Sirius - Gerenciamento de sistemas de realidade virtual baseado em aglomerados de computadores.
Sistemas de multi-projeção imersivos são complexos ambientes que se tornam ainda mais sofisticados com a utilização de aglomerados de computadores.
O propósito da solução Sirius foi fornecer uma interface transparente para o gerenciamento de aplicativos e dispositivos para a infra estrutura do Núcleo de Realidade Virtual.
O Sirius é uma interface gráfica, implementada em Java e considera um sistema de nós de aglomerados heterogêneos. O Sirius pode controlar atualmente o sistema de luz, vídeo, demonstrações, rastreamento, áudio e câmeras robotizadas. Todas as operações e problemas são registrados (em logs), para possíveis depurações e controle de uso.

JINX - Produção de ambientes virtuais em 3 dimensões
JINX é um navegador totalmente distribuído para ambientes de realidade virtual com suporte especial para aglomerados de computadores convencionais e sistemas de visualização imersivos.
A proposta do sistema é proporcionar interação rápida e fácil a ambientes de realidade virtual.
Atualmente este sistema suporta a leitura de arquivos X3D. Existe uma grande possibilidade de formas de interação e visualização. Todos os níveis de sincronização por software são suportados pela JINX. - (Clique aqui para saber mais)

The Cathedral Project – passeio virtual por Sibenik
O projeto envolve um passeio virtual pela catedral de Sibenik. A produção foi feita através da conversão de um modelo da catedral de 3DMAX para ASE, que é então carregado para a memória. Estruturas OpenGL são utilizadas para renderização.
As renderizações são distrubuídas entre os nós do aglomerado gráfico e direcionadas para a CAVERNA Digital. A navegação atualmente pode ser feita através de dispositivos sem fio de dentro da CAVERNA, sem a necessidade de um segundo interator controlando a navegação.

Asa Delta – Passeio virtual pelo Rio de Janeiro
A partir de uma asa delta, o usuário pode fazer um passeio virtual aéreo pela cidade do Rio de Janeiro, visitando os pontos turísticos mais tradicionais. Para completar a sensação de imersão – proporcionada por um sistema de visualização 3D do tipo HMD (helmet-mounted display), o usuário ainda conta com musica ambiente, além de sons dispostos geograficamente como sobre o sambódromo e o Maracanã.
Atualmente o sistema está sendo importado para a CAVERNA Digital.
(Clique aqui para saber mais)

Glass - Library for distributed computing

O objetivo da Glass é agilizar e facilitar o processo de desenvolvimento de aplicações de RV baseadas em aglomerados gráficos. Essa biblioteca foi desenvolvida em C++ de tal forma que oferece abstração dos dados e independência de outras bibliotecas. Deste modo, os tipos comuns de dados e outros podem ser criados e manipulados; além disto, as soluções já disponíveis podem ser reutilizadas. A reutilização de outras bibliotecas é uma opção dos desenvolvedores, que podem, por exemplo, utilizar a biblioteca gráfica OpenGL ou a OpenGL Performer para implementação das aplicações. Um /binding/ para Java está em desenvolvimento. (Clique aqui para saber mais)

OP_ERA – Artemídia na CAVERNA Digital
OP_ERA é um ambiente imersivo-interativo criado por Daniela Kutschat & Rejane Cantoni, onde o visitante e o espaço ao seu redor foram concebidos como campos integrados mutantes. Produzido pelo Núcleo de realidade Virtual, o ambiente foi instalado na CAVERNA Digital.
OP_ERA compreende:

  1. a pesquisa e o desenvolvimento de modelos científicos e artísticos de espaço;
  2. interfaces homem-computador (hardware e software) especialmente desenhadas para ambientes imersivos-interativos nos quais o agente humano e agente artificial (computador) estão interconectados simbioticamente;
  3. formas alternativas de percepção e de cognição espacial através da experimentação multissensorial de modelos conceituais de espaço.


ÁUDIO IMERSIVO PARA SISTEMAS DE REALIDADE VIRTUAL COMPLETOS

Projeto de pesquisa e implementação de um sistema flexível e escalável para a reprodução de áudio tridimensional na Caverna Digital da EP-USP. Objetivos incluem desde a implementação de sistemas decodificadores para os tradicionais formatos surround (como 5.1, 7.1, 10.2, DTS, Dolby Surround) até o desenvolvimento e disponibilização de formatos mais complexos para a geração e reprodução de áudio 3D, ainda restritos a ambientes de alta-fidelidade e ambientes de pesquisa, onde não somente a reverberância e envelopamento surround são importantes, mas principalmente a localização dos objetos sonoros distribuídos numa cena tridimensional, e a síntese do ambiente acústico.

(Clique aqui para saber mais)
Click here to see the english version.


Transmissão de Video Estereoscópico via rede sem-fio
O protótipo construído na CAVERNA Digital permite captura, transmissão e
recepção de video estereoscópico. Este protótipo é composto por um capacete onde estão acopladas duas câmeras. A captura de video é sincronizada. Este video, por sua vez, é codificado e transmitido através de tecnologia wifi 802.11 para outro PC conectado à rede. O sistema é todo montado dentro de uma mochila, tornando-o leve e portátil, além de permitir ao usuário livre movimentação dentro da área de alcance da rede wifi. (Clique aqui para saber mais)


Entradas, Bandeiras e os Símbolos Paulistas em uma Visão Tridimensional das Obras Públicas de Victor Brecheret da Escultura a Arquitetura
A pesquisa apresenta-se como uma consolidação do patrimônio cultural paulista e brasileiro, proporcionando uma.contribuição pela manutenção de uma parte da identidade cultural paulista, através do estudo das obras de Brecheret na escultura e arquitetura. (Clique aqui para saber mais)


  Laboratório de Sistemas IntegráveisEscola Politécnica