alterando-se 
                                a configuração 
                                espacial (localização) 
                                e número de alto-falantes 
                                usados dependendo do 
                                método de auralização, 
                                ou empregando técnicas 
                                complementares cumulativamente, 
                                como por exemplo associando-se 
                                até máquinas 
                                de reverberação 
                                comerciais para modelar 
                                envelopamentos diferenciados, 
                                ou que utilizem sistemas 
                                computacionais (hardware 
                                e software) diferentes 
                                ao mesmo tempo (suporte 
                                multi-configuração). 
                               O conceito de escalabilidade 
                                no AUDIENCE também 
                                está associado 
                                à capacidade 
                                de aumentar a complexidade 
                                da cena auditiva, adicionando-se 
                                novos objetos e fontes 
                                sonoras à mesma. 
                               Uma versão mais 
                                completa da arquitetura 
                                de produção, 
                                distribuição 
                                e reprodução 
                                sonora está em 
                                desenvolvimento, encampando 
                                características 
                                como suporte a padrões 
                                abertos, modularidade, 
                                reconfigurabilidade 
                                e recursividade na implementação 
                                de máquinas para 
                                auralização. 
                               Objetivos do projeto 
                                incluem desde a implementação 
                                de sistemas transcodificadores 
                                para os tradicionais 
                                formatos e configurações 
                                "surround" 
                                (como 5.1, 7.1, 10.2) 
                                até o desenvolvimento 
                                e disponibilização 
                                de formatos mais sofisticados 
                                para a geração 
                                e reprodução 
                                de áudio 3D, 
                                ainda restritos às 
                                aplicações 
                                de alta-fidelidade e 
                                aos ambientes de pesquisa, 
                                onde encontram-se em 
                                franco desenvolvimento. 
                                Para estes formatos 
                                não somente a 
                                reverberência 
                                e o envelopamento envolvente 
                                são importantes, 
                                mas também a 
                                localização 
                                dos objetos sonoros 
                                distribuídos 
                                numa cena tridimensional 
                                (percepção 
                                da diretividade do som) 
                                bem como a síntese 
                                do ambiente acústico. 
                                Nesta categoria incluímos 
                                o Ambisonics 
                                e o Wave-Field Synthesis. O projeto de áudio 
                                imersivo da Caverna 
                                Digital prevê 
                                uma linha de atividades 
                                focada na pesquisa e 
                                desenvolvimento de software 
                                e também hardware 
                                (matrizes de falantes 
                                e plataformas multicanais) 
                                para a implementação 
                                principalmente destes 
                                dois formatos de áudio 
                                3D. Formalmente, os objetivos 
                                gerais do projeto AUDIENCE 
                                são: 
                                implementação 
                                  de sistemas de sonorização 
                                  flexíveis e 
                                  escaláveis 
                                  para a reprodução 
                                  de áudio espacial 
                                  (surround, 2D e 3D) 
                                  
                                    flexíveis: 
                                      multiformato 
                                      - capaz de lidar 
                                      com múltiplos 
                                      formatos de gravação, 
                                      compressão 
                                      e codificação 
                                      de áudio 
                                      2D/3D (ex: AAC, 
                                      AC-3)escaláveis: 
                                      multiconfiguração 
                                      - capaz de adaptar 
                                      para diversas 
                                      configurações 
                                      (geometrias) e 
                                      número 
                                      de alto-falantes 
                                      (modos multicanal)disponibilização 
                                  de uma arquitetura 
                                  de referência 
                                  modular e reconfigurável 
                                  para implementação 
                                  e integração 
                                  de funções 
                                  relacionadas aos processos 
                                  da cadeia de áudio 
                                  – da produção 
                                  ao consumo finaldesenvolvimento 
                                  de uma plataforma 
                                  de desenvolvimento 
                                  baseada em software 
                                  livre, para prototipar 
                                  os componentes das 
                                  camadas funcionais 
                                  propostas na arquitetura 
                                  AUDIENCEdesenvolvimento 
                                  de um sistema completo 
                                  de sonorização 
                                  espacial para auralização 
                                  de ambientes, constando 
                                  do programa (software) 
                                  e o equipamento de 
                                  sonorização 
                                  (hardware)cenário de 
                                  uso inicial voltado 
                                  para sonorização 
                                  de ambientes de realidade 
                                  virtual imersivos, 
                                  e finalmente para 
                                  sonorização 
                                  de cenas audiovisuais 
                                  3Dfoco na pesquisa 
                                  e no uso de técnicas 
                                  de produção 
                                  de campo sonoro 3D 
                                  mais precisas e realistas 
                                  que o 5.1, como Ambisonics 
                                  e Wave Field Synthesisviabilização 
                                  de uma arquitetura 
                                  e sistema que permitisse 
                                  a integração 
                                  de diferentes técnicas 
                                  de áudio 3D, 
                                  inclusive as técnicas 
                                  e formatos mais populares 
                                  como 5.1 Dolby e DTS.     |