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Tecnologia Musical – gestos musicais em
timbres instrumentais
O projeto fundou o núcleo dentro do escopo de Análise/Síntese.
Trata-se de um sistema para análise de gestos musicais
em timbres instrumentais, empregando-se ferramentas de análise
wavelet em multiresolução. A pesquisa tinha
como foco a concepção de sistemas
de síntese musical mais expressivos.
O projeto começa em 1997 com a pesquisa e desenvolvimentos
de browsers multimídia e serviços digitais interativos
via redes de serviços digitais, tendo a NEC do Brasil
como parceira.
Em 1998 estabeleceu-se um ciclo de pesquisa e desenvolvimentos
focados na família de padrões de codificação
multimídia MPEG, trabalhando inicialmente com codecs
MPEG-1 e MPEG-2 (sistemas para codificação e
decodificação audiovisual em tempo real).
Projetos orientados a pesquisa em computação
e produção musical entre 1998 e 2002 foram hospedados
junto ao núcleo, explorando técnicas, equipamentos
e programas de síntese tão diversos como CSound,
MAX/MSP, editores e sequenciadores (MIDI) convencionais, entre
outros.
Foram, então, integrados a uma infraestrutura computacional
heterogênea (PCs, MACs, SGIs) e a uma plataforma de
edição audivisual, com placas gráficas
para computação gráfica/vídeo,
interligada a uma plataforma Digital Betacam e VCRs analógicos.
Para suporte à pesquisa e produção em
áudio e música, o núcleo possui uma mesa
Mackie de 24 canais (24-4-2), um DAT Tascam DA-30 mkII, um
tape-deck duplo Tascam 202 mkIII, processadores de som/efeitos
(Alesis Midiverb), monitores de referência RCF, amplificadores.
ONCOPEDIATRIA.ORG – enlace multimídia
O Núcleo de Engenharia de Mídias atuou
no estabelecimento de um enlace multimídia para o projeto
Oncopediatria.org.
Desde 1999 o grupo vem introduzindo propostas inovadoras para
o mercado de “consumer electronics” na concepção
de arquiteturas inéditas para “set top boxes”
digitais, e a prototipação e implementação
de uma família evolutiva de plataformas de acesso multimídia,
prevendo desde a recepção e exibição
de TV convencional até a integração com
redes digitais de dados e sistemas de exibição
em alta resolução (convergência e inclusão
digital).
Desde 2002 o grupo vem se dedicando fortemente ao desenvolvimento
de “set top boxes” orientados à convergência
da televisão (analógica/digital) com serviços
digitais interativos, com a capacidade para integrar aplicativos
audiovisuais, programas interativos e acesso a redes de dados
(como a Internet), contando com o suporte de tradicionais
agências de fomento à pesquisa e desenvolvimento,
bem como a parceria de indústrias e empresas do setor
produtivo brasileiro e internacional.
PESQUISA E DESENVOLVIMENTO DE APLICAÇÕES MULTIMÍDIA
EM REDES DE SERVIÇOS DIGITAIS
O projeto teve como foco a busca de soluções
viáveis para implementação de futuros
serviços de informação, educação
e entretenimento em redes digitais bidirecionais.
Os objetivos específicos incluíam a implantação
de um estúdio distribuído baseado numa rede
experimental de alta velocidade (SDH em 310Mbps) operada entre
o LSI-EPUSP e a NDB/CPDIA e o desenvolvimento de aplicações
multimídia interativas. A infraestrutura de comunicações
implementada permitia a interligação do estúdio
de produção no LSI a infraestrutura completa
de head-end para TV a Cabo na NDB/CPDIA. Duas aplicações
interativas foram desenvolvidas a partir deste projeto: um
browser para Áudio sob Demanda (AoD) e um browser para
Vídeo sob Demanda (VoD).
Em 1999 realizaram-se experimentos de transmissão de
vídeo digital MPEG-1 /2 e serviços interativos
utilizando uma rede de alta velocidade (banda larga em 310Mbps),
culminando em uma demonstração pública
ao vivo (no programa Vitrine da TV Cultura) de serviços
possíveis de se ofertar e acessar a partir de avançados
“set top boxes”, os “home gateways”
do futuro.
POLIMIDIA – vídeo sob demanda
POLIMÍDIA é um serviço de vídeo
sob demanda (VoD) concebido para disponibilizar o acervo digitalizado
das videotecas da Escola Politécnica.
Concebido para rodar em PCs providos de equipamentos multimídia
domésticos, conectados a uma rede de servidores de
vídeo e dados, o serviço roda em browsers convencionais
de Internet.
Para saber mais sobre o projeto, clique
aqui.
FAMÍLIA DE PLATAFORMAS MULTIMÍDIA DIGITAIS RECONFIGURÁVEIS
Consciente da crescente obsolescência dos equipamentos
multimídia devido ao rápido desenvolvimento
de novas tecnologias de codificação multimídia
em curtos ciclos de tempo, desde 2000 o Núcleo de Engenharia
de Mídias tem uma orientação estratégica
voltada para sistemas reconfiguráveis (hardware/software
co-design).
A linha de pesquisa se baseia na proposição
de uma arquitetura reconfigurável para a construção
de plataformas de acesso, processamento e exibição
multimídia, com capacidade de reconfiguração
e atualização automáticas.
Uma família de plataformas, com complexidade crescente,
está em desenvolvimento para fins de validação
e disponibilização desta tecnologia.
Em 2001 produziu-se o primeiro protótipo de uma plataforma
multimídia reconfigurável, orientado para testes
dos diversos módulos componentes de um sistema global.
Em 2002 foi desenvolvida a segunda geração de
plataformas multimídia, orientada à integração
dos componentes básicos para processamento e exibição
audiovisual, e permitindo avançar na validação
da arquitetura reconfigurável proposta. Em 2003, a
terceira geração de plataformas implementa diversas
portas de entrada e saída, conecta-se a outros dispositivos
microprocessados, e prevê saídas de áudio
e vídeo (TV), além de suportar jogos e outros
aplicativos interativos.
Objetivos específicos do projeto incluem a construção
de placas protótipos de um set-top box digital, microprocessado,
com capacidade de conectividade a redes de TV e interfaceamento
com diversos equipamentos audiovisuais (entre TV’s,
videocassetes, aparelhos de som, computadores, redes telefônicas
e sem-fio, etc.) e com capacidade de suportar os padrões
de codificação/decodificação de
mídia digital (como os padrões MPEG para áudio
e vídeo).
DESENVOLVIMENTO DE PLATAFORMAS DE ACESSO A TV DIGITAL
Com parceria industrial, o Projeto de Desenvolvimento de Plataformas
de Acesso para TV Interativa de Baixo Custo. Em parceria industrial.
Desde 1999 o grupo vem introduzindo propostas inovadoras para
o mercado de “consumer electronics” na concepção
de arquiteturas inéditas para “set top boxes”
digitais, e a prototipação e implementação
de uma família evolutiva de plataformas de acesso multimídia,
prevendo desde a recepção e exibição
de TV convencional até a integração com
redes digitais de dados e sistemas de exibição
em alta resolução (convergência e inclusão
digital).
Desde 2002 o grupo vem se dedicando fortemente ao desenvolvimento
de “set top boxes” orientados à convergência
da televisão (analógica/digital) com serviços
digitais interativos, com a capacidade para integrar aplicativos
audiovisuais, programas interativos e acesso a redes de dados
(como a Internet), contando com o suporte de tradicionais
agências de fomento à pesquisa e desenvolvimento,
bem como a parceria de indústrias e empresas do setor
produtivo brasileiro e internacional.
ÁUDIO IMERSIVO PARA SISTEMAS DE REALIDADE VIRTUAL COMPLETOS
Projeto de pesquisa e implementação de um sistema
flexível e escalável para a reprodução
de áudio tridimensional na Caverna Digital da EP-USP.
Objetivos incluem desde a implementação de sistemas
decodificadores para os tradicionais formatos surround (como
5.1, 7.1, 10.2, DTS, Dolby Surround) até o desenvolvimento
e disponibilização de formatos mais complexos
para a geração e reprodução de
áudio 3D, ainda restritos a ambientes de alta-fidelidade
e ambientes de pesquisa, onde não somente a reverberância
e envelopamento surround são importantes, mas principalmente
a localização dos objetos sonoros distribuídos
numa cena tridimensional, e a síntese do ambiente acústico.
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MPEG Brasil
O grupo MPEG Brasil foi fundado em 2003, com fins à
representação da comunidade técnico-científica
brasileira, academia e indústria, junto ao grupo MPEG/ABNT/ISO,
visando à participação ativa nos desenvolvimentos
e deliberações do MPEG. Além disso, o
grupo objetiva a pesquisa, consultoria e desenvolvimentos
em MPEG-1, MPEG-2, MPEG-4, MPEG-7 e MPEG-21.
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