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Introdução
O Projeto AUDIENCE

Sonorizando com o AUDIENCE

 

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Literatura

- AUDIENCE FAQ (em construção)

- Artigos Publicados:

  • FARIA, R. R. A. “Auralização em ambientes audiovisuais imersivos". Tese de Doutorado. Engenharia Sistemas Eletrônicos, Escola Politécnica da USP. São Paulo, 2005.
  • FARIA, R. R. A.; ZUFFO, J. A. “An auralization engine adapting a 3 image source acoustic model to an Ambisonics coder for immersive virtual reality”. In: AES 28th International Conference (The Future of Audio Technology – Surround and Beyond), 2006, Pitea, Sweden. Proceedings. 2006. p. 157-166.
  • THOMAZ, L. F.; FARIA, R. R. A.; ZUFFO, M. K.; ZUFFO, J. A. “Orchestra spatialization using the AUDIENCE engine. In: ICMC 2006 (International Computer Music Conference), 2006, New Orleans. Proceedings. 2006.
  • FARIA, R. R. A. et al. “Improving spatial perception through sound field simulation in VR”. In: VECIMS 2005 - IEEE Conference on Virtual Environments, Human-Computer Interfaces and Measurement Systems, 2005, Giardini Naxos, Italy. Proceedings. 2005. p.103-108.
  • THOMAZ, L. F.; FARIA, R. R. A.; ZUFFO, M. K.; ZUFFO, J. A. “Experimentações de espacialização orquestral sobre a arquitetura AUDIENCE”. In: 4th AES Brazil Conference/10th AES Brazil National Convention, São Paulo, 2006. Proceedings. 2006. p.72-77.
  • FARIA, R. R. A. et al. “AUDIENCE - Audio Immersion Experiences in the CAVERNA Digital”. In: SBCM 2005 - The 10th Brazilian Symposium on Computer Music (Current Frameworks for Music Information Representation), 2005, Belo Horizonte. Proceedings. 2005. p.106-117.

- White paper: “AUDIENCE – Novas fronteiras para a produção e consumo de Áudio Imersivo” (versão aumentada do website em pdf)

Distribuições de Software

  • AUDIENCE RV (distribuição restrita adaptada a visualização audiovisual 3D em Realidade Virtual, baseado em patches sobre a plataforma PD e externals executáveis). Distribuição em desenvolvimento contínuo, orientada à integração com aplicativos de navegação, utiliza Ambisonics como codec espacial.
  • OPEN AUDIENCE v.1.0 (distribuição aberta em desenvolvimento, baseada em patches sobre a plataforma PD e externals executáveis). Distribuição em desenvolvimento colaborativo, aberta. Projeto incubado na Incubadora FAPESP.

Ambas as distribuições objetivam desenvolvimentos de novas funcionalidades como: distribuição das tarefas de auralização entre computadores ou instâncias distintas, distribuições do AUDIENCE software de fácil instalação, fácil criação e edição de patches assistida, módulos para chamada stand-alone ou em linha de comando, auralização individual bi-aural e com wave-field synthesis, etc.

Todas as distribuições possuem blocos capazes de simular ambientes acústicos ("acoustic simulators"), de codificar o campo sonoro no espaço ("spatial encoders"), de decodificar e de gerar canais individuais de saída para cada caixa acústica utilizada na configuração escolhida (spatial decoders). As construções são baseadas na plataforma de programação visual PD (Pure Data).

 

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