versão portuguesa english version











Introdução
O Projeto AUDIENCE

Sonorizando com o AUDIENCE

 

Produção Científica e Tecnológica

Chamadas de Trabalho e Oportunidades

Equipe, Colaboradores, Apoio, Parceiros Projetos e Grupos Associados

Contatos

Sonorizando com o AUDIENCE

Para recriar ou projetar um campo sonoro no espaço, utilizamos um conjunto de caixas acústicas dispostas ao redor do espaço que se deseja sonorizar (área de audição). As caixas podem ser posicionadas utilizando-se várias configurações geométricas possíveis, preferivelmente em geometrias regulares, como cúbicas, ou anéis.

O sistema requer o software AUDIENCE rodando num computador com uma ou mais placas de áudio multicanal (com no mínimo 4 canais de saída) e cabeamento para distribuição do áudio até cada caixa acústica. Cada alto-falante corresponde a um canal de áudio processado no sistema. Também é possível utilizar mais de um computador, de forma a dividir a carga de processamento e distribuir as placas de som.

O software AUDIENCE é uma máquina de auralização completa. Ele permite a integração com a aplicação audiovisual através de troca de mensagens via canais TCP/IP, havendo também a possibilidade de passar/atualizar parâmetros através de funções chamadas a partir do código da aplicação. O software permite editar o espaço sonoro, a ambiência, o grau de imersão desejado, formato de codificação espacial, e a configuração de saída das caixas de som.

As figuras abaixo mostram uma cena auditiva constando de uma sala com um ouvinte e 3 instrumentos acústicos tocando ao seu redor, e o "patch" construído sobre o AUDIENCE PD para produzir e sonorizar esta cena.

Cena acústica com 3 instrumentos: uma bateria, uma guitarra e um baixo elétrico

O sistema pode ser adaptado ou escalado para sonorizar vários ambientes, como cinemas, auditórios, espaços de exposições, museus audiovisuais, shows, produzindo campos sonoros coerentes para uma audiência de várias pessoas, bem como também pode ser adaptado para atender a fones de ouvido individuais. O sistema também pode ser escalado para permitir a manipulação de várias fontes sonoras e pode gerenciar sua posição no espaço e forma de audição de cada uma delas independente.

Experimentos adicionais realizados sobre a plataforma PD têm sido feitos para criar ambientes interativos para a auralização de diversas fontes simultaneamente, utilizando uma interface gráfica intuitiva, integrada ao patch de blocos funcionais, e com acesso em tempo real, como na figura abaixo:

Patch feito no Pure Data para Auralização de 3 fontes sonoras

Serviços de sonorização baseados no sistema AUDIENCE já estão disponíveis atualmente. A plataforma de auralização está sendo incorporada como solução para sonorização em RV imersiva em alguns projetos coligados.

Em linhas gerais, um projeto de sonorização com o AUDIENCE inicia-se com a especificação dos requisitos do espaço e das aplicações, que permitirá a especificação do número de equipamentos necessários (hardware). Após a aquisição e instalação dos mesmos, o software principal e acessórios são instalados e gera-se um patch aplicativo do AUDIENCE específico para a finalidade (ex: um patch específico para as cenas auditivas que serão auralizadas). Uma fase final de calibração e integração com outros componentes da aplicação final conclui o processo.

Para ter o AUDIENCE sonorizando sua aplicação ou espaço entre em contato conosco para uma avaliação de viabilidade e um projeto para sonorização específico às suas necessidades.

 

Projeto sonorizados com o AUDIENCE

O AUDIENCE é a máquina de auralização e sonorização sendo utilizada na Caverna Digital da Escola Politécnica da USP.

Um sistema octofônico fixo instalado ao redor da Caverna permite a geração de campos sonoros 3D permitindo uma experiência de imersão completa (8 alto-falantes, em configuração cubo, posicionados nos vértices da Caverna). Além dessa configuração fixa, outras são possíveis de se montar sob demanda, através de suportes reposicionáveis. A figura abaixo ilustra um posicionamento reconfigurável, utilizando-se pedestais.

"Posicionamento flexível de alto-falante nos cantos da CAVE e sistema de
distribuição de áudio"

"Posicionamento reconfigurável de alto-falantes em frente à CAVE"

Pedestais de madeira reposícionáveis e com altura variável permitem alterar a geometria, a posição, número e o arranjo de alto-falantes, para uma maior flexibilidade para explorar outras configurações de alto-falantes. Todo o sistema é blindado, cabeado com cabos e conexões especialmente adaptados pela Cabos Golden e sonorizado com caixas acústicas de alta fidelidade Lando. O sistema de amplicação utiliza amplificadores multicanais Sankya. Um novo amplificador de 8 canais está sendo desenvolvido em parceria com a Sankya para sonorização da Caverna Digital.

A máquina de auralização, núcleo do sistema AUDIENCE, está sendo integrada a um novo navegador de realidade virtual em desenvolvimento na Caverna Digital. Ambos os sistemas (visualização e auralização) utilizam máquinas gráficas e plataformas de DSP de áudio abertas e livres. A figura abaixo mostra uma cena audiovisual que está sendo modelada em projeto corrente. Este mundo virtual terá diversas fontes sonoras presentes e será auralizado com o AUDIENCE.

Cena do Largo da Sé, reconstituição audiovisual de sítios históricos do centro de São Paulo

 

Anterior Índice Próximo

 

 
  Laboratório de Sistemas IntegráveisEscola Politécnica