|  |  Tecnologia Musical – gestos musicais em 
                    timbres instrumentaisO projeto fundou o núcleo dentro do escopo de Análise/Síntese.
 Trata-se de um sistema para análise de gestos musicais 
                    em timbres instrumentais, empregando-se ferramentas de análise 
                    wavelet em multiresolução. A pesquisa tinha 
                    como foco a concepção de sistemas 
                    de síntese musical mais expressivos.
 
 O projeto começa em 1997 com a pesquisa e desenvolvimentos 
                    de browsers multimídia e serviços digitais interativos 
                    via redes de serviços digitais, tendo a NEC do Brasil 
                    como parceira.
 Em 1998 estabeleceu-se um ciclo de pesquisa e desenvolvimentos 
                    focados na família de padrões de codificação 
                    multimídia MPEG, trabalhando inicialmente com codecs 
                    MPEG-1 e MPEG-2 (sistemas para codificação e 
                    decodificação audiovisual em tempo real).
 
 Projetos orientados a pesquisa em computação 
                    e produção musical entre 1998 e 2002 foram hospedados 
                    junto ao núcleo, explorando técnicas, equipamentos 
                    e programas de síntese tão diversos como CSound, 
                    MAX/MSP, editores e sequenciadores (MIDI) convencionais, entre 
                    outros.
 
 Foram, então, integrados a uma infraestrutura computacional 
                    heterogênea (PCs, MACs, SGIs) e a uma plataforma de 
                    edição audivisual, com placas gráficas 
                    para computação gráfica/vídeo, 
                    interligada a uma plataforma Digital Betacam e VCRs analógicos.
 
 Para suporte à pesquisa e produção em 
                    áudio e música, o núcleo possui uma mesa 
                    Mackie de 24 canais (24-4-2), um DAT Tascam DA-30 mkII, um 
                    tape-deck duplo Tascam 202 mkIII, processadores de som/efeitos 
                    (Alesis Midiverb), monitores de referência RCF, amplificadores.
 ONCOPEDIATRIA.ORG – enlace multimídia
 O Núcleo de Engenharia de Mídias atuou 
                    no estabelecimento de um enlace multimídia para o projeto 
                    Oncopediatria.org.
 
 Desde 1999 o grupo vem introduzindo propostas inovadoras para 
                    o mercado de “consumer electronics” na concepção 
                    de arquiteturas inéditas para “set top boxes” 
                    digitais, e a prototipação e implementação 
                    de uma família evolutiva de plataformas de acesso multimídia, 
                    prevendo desde a recepção e exibição 
                    de TV convencional até a integração com 
                    redes digitais de dados e sistemas de exibição 
                    em alta resolução (convergência e inclusão 
                    digital).
 
 Desde 2002 o grupo vem se dedicando fortemente ao desenvolvimento 
                    de “set top boxes” orientados à convergência 
                    da televisão (analógica/digital) com serviços 
                    digitais interativos, com a capacidade para integrar aplicativos 
                    audiovisuais, programas interativos e acesso a redes de dados 
                    (como a Internet), contando com o suporte de tradicionais 
                    agências de fomento à pesquisa e desenvolvimento, 
                    bem como a parceria de indústrias e empresas do setor 
                    produtivo brasileiro e internacional.
 PESQUISA E DESENVOLVIMENTO DE APLICAÇÕES MULTIMÍDIA 
                    EM REDES DE SERVIÇOS DIGITAIS
 O projeto teve como foco a busca de soluções 
                    viáveis para implementação de futuros 
                    serviços de informação, educação 
                    e entretenimento em redes digitais bidirecionais.
 
 Os objetivos específicos incluíam a implantação 
                    de um estúdio distribuído baseado numa rede 
                    experimental de alta velocidade (SDH em 310Mbps) operada entre 
                    o LSI-EPUSP e a NDB/CPDIA e o desenvolvimento de aplicações 
                    multimídia interativas. A infraestrutura de comunicações 
                    implementada permitia a interligação do estúdio 
                    de produção no LSI a infraestrutura completa 
                    de head-end para TV a Cabo na NDB/CPDIA. Duas aplicações 
                    interativas foram desenvolvidas a partir deste projeto: um 
                    browser para Áudio sob Demanda (AoD) e um browser para 
                    Vídeo sob Demanda (VoD).
 
 Em 1999 realizaram-se experimentos de transmissão de 
                    vídeo digital MPEG-1 /2 e serviços interativos 
                    utilizando uma rede de alta velocidade (banda larga em 310Mbps), 
                    culminando em uma demonstração pública 
                    ao vivo (no programa Vitrine da TV Cultura) de serviços 
                    possíveis de se ofertar e acessar a partir de avançados 
                    “set top boxes”, os “home gateways” 
                    do futuro.
  POLIMIDIA – vídeo sob demanda
 POLIMÍDIA é um serviço de vídeo 
                    sob demanda (VoD) concebido para disponibilizar o acervo digitalizado 
                    das videotecas da Escola Politécnica.
 
