|
Sirius - Gerenciamento de sistemas de realidade
virtual baseado em aglomerados de computadores.
Sistemas de multi-projeção imersivos são
complexos ambientes que se tornam ainda mais sofisticados
com a utilização de aglomerados de computadores.
O propósito da solução Sirius foi fornecer
uma interface transparente para o gerenciamento de aplicativos
e dispositivos para a infra estrutura do Núcleo de
Realidade Virtual.
O Sirius é uma interface gráfica, implementada
em Java e considera um sistema de nós de aglomerados
heterogêneos. O Sirius pode controlar atualmente o sistema
de luz, vídeo, demonstrações, rastreamento,
áudio e câmeras robotizadas. Todas as operações
e problemas são registrados (em logs), para possíveis
depurações e controle de uso.
JINX - Produção
de ambientes virtuais em 3 dimensões
JINX é um navegador totalmente distribuído para
ambientes de realidade virtual com suporte especial para aglomerados
de computadores convencionais e sistemas de visualização
imersivos.
A proposta do sistema é proporcionar interação
rápida e fácil a ambientes de realidade virtual.
Atualmente este sistema suporta a leitura de arquivos X3D.
Existe uma grande possibilidade de formas de interação
e visualização. Todos os níveis de sincronização
por software são suportados pela JINX. - (Clique
aqui para saber mais)
The Cathedral Project – passeio virtual por
Sibenik
O projeto envolve um passeio virtual pela catedral de Sibenik.
A produção foi feita através da conversão
de um modelo da catedral de 3DMAX para ASE, que é então
carregado para a memória. Estruturas OpenGL são
utilizadas para renderização.
As renderizações são distrubuídas
entre os nós do aglomerado gráfico e direcionadas
para a CAVERNA Digital. A navegação atualmente
pode ser feita através de dispositivos sem fio de dentro
da CAVERNA, sem a necessidade de um segundo interator controlando
a navegação.
Asa
Delta – Passeio virtual pelo Rio de Janeiro
A partir de uma asa delta, o usuário pode fazer um
passeio virtual aéreo pela cidade do Rio de Janeiro,
visitando os pontos turísticos mais tradicionais. Para
completar a sensação de imersão –
proporcionada por um sistema de visualização
3D do tipo HMD (helmet-mounted display), o usuário
ainda conta com musica ambiente, além de sons dispostos
geograficamente como sobre o sambódromo e o Maracanã.
Atualmente o sistema está sendo importado para a CAVERNA
Digital.
(Clique
aqui para saber mais)
Glass - Library for distributed
computing
O objetivo da Glass é agilizar e facilitar o processo
de desenvolvimento de aplicações de RV baseadas
em aglomerados gráficos. Essa biblioteca foi desenvolvida
em C++ de tal forma que oferece abstração dos
dados e independência de outras bibliotecas. Deste modo,
os tipos comuns de dados e outros podem ser criados e manipulados;
além disto, as soluções já disponíveis
podem ser reutilizadas. A reutilização de outras
bibliotecas é uma opção dos desenvolvedores,
que podem, por exemplo, utilizar a biblioteca gráfica
OpenGL ou a OpenGL Performer para implementação
das aplicações. Um /binding/ para Java está
em desenvolvimento. (Clique aqui
para saber mais)
OP_ERA – Artemídia na CAVERNA Digital
OP_ERA é um ambiente imersivo-interativo criado por
Daniela Kutschat & Rejane Cantoni, onde o visitante e
o espaço ao seu redor foram concebidos como campos
integrados mutantes. Produzido pelo Núcleo de realidade
Virtual, o ambiente foi instalado na CAVERNA Digital.
OP_ERA compreende:
- a pesquisa e o desenvolvimento de modelos científicos
e artísticos de espaço;
- interfaces homem-computador (hardware e software) especialmente
desenhadas para ambientes imersivos-interativos nos quais
o agente humano e agente artificial (computador) estão
interconectados simbioticamente;
- formas alternativas de percepção e de cognição
espacial através da experimentação
multissensorial de modelos conceituais de espaço.
ÁUDIO IMERSIVO PARA SISTEMAS DE REALIDADE VIRTUAL COMPLETOS
Projeto de pesquisa e implementação de um sistema
flexível e escalável para a reprodução
de áudio tridimensional na Caverna Digital da EP-USP.
Objetivos incluem desde a implementação de sistemas
decodificadores para os tradicionais formatos surround (como
5.1, 7.1, 10.2, DTS, Dolby Surround) até o desenvolvimento
e disponibilização de formatos mais complexos
para a geração e reprodução de áudio
3D, ainda restritos a ambientes de alta-fidelidade e ambientes
de pesquisa, onde não somente a reverberância e
envelopamento surround são importantes, mas principalmente
a localização dos objetos sonoros distribuídos
numa cena tridimensional, e a síntese do ambiente acústico.
(Clique aqui para saber mais)
Click here to see the english
version.
Transmissão de Video Estereoscópico via
rede sem-fio
O protótipo construído na CAVERNA Digital permite
captura, transmissão e
recepção de video estereoscópico. Este
protótipo é composto por um capacete onde estão
acopladas duas câmeras. A captura de video é sincronizada.
Este video, por sua vez, é codificado e transmitido através
de tecnologia wifi 802.11 para outro PC conectado à rede.
O sistema é todo montado dentro de uma mochila, tornando-o
leve e portátil, além de permitir ao usuário
livre movimentação dentro da área de alcance
da rede wifi. (Clique
aqui para saber mais)
Entradas, Bandeiras e os Símbolos Paulistas em uma Visão Tridimensional das Obras Públicas de Victor Brecheret da Escultura a Arquitetura
A pesquisa apresenta-se como uma consolidação do patrimônio cultural paulista e brasileiro, proporcionando uma.contribuição pela manutenção de uma parte da identidade cultural paulista, através do estudo das obras de Brecheret na escultura e arquitetura. (Clique aqui para saber mais)
|