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Introdução
O Projeto AUDIENCE

Sonorizando com o AUDIENCE

 

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O Projeto AUDIENCE

O Projeto AUDIENCE iniciou-se em 2003 tendo como objetivo a pesquisa de sistemas de áudio envolvente (imersivo ou surround) flexíveis e escaláveis para aplicações em realidade virtual completa, isto é, aplicações onde o som e a imagem são complementares e atuando em conjunto produzem uma experiência de imersão no mundo virtual.

Para tanto, foi concebida uma arquitetura para a cadeia de áudio que envolve desde a produção, a distribuição até a apresentação final (reprodução), de forma a atender os requisitos para gerar o áudio espacial de uma cena virtual.

Faria (2005) propôs uma arquitetura modular para auralização, orientada a camadas funcionais. Nesta, identificam-se 4 grandes grupos de funções e processos a serem executados na cadeia de produção e reprodução de áudio espacial:

  • a produção da cena, contemplando a composição da cena auditiva pela descrição do ambiente, das fontes sonoras e demais objetos com suas respectivas propriedades, posições e parâmetros audiovisuais
  • a simulação (ou renderização) da cena acústica, contemplando as funções e técnicas responsáveis por calcular a propagação acústica dos sons em cena, e obter uma representação auditiva do som num dado ponto de audição
  • a codificação sonora espacial da cena, contemplando a geração da mídia de transporte que contenha a descrição temporal e espacial dos sons em cena
  • a decodificação e reprodução da cena auditiva (sonorização multicanal), responsável pela decodificação do áudio espacial e pela geração dos sons que vão alimentar cada canal (cada alto-falante) utilizado na configuração ou modo de reprodução escolhido pelo usuário (ex: estéreo, quadrafônico, biaural, anel com 8 alto-falantes, modo 5.1, etc.).

A cadeia de principais funções para auralização utilizada no sistema AUDIENCE

Cada grupo funcional é devidamente implementado numa "camada funcional" no sistema AUDIENCE, conforme mostra a figura abaixo:

Arquitetura de camadas funcionais do AUDIENCE, mostrando possíveis sinais entre camadas e modos de saída de áudio

Esta abordagem apresenta diversas vantagens do ponto de vista de implementação, por desacoplar de maneira sistemática os principais processo da cadeia, permitindo que sejam realizados por módulos independentes (em software e/ou em hardware). Uma consequência de sua adoção está na necessidade de se especificar (ou padronizar) os conjuntos de sinais, parâmetros e mensagens válidos que devem trafegar de uma camada a outra, de forma a compatibilizar a saída de uma camada com a entrada de outra.

Uma vez definido qual conjunto de sinais representativos serão adotados, os desenvolvedores de soluções poderão se especializar ou focalizarem seus esforços no desenvolvimento de componentes para cada camada funcional independentemente, estimulando a diversificação de soluções para cada camada. O usuário ou projetista de um sistema de auralização final poderá então adotar as soluções que desejar em cada camada, selecionando componentes de diferentes desenvolvedores, e ampliando as possibilidade de síntese de um sistema que combine as técnicas que ele/ela deseja utilizar.

Baseado nesta arquitetura, este projeto tem como objetivo principal o desenvolvimento de um sistema modular e escalável integrado de software e hardware para produção, distribuição e reprodução de áudio multicanal e espacial. A disponibilização de uma família de distribuições em software de máquinas de auralização é prevista, incorporando progressivamente melhorias na usabilidade, integrabilidade e funcionalidades avançadas. Paralelamente, iniciativas para a concepção de novos produtos com parcerias industriais estão em andamento.

 

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  Laboratório de Sistemas IntegráveisEscola Politécnica