 Concebido para rodar em PCs providos de equipamentos multimídia 
                    domésticos, conectados a uma rede de servidores de 
                    vídeo e dados, o serviço roda em browsers convencionais 
                    de Internet.
 
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  FAMÍLIA DE PLATAFORMAS MULTIMÍDIA DIGITAIS RECONFIGURÁVEIS
 Consciente da crescente obsolescência dos equipamentos 
                    multimídia devido ao rápido desenvolvimento 
                    de novas tecnologias de codificação multimídia 
                    em curtos ciclos de tempo, desde 2000 o Núcleo de Engenharia 
                    de Mídias tem uma orientação estratégica 
                    voltada para sistemas reconfiguráveis (hardware/software 
                    co-design).
 
 A linha de pesquisa se baseia na proposição 
                    de uma arquitetura reconfigurável para a construção 
                    de plataformas de acesso, processamento e exibição 
                    multimídia, com capacidade de reconfiguração 
                    e atualização automáticas.
 
 Uma família de plataformas, com complexidade crescente, 
                    está em desenvolvimento para fins de validação 
                    e disponibilização desta tecnologia.
 
 Em 2001 produziu-se o primeiro protótipo de uma plataforma 
                    multimídia reconfigurável, orientado para testes 
                    dos diversos módulos componentes de um sistema global. 
                    Em 2002 foi desenvolvida a segunda geração de 
                    plataformas multimídia, orientada à integração 
                    dos componentes básicos para processamento e exibição 
                    audiovisual, e permitindo avançar na validação 
                    da arquitetura reconfigurável proposta. Em 2003, a 
                    terceira geração de plataformas implementa diversas 
                    portas de entrada e saída, conecta-se a outros dispositivos 
                    microprocessados, e prevê saídas de áudio 
                    e vídeo (TV), além de suportar jogos e outros 
                    aplicativos interativos.
 Objetivos específicos do projeto incluem a construção 
                    de placas protótipos de um set-top box digital, microprocessado, 
                    com capacidade de conectividade a redes de TV e interfaceamento 
                    com diversos equipamentos audiovisuais (entre TV’s, 
                    videocassetes, aparelhos de som, computadores, redes telefônicas 
                    e sem-fio, etc.) e com capacidade de suportar os padrões 
                    de codificação/decodificação de 
                    mídia digital (como os padrões MPEG para áudio 
                    e vídeo).  DESENVOLVIMENTO DE PLATAFORMAS DE ACESSO A TV DIGITAL
 Com parceria industrial, o Projeto de Desenvolvimento de Plataformas 
                    de Acesso para TV Interativa de Baixo Custo. Em parceria industrial.
 
 Desde 1999 o grupo vem introduzindo propostas inovadoras para 
                    o mercado de “consumer electronics” na concepção 
                    de arquiteturas inéditas para “set top boxes” 
                    digitais, e a prototipação e implementação 
                    de uma família evolutiva de plataformas de acesso multimídia, 
                    prevendo desde a recepção e exibição 
                    de TV convencional até a integração com 
                    redes digitais de dados e sistemas de exibição 
                    em alta resolução (convergência e inclusão 
                    digital).
 
 Desde 2002 o grupo vem se dedicando fortemente ao desenvolvimento 
                    de “set top boxes” orientados à convergência 
                    da televisão (analógica/digital) com serviços 
                    digitais interativos, com a capacidade para integrar aplicativos 
                    audiovisuais, programas interativos e acesso a redes de dados 
                    (como a Internet), contando com o suporte de tradicionais 
                    agências de fomento à pesquisa e desenvolvimento, 
                    bem como a parceria de indústrias e empresas do setor 
                    produtivo brasileiro e internacional.
 ÁUDIO IMERSIVO PARA SISTEMAS DE REALIDADE VIRTUAL COMPLETOS
 Projeto de pesquisa e implementação de um sistema 
                    flexível e escalável para a reprodução 
                    de áudio tridimensional na Caverna Digital da EP-USP. 
                    Objetivos incluem desde a implementação de sistemas 
                    decodificadores para os tradicionais formatos surround (como 
                    5.1, 7.1, 10.2, DTS, Dolby Surround) até o desenvolvimento 
                    e disponibilização de formatos mais complexos 
                    para a geração e reprodução de 
                    áudio 3D, ainda restritos a ambientes de alta-fidelidade 
                    e ambientes de pesquisa, onde não somente a reverberância 
                    e envelopamento surround são importantes, mas principalmente 
                    a localização dos objetos sonoros distribuídos 
                    numa cena tridimensional, e a síntese do ambiente acústico.
 
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 MPEG Brasil
 O grupo MPEG Brasil foi fundado em 2003, com fins à 
                    representação da comunidade técnico-científica 
                    brasileira, academia e indústria, junto ao grupo MPEG/ABNT/ISO, 
                    visando à participação ativa nos desenvolvimentos 
                    e deliberações do MPEG. Além disso, o 
                    grupo objetiva a pesquisa, consultoria e desenvolvimentos 
                    em MPEG-1, MPEG-2, MPEG-4, MPEG-7 e MPEG-21.
 
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