"Auralization in Immersive Audiovisual Environments " (PHD Thesis, 2005)
RESUMO
Nos
últimos anos os avanços em áudio multicanal e sistemas
envolventes despertaram um grande interesse pelas técnicas para
a auralização de campos sonoros espaciais, capazes de recriar
ambientações acústicas com grande realismo, envolvendo
o ouvinte completamente.
Um
estudo sobre as tecnologias e soluções para áudio
espacial mostrou que a construção de auralizadores envolve
quatro blocos funcionais fundamentais. Mas, embora existam muitas técnicas
e ferramentas disponíveis, não há uma arquitetura
integradora para produção de áudio espacial que permita
ao desenvolvedor selecionar as técnicas que deseja e montar uma
solução com um grau de refinamento arbitrário que
atenda a seus requisitos.
Apresenta-se
uma arquitetura modular aberta em quatro camadas para produção
de áudio espacial em ambientes audiovisuais imersivos. Como estudo
de caso, aborda-se a implementação de um auralizador Ambisonics
para a CAVERNA Digital.
Verifica-se
que a auralização pode fornecer a correta perspectiva acústica
do ambiente virtual necessária para uma percepção
mais realista do espaço, e que a abordagem aberta para se implementar
sistemas de áudio 2D/3D apresenta vantagens.
Os
resultados da implementação são apresentados e discutidos.
Como conclusões, identificam-se desafios na implementação
e os trabalhos futuros.
ABSTRACT
Recent
advances in multichannel audio and surround systems have contributed to
an increasing interest for spatial sound field auralization, capable of
delivering acoustic ambience with great realism, and surrounding listener
completely.
A
study on technologies and solutions for spatial sound has shown that building
auralizators involve four major functional blocks, but, although there
are many techniques and tools available, there is not an integration architecture
for spatial audio production which permits developers to select their favorite
techniques, and build a solution with an arbitrary refinement level, as
wished.
It
is presented a four level modular open architecture for spatial audio production
in immersive audiovisual environments. As a case study, an Ambisonics auralizator
is implemented for the CAVERNA Digital CAVE.
It
is verified that auralization can deliver the correct acoustical perspective
for the virtual environment necessary for a more realistic perception of
space, and that an open approach presents advantages in 2D/3D audio systems
design.
Implementation
results are presented and discussed. As conclusions, challenges and future
works are presented.