Introdução
MP3, AAC, iPods, rádio e TV digital, Surround Sound, 5.1, 7.1, Ambisonics, estéreo, multicanal têm sido termos frequentes em nossos ouvidos e tecnologias próximas de nossas mãos.
Desde os memoriais tempos do Gramofone até os atuais iPods o áudio perpassa uma contínua e natural evolução em toda a sua cadeia de produção, de distribuição, e de apresentação final para a audição. As tecnologias eletrônicas e digitais são os tijolos básicos para a construção dos gravadores, dos processadores, dos sintetizadores, e dos reprodutores, e vemos que os novos projetos e as novas gerações de sistemas de som vêm a atender a demandas humanas, e não às limitações das ferramentas.
No domínio popular
o formato estéreo
ainda reina. Entretanto,
o consumo de áudio
multicanal, ainda uma
cultura nova, é
agora mais popular graças
às benesses das
tecnologias digitais.
A revolução
dos tocadores pessoais
continua com os reprodutores
de estado sólido
(flash memory),
sem peças mecânicas,
como os iPods. O cinema,
por exemplo, em duas
décadas evoluiu
mais na forma da apresentação
do som do que do vídeo.
Para onde estamos indo
então?
Naturalmente no curso evolutivo das ciências musicais e sonoras as tendências atendem a uma demanda clara por uma apresentação do áudio mais realista, em alta resolução e em alta qualidade. Algumas tendências gerais podem ser apontadas:
· a participação ativa do ouvinte (usuário) não só no controle da reprodução, fazendo suas escolhas à hora que deseja, mas também no controle da cena sonora, como um produtor
· a capacidade de localização espacial dos sons individuais
· a capacidade de editar e recriar um som, segundo o próprio gosto
· a capacidade aumentada de escolha da programação, de enfatizar um outro instrumento, de escolher o idioma...
· a capacidade de alterar a peça, criando algo novo na reprodução
· a capacidade de imergir no meio de um campo sonoro, criando ou reproduzindo ambientes sonoros virtuais, sintetizando um mundo sônico
· a capacidade de equalizar não só graves e agudos ou bandas de frequências, mas equalizar a cena acústica, o espaço físico, e até corrigir a acústica local
· a capacidade de armazenar centenas de músicas em dispositivos móveis muito pequenos, de fácil acesso (até sem fio...)
· a capacidade de produzir volume sonoro com alto desempenho e baixo consumo
· a ilusão sonora aumentada...
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