| O Projeto AUDIENCEO Projeto AUDIENCE iniciou-se em 2003 tendo como objetivo a pesquisa de sistemas de áudio envolvente (imersivo ou surround) flexíveis e escaláveis para aplicações em realidade virtual completa, isto é, aplicações onde o som e a imagem são complementares e atuando em conjunto produzem uma experiência de imersão no mundo virtual. Para tanto, foi concebida uma arquitetura para a cadeia de áudio que envolve desde a produção, a distribuição até a apresentação final (reprodução), de forma a atender os requisitos para gerar o áudio espacial de uma cena virtual. Faria 
                                (2005) propôs 
                                uma arquitetura modular 
                                para auralização, 
                                orientada a camadas 
                                funcionais. Nesta, identificam-se 
                                4 grandes grupos de 
                                funções 
                                e processos a serem 
                                executados na cadeia 
                                de produção 
                                e reprodução 
                                de áudio espacial: 
                               
                                  
                                a produção 
                                  da cena, 
                                  contemplando a composição 
                                  da cena auditiva pela 
                                  descrição 
                                  do ambiente, das fontes 
                                  sonoras e demais objetos 
                                  com suas respectivas 
                                  propriedades, posições 
                                  e parâmetros 
                                  audiovisuaisa simulação 
                                  (ou renderização) 
                                  da cena acústica, 
                                  contemplando as funções 
                                  e técnicas 
                                  responsáveis 
                                  por calcular a propagação 
                                  acústica dos 
                                  sons em cena, e obter 
                                  uma representação 
                                  auditiva do som num 
                                  dado ponto de audição a codificação 
                                  sonora espacial da 
                                  cena, contemplando 
                                  a geração 
                                  da mídia de 
                                  transporte que contenha 
                                  a descrição 
                                  temporal e espacial 
                                  dos sons em cenaa decodificação 
                                  e reprodução 
                                  da cena auditiva (sonorização 
                                  multicanal), responsável 
                                  pela decodificação 
                                  do áudio espacial 
                                  e pela geração 
                                  dos sons que vão 
                                  alimentar cada canal 
                                  (cada alto-falante) 
                                  utilizado na configuração 
                                  ou modo de reprodução 
                                  escolhido pelo usuário 
                                  (ex: estéreo, 
                                  quadrafônico, 
                                  biaural, anel com 
                                  8 alto-falantes, modo 
                                  5.1, etc.). 
  A cadeia de principais funções para auralização utilizada no sistema AUDIENCE   Cada grupo funcional é devidamente implementado numa "camada funcional" no sistema AUDIENCE, conforme mostra a figura abaixo: 
  Arquitetura de camadas funcionais do AUDIENCE, mostrando possíveis sinais entre camadas e modos de saída de áudio Esta abordagem apresenta diversas vantagens do ponto de vista de implementação, por desacoplar de maneira sistemática os principais processo da cadeia, permitindo que sejam realizados por módulos independentes (em software e/ou em hardware). Uma consequência de sua adoção está na necessidade de se especificar (ou padronizar) os conjuntos de sinais, parâmetros e mensagens válidos que devem trafegar de uma camada a outra, de forma a compatibilizar a saída de uma camada com a entrada de outra.  Uma vez definido qual conjunto de sinais representativos serão adotados, os desenvolvedores de soluções poderão se especializar ou focalizarem seus esforços no desenvolvimento de componentes para cada camada funcional independentemente, estimulando a diversificação de soluções para cada camada. O usuário ou projetista de um sistema de auralização final poderá então adotar as soluções que desejar em cada camada, selecionando componentes de diferentes desenvolvedores, e ampliando as possibilidade de síntese de um sistema que combine as técnicas que ele/ela deseja utilizar. Baseado nesta arquitetura, este projeto tem como objetivo principal o desenvolvimento de um sistema modular e escalável integrado de software e hardware para produção, distribuição e reprodução de áudio multicanal e espacial. A disponibilização de uma família de distribuições em software de máquinas de auralização é prevista, incorporando progressivamente melhorias na usabilidade, integrabilidade e funcionalidades avançadas. Paralelamente, iniciativas para a concepção de novos produtos com parcerias industriais estão em andamento.     |