A CAVERNA Digital é uma infraestrutura do Núcleo de Realidade Virtual do LSI (Laboratório de Sistemas Integráveis), vinculado à Escola Politécnica da USP.
Desenvolvido por pesquisadores do LSI-EPUSP, esse sistema é conhecido nos Estados Unidos como Cave (Cave Automatic Virtual Environment) e na Europa como Cube.

A CAVERNA começou a ser construída em 2000, com financiamento da FINEP (Financiadora de Estudos e Projetos), e foi inaugurada em abril de 2001.
Muito além das projeções imersivas em 3 dimensões possibilitada pelas 5 telas de 3x3m que a formam, a CAVERNA Digital também pode receber interfaces que estimulem o som e o tato, como caixas de som estéreo e equipamentos de force feedback: por isso é um sistema de realidade virtual que possibilita alto envolvimento do usuário.

Embora possa parecer um “cinema 3D” como os de parques de diversão, a CAVERNA Digital representa muito mais para a pesquisa e o desenvolvimento de tecnologia de ponta do Brasil. Esse dispositivo, o único da América Latina, é usado para desenvolver facilidades nas interações homem-computador que logo estarão disponíveis a todos os brasileiros.
A plataforma de atividades acadêmicas de educação e pesquisa que gira em torno da CAVERNA Digital é interdisciplinar, como exigem as novas tendências tecnológicas.

Aplicações já desenvolvidas envolvem a Engenharia (Naval, Oceânica, Mecânica, Civil, Automobilística e Eletrônica), a Medicina (simulações cirúrgicas, estudos em anatomia), as ciências básicas (Astronomia, Astrofísica, Biologia e Química), a Arte (Artemídia), a Pedagogia (jogos interativos educativos), a Arquitetura (maquetes virtuais) e o entretenimento (roteiros imersivos e interativos e estudos em imagens de alta resolução).

As indústrias brasileiras de aeronáutica, automotiva e de óleo e gás já começam a se beneficiar dessa tecnologia. Isso porque os custos com a produção digital são muito inferiores aos protótipos reais e tem a versatilidade de alterações em qualquer fase do projeto.

Na área médica, treinamentos cirúrgicos já são realizados com a ajuda de uma interface haptic que simula um bisturi.

Além de muitas maquetes virtuais que envolvem o trabalho de modeladores, designers e programadores, a CAVERNA Digital também já abrigou instalações de artistas brasileiros.

Para gerar todos esses mundos virtuais, 24 computadores, os chamados aglomerados (clusters) trabalham em conjunto, produzindo um desempenho equivalente ao das supermáquinas gráficas utilizadas nas CAVES dos grandes centros de pesquisa do mundo. E com custos muito inferiores. O desenvolvimento dessa tecnologia é o resultado de anos de pesquisa da equipe dos pesquisadores do LSI, e já é disponibilizada ao mercado industrial brasileiro, trazendo o país para a vanguarda internacional da área.

Modelo Virtual da Caverna (550kb - é necessário ter o plugin VRML instalado)

Galeria de Imagens - fotos da Caverna Digital
  Laboratório de Sistemas IntegráveisEscola Politécnica