Produção Científica e Tecnológica
Literatura
-
AUDIENCE FAQ (em
construção)
- Artigos Publicados:
- FARIA, R. R. A.
“Auralização
em ambientes audiovisuais
imersivos".
Tese de Doutorado.
Engenharia Sistemas
Eletrônicos,
Escola Politécnica
da USP. São
Paulo, 2005.
- FARIA, R. R. A.;
ZUFFO, J. A. “An
auralization engine
adapting a 3 image
source acoustic model
to an Ambisonics coder
for immersive virtual
reality”. In:
AES 28th International
Conference (The Future
of Audio Technology
– Surround and
Beyond), 2006, Pitea,
Sweden. Proceedings.
2006. p. 157-166.
- THOMAZ, L. F.; FARIA,
R. R. A.; ZUFFO, M.
K.; ZUFFO, J. A. “Orchestra
spatialization using
the AUDIENCE engine.
In: ICMC 2006 (International
Computer Music Conference),
2006, New Orleans.
Proceedings. 2006.
- FARIA, R. R. A.
et al. “Improving
spatial perception
through sound field
simulation in VR”.
In: VECIMS 2005 -
IEEE Conference on
Virtual Environments,
Human-Computer Interfaces
and Measurement Systems,
2005, Giardini Naxos,
Italy. Proceedings.
2005. p.103-108.
- THOMAZ, L. F.; FARIA,
R. R. A.; ZUFFO, M.
K.; ZUFFO, J. A. “Experimentações
de espacialização
orquestral sobre a
arquitetura AUDIENCE”.
In: 4th AES Brazil
Conference/10th AES
Brazil National Convention,
São Paulo,
2006. Proceedings.
2006. p.72-77.
- FARIA, R. R. A.
et al. “AUDIENCE
- Audio Immersion
Experiences in the
CAVERNA Digital”.
In: SBCM 2005 - The
10th Brazilian Symposium
on Computer Music
(Current Frameworks
for Music Information
Representation), 2005,
Belo Horizonte. Proceedings.
2005. p.106-117.
- White paper: “AUDIENCE – Novas fronteiras para a produção e consumo de Áudio Imersivo” (versão aumentada do website em pdf)
Distribuições de Software
- AUDIENCE
RV (distribuição
restrita adaptada
a visualização
audiovisual 3D em
Realidade Virtual,
baseado em patches
sobre a plataforma
PD e externals executáveis).
Distribuição
em desenvolvimento
contínuo, orientada
à integração
com aplicativos de
navegação,
utiliza Ambisonics
como codec espacial.
- OPEN
AUDIENCE v.1.0
(distribuição
aberta em desenvolvimento,
baseada em patches
sobre a plataforma
PD e externals executáveis).
Distribuição
em desenvolvimento
colaborativo, aberta.
Projeto
incubado na Incubadora
FAPESP.
Ambas as distribuições
objetivam desenvolvimentos
de novas funcionalidades
como: distribuição
das tarefas de auralização
entre computadores ou
instâncias distintas,
distribuições
do AUDIENCE software
de fácil instalação,
fácil criação
e edição
de patches assistida,
módulos para
chamada stand-alone
ou em linha de comando,
auralização
individual bi-aural
e com wave-field
synthesis, etc.
Todas as distribuições
possuem blocos capazes
de simular ambientes
acústicos ("acoustic
simulators"), de
codificar o campo sonoro
no espaço ("spatial
encoders"), de
decodificar e de gerar
canais individuais de
saída para cada
caixa acústica
utilizada na configuração
escolhida (spatial decoders).
As construções
são baseadas
na plataforma de programação
visual PD (Pure
Data).
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