Computação Musical

Música computacional, ou alternativamente, computação musical, consiste numa extensa área multidisciplinar envolvendo as tecnologias eletrônicas e computação voltadas para aplicações em música, e traz consigo um vasto campo de pesquisas que desagua, sem parar, significativas contribuições no campo da Música como também no campo da Computação e engenharia de sistemas.

A tecnologia eletrônica do século passado provocou uma verdadeira revolução nas formas como as produções sonoras são concebidas, transformando e enriquecendo todas as fases de uma produção musical, desde a composição, orquestração, modelamento de timbres, síntese e harmonização, até a gravação, edição, tratamento e processamento do som e reprodução.

Com exceções às sociedades isoladas, não há hoje quem não se sirva de um sistema sofisticado de síntese