Background
Natural
de Belo Horizonte,
Minas
Gerais.
Engenheiro
Eletrônico pela UFMG (1990).
Mestre
em Engenharia Eletrônica pela Escola
Politécnica da USP (1997).
Doutor
em Engenharia Eletrônica/Sistemas Eletrônicos na Escola Politécnica
da USP (2005).
Músico
Instrumentista (flautista). Estudou teoria musical básica com o
maestro Rogério Moreira Campos, da Universidade Federal de Viçosa
(UFV) e Flauta Transversal com Karen Louis
Currie de Carvalho (Viçosa, MG).
Posição
Pesquisador
associado ao LSI, Laboratório
de Sistemas Integráveis EP-USP, e gerente do Núcleo de Engenharia
de Mídias desde 1997, onde trabalha com projetos de P&D em tecnologias
multímidia, áudio 3D, sistemas e tecnologias MPEG, e TV digital.
O grupo do Núcleo
de Engenharia de Mídias vem pesquisando e desenvolvendo terminais
eletrônicos microprocessados (set-top boxes) para acesso a redes
de comunicação para TV digital terrestre (TVD) e CATV desde
1998, bem como protótipos de serviços multimídia interativa
(hardware/software), tendo inovado no desenvolvimento de protótipos
de serviços multimídia em banda larga no país sobre
redes de alta velocidade (protótipos para Internet2 de aplicativos
para áudio e vídeo
sob demanda).
Atualmente
atua nos projetos de Terminais de Acesso para o projeto SBTVD e coordena
projetos de desenvolvimentos de CODECS de áudio AAC (Advanced Audio
Coding) voltados para o mercado de TVD e Tecnologias para áudio
espacial (2D/3D surround).
Áreas de Interesse
Engenharia
de áudio, tecnologias musicais, áudio espacial (2D/3D), sistemas
e tecnologias de codificação MPEG, arquiteturas avançadas
para sistemas multimídia, mídias interativas, produção
musical e processamento de sinais multimídia.
Participação
em Eventos
Tem
participado ativamente de diversos encontros nacionais e internacionais,
como AES, SIGGRAPH, SIBGRAPI, SBC (SBCM),
SET, ICAD, SPIE e iGRID. Em 1998 palestrou no encontro científico
Advanced Study Institute on Signal Processing for Multimedia patrocinado
pela OTAN na Itália. Em 2001 foi palestrante convidado no Artspages
International Conference em Oslo, Noruega. Em 2002 palestrou sobre
tecnologias para TV digital no congresso da Soc. Brasileira de Engenharia
de Televisão - SET (Forum SETBusiness.
“ISDB-T Tutorial”). Em 2003 palestrou sobre qualidade de áudio
em codificadores perceptuais na VII
Convenção Nacional AES Brasil (“Qualidade em CODECs Perceptuais”)
e apresentou um tuturial sobre codificação multimídia
com padrões abertos no SET
2003 (“Codificação Multimídia – Tecnologias e
Projetos”. Rio de Janeiro/2003). Em 2005 apresentou trabalhos no
SET 2005 e SMCT (Seminário
em Música, Ciência e Tecnologia) sobre o desenvolvimento de
CODECS MPEG-4 AAC e arquiteturas para produção de áudio
espacial. Membro do comitê técnico do Congresso AES Brasil
em 2003, 2004 e 2005. Membro do Conselho do NUCOM (grupo de interesse em
Computação Musical da SBC).
Mestrado
Com
relação à computação e produção
musical, tem interesse em representação e modelamento de
expressividade e naturalidade interpretativa. Seu trabalho de mestrado
explorou o uso de wavelets na análise de gestos musicais em timbres
de instrumentos acústicos tradicionais. Passagens musicais (frases)
expressivas de flauta e violino foram analisadas com esta técnica
a fim de se estudar a capacidade de extração de padrões
representativos de expressividade e naturalidade, qualidades embutidas
nas interpretações humanas. Resumo
do trabalho de MSc.
Doutorado
Seu
trabalho de doutorado está focado no estudo de tecnologias para
áudio espacial (3D), tendências e aplicações,
com especial deferência à implementação de soluções
para áudio 3D em realidade virtual imersiva e à proposição
de arquiteturas integradoras e abertas para a produção, transmissão
e consumo de áudio espacial. Resumo do trabalho
de PhD. O projeto AUDIENCE
(LSI/2004/2005) objetiva a implantação de sistemas para áudio
2D e 3D na Caverna
Digital da EPUSP e o desenvolvimento de sistemas experimentais para
áudio imersivo/envolvente, utilizando técnicas como Ambisonics
e Wave Field Synthesis (protótipos inovativos em novas tecnologias
para codificação e reprodução de áudio
3D).
Associações
É
membro fundador e conselheiro do NUCOM (Núcleo de Computação
e Música da Sociedade Brasileira de Computação: grupo
de interesse em computação musical da SBC),
e membro da Audio Engineering Society (AES).