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O Projeto AUDIENCE

Sonorizando com o AUDIENCE

 

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Introdução

MP3, AAC, iPods, rádio e TV digital, Surround Sound, 5.1, 7.1, Ambisonics, estéreo, multicanal têm sido termos frequentes em nossos ouvidos e tecnologias próximas de nossas mãos.

Desde os memoriais tempos do Gramofone até os atuais iPods o áudio perpassa uma contínua e natural evolução em toda a sua cadeia de produção, de distribuição, e de apresentação final para a audição. As tecnologias eletrônicas e digitais são os tijolos básicos para a construção dos gravadores, dos processadores, dos sintetizadores, e dos reprodutores, e vemos que os novos projetos e as novas gerações de sistemas de som vêm a atender a demandas humanas, e não às limitações das ferramentas.

No domínio popular o formato estéreo ainda reina. Entretanto, o consumo de áudio multicanal, ainda uma cultura nova, é agora mais popular graças às benesses das tecnologias digitais. A revolução dos tocadores pessoais continua com os reprodutores de estado sólido (flash memory), sem peças mecânicas, como os iPods. O cinema, por exemplo, em duas décadas evoluiu mais na forma da apresentação do som do que do vídeo. Para onde estamos indo então?

Naturalmente no curso evolutivo das ciências musicais e sonoras as tendências atendem a uma demanda clara por uma apresentação do áudio mais realista, em alta resolução e em alta qualidade. Algumas tendências gerais podem ser apontadas:

· a participação ativa do ouvinte (usuário) não só no controle da reprodução, fazendo suas escolhas à hora que deseja, mas também no controle da cena sonora, como um produtor

· a capacidade de localização espacial dos sons individuais

· a capacidade de editar e recriar um som, segundo o próprio gosto

· a capacidade aumentada de escolha da programação, de enfatizar um outro instrumento, de escolher o idioma...

· a capacidade de alterar a peça, criando algo novo na reprodução

· a capacidade de imergir no meio de um campo sonoro, criando ou reproduzindo ambientes sonoros virtuais, sintetizando um mundo sônico

· a capacidade de equalizar não só graves e agudos ou bandas de frequências, mas equalizar a cena acústica, o espaço físico, e até corrigir a acústica local

· a capacidade de armazenar centenas de músicas em dispositivos móveis muito pequenos, de fácil acesso (até sem fio...)

· a capacidade de produzir volume sonoro com alto desempenho e baixo consumo

· a ilusão sonora aumentada...
 

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