| 
                              
                               Produção Científica e Tecnológica
 Literatura
- 
                                
                                AUDIENCE FAQ (em 
                                construção) 
                                
                                
 - Artigos Publicados:
 
                                 FARIA, R. R. A. 
                                  “Auralização 
                                  em ambientes audiovisuais 
                                  imersivos". 
                                  Tese de Doutorado. 
                                  Engenharia Sistemas 
                                  Eletrônicos, 
                                  Escola Politécnica 
                                  da USP. São 
                                  Paulo, 2005.
 FARIA, R. R. A.; 
                                  ZUFFO, J. A. “An 
                                  auralization engine 
                                  adapting a 3 image 
                                  source acoustic model 
                                  to an Ambisonics coder 
                                  for immersive virtual 
                                  reality”. In: 
                                  AES 28th International 
                                  Conference (The Future 
                                  of Audio Technology 
                                  – Surround and 
                                  Beyond), 2006, Pitea, 
                                  Sweden. Proceedings. 
                                  2006. p. 157-166.
THOMAZ, L. F.; FARIA, 
                                  R. R. A.; ZUFFO, M. 
                                  K.; ZUFFO, J. A. “Orchestra 
                                  spatialization using 
                                  the AUDIENCE engine. 
                                  In: ICMC 2006 (International 
                                  Computer Music Conference), 
                                  2006, New Orleans. 
                                  Proceedings. 2006.
FARIA, R. R. A. 
                                  et al. “Improving 
                                  spatial perception 
                                  through sound field 
                                  simulation in VR”. 
                                  In: VECIMS 2005 - 
                                  IEEE Conference on 
                                  Virtual Environments, 
                                  Human-Computer Interfaces 
                                  and Measurement Systems, 
                                  2005, Giardini Naxos, 
                                  Italy. Proceedings. 
                                  2005. p.103-108.
THOMAZ, L. F.; FARIA, 
                                  R. R. A.; ZUFFO, M. 
                                  K.; ZUFFO, J. A. “Experimentações 
                                  de espacialização 
                                  orquestral sobre a 
                                  arquitetura AUDIENCE”. 
                                  In: 4th AES Brazil 
                                  Conference/10th AES 
                                  Brazil National Convention, 
                                  São Paulo, 
                                  2006. Proceedings. 
                                  2006. p.72-77.
FARIA, R. R. A. 
                                  et al. “AUDIENCE 
                                  - Audio Immersion 
                                  Experiences in the 
                                  CAVERNA Digital”. 
                                  In: SBCM 2005 - The 
                                  10th Brazilian Symposium 
                                  on Computer Music 
                                  (Current Frameworks 
                                  for Music Information 
                                  Representation), 2005, 
                                  Belo Horizonte. Proceedings. 
                                  2005. p.106-117.  - White paper: “AUDIENCE – Novas fronteiras para a produção e consumo de Áudio Imersivo” (versão aumentada do website em pdf)
 
 Distribuições de Software
                                AUDIENCE 
                                  RV (distribuição 
                                  restrita adaptada 
                                  a visualização 
                                  audiovisual 3D em 
                                  Realidade Virtual, 
                                  baseado em patches 
                                  sobre a plataforma 
                                  PD e externals executáveis). 
                                  Distribuição 
                                  em desenvolvimento 
                                  contínuo, orientada 
                                  à integração 
                                  com aplicativos de 
                                  navegação, 
                                  utiliza Ambisonics 
                                  como codec espacial.OPEN 
                                  AUDIENCE v.1.0 
                                  (distribuição 
                                  aberta em desenvolvimento, 
                                  baseada em patches 
                                  sobre a plataforma 
                                  PD e externals executáveis). 
                                  Distribuição 
                                  em desenvolvimento 
                                  colaborativo, aberta. 
                                  Projeto 
                                  incubado na Incubadora 
                                  FAPESP.
 Ambas as distribuições 
                                objetivam desenvolvimentos 
                                de novas funcionalidades 
                                como: distribuição 
                                das tarefas de auralização 
                                entre computadores ou 
                                instâncias distintas, 
                                distribuições 
                                do AUDIENCE software 
                                de fácil instalação, 
                                fácil criação 
                                e edição 
                                de patches assistida, 
                                módulos para 
                                chamada stand-alone 
                                ou em linha de comando, 
                                auralização 
                                individual bi-aural 
                                e com wave-field 
                                synthesis, etc. Todas as distribuições 
                                possuem blocos capazes 
                                de simular ambientes 
                                acústicos ("acoustic 
                                simulators"), de 
                                codificar o campo sonoro 
                                no espaço ("spatial 
                                encoders"), de 
                                decodificar e de gerar 
                                canais individuais de 
                                saída para cada 
                                caixa acústica 
                                utilizada na configuração 
                                escolhida (spatial decoders). 
                                As construções 
                                são baseadas 
                                na plataforma de programação 
                                visual PD (Pure 
                                Data).     |