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Introdução
O Projeto AUDIENCE

Sonorizando com o AUDIENCE

 

Produção Científica e Tecnológica

Chamadas de Trabalho e Oportunidades

Equipe, Colaboradores, Apoio, Parceiros Projetos e Grupos Associados

Contatos

Fases do Projeto

fase I : Infra-estrutura para Auralização em RV (Ago/2004 a Mar/2005) :
[ Concluída ]

  • infra-estrutura básica (aquisição do servidor de áudio e placas multicanais; instalação de alto-falantes, amplificadores e cabeamento geral; montagem de estruturas de suporte para caixas; aquisição de microfones e fones de ouvido)
  • instalações de hardware e software básicos (instalação do servidor de áudio, rack de equipamentos, placas e rotas de áudio; instalação de software básico, drivers, bibliotecas e software para reprodução multicanal; testes)
  • instalação de software para desenvolvimento (plataformas para DSP; compiladores de alto nível; software para edição, sequenciamento, controle e roteamento de áudio digital; plataforma de desenvolvimento de patches, setups multicanais e programação musical visual; codecs e plugins; bibliotecas e software de suporte ao gerenciamento e comunicação inter-nós; bibliotecas e software para síntese e acústica; aplicativos gerais; testes)
  • setup acústico parcial (integrações de sw e hw; testes preliminares; medições acústicas preliminares; montagem de patches e calibração preliminar do sistema)
  • tratamento acústico (aquisição/instalação de equipamento adicional para condicionamento acústico; adaptações; projeto de mecanismos para controle ativo e equalização da área de audição da Caverna Digital) (concluído parcialmente)

fase II : Auralizando com Campos Sonoros Ambisonics (Ago/2004 a Jul/2005) :
[ Concluída ]

  • pesquisa e desenvolvimento de um sistema de codificação e decodificação Ambisonics de 1ª ordem
  • concepção de aplicativos navegadores e interfaces de usuário integradas às ferramentas de RV da Caverna Digital
  • projeto de integração de componentes de software para comunicação inter-processos e inter-nós (passagem de comandos, streaming, controle, sincronização)
  • desenvolvimento e/ou integração de módulos para descrição, simulação e renderização da cena acústica (modelador/simulador acústico)
  • aplicações específicas (modelamento de ambientes acústicos virtuais em aplicações específicas)
  • projeto e primeira implementação de um pacote computacional "AUDIENCE " para produção, processamento e projeção de áudio espacial (2D/3D) em 4 camadas.

Caverna Digital e matriz cúbica de alto-falantes para projeção sonora

fase III: Altos Níveis de Imersão Sonora (Abr/2005 a Dez/2006)
[ Concluída ]

  • projeto e desenvolvimento de uma versão do sistema para altos níveis de imersão sonora, explorando métodos de codificação e decodificação para Ambisonics de Ordens Elevadas (HOA – High Order Ambisonics) e pesquisa prospectiva para sistemas baseados em síntese de frentes de onda (WFS) (parceria com outras instituições)
  • desenvolvimento e distribuição do pacote computacional para áudio espacial "AUDIENCE" totalmente escrito em PD (*)
  • desenvolvimento de matrizes de alto-falantes e sistemas de reprodução multicanal (parceria com empresas da área)
  • projeto preliminar de sistema para auralização interativa voltada para o uso de WFS, com vistas a aplicações avançadas em realidade virtual e “home theaters” (prospecção de parcerias)
  • adaptação e aprimoramento de modelos acústicos para níveis de imersão sonora superiores (foco em upgrades em simuladores acústicos)
  • desenvolvimento e/ou adaptações de placas multicanais, circuitaria e software para acionamento das matrizes densas de alto-falantes (**)
  • aplicações específicas (requisitos de alto acoplamento com visualização e alto grau de realismo) (***)

(*) uma versão para desenvolvimento colaborativo aberto à comunidade foi lançada no projeto OpenAudience na Incubadora FAPESP.
(**) um amplificador multicanal com 8 saídas conectorizadas em P10 (profissional) está sendo desenvolvido em colaboração com a empresa SANKYA.
(***) uma máquina de auralização está sendo construída para sonorizar cenas de São Paulo antiga, para navegação 3D em realidade virtual (projeto da CAVERNA Digital)

Concepção preliminar de matrizes de alto-falantes para Wave Field Synthesis

fase IV : Auralizadores de Baixo Custo e Sistemas Comerciais (Maio/2006 a Maio/2007)
[ Concluída ]

  • prevê atividades em paralelo com a fase III e a consolidação dos principais componentes tecnológicos (bibliotecas de software) desenvolvidos na fase anterior
  • incorporação ao sistema de codecs de áudio comerciais (parceria com empresas)
  • integração de soluções transcodificadoras e decodificadoras para “surround” comercial (parcerias com empresas)
  • pesquisa de mecanismos para sincronização e controle de placas de som de baixo custo para aplicações de geração de campos sonoros
  • proposição e prototipação de sistemas auralizadores multicanais de baixo custo
  • desenvolvimento de versões abertas do sistema de software (OpenAudience)

 

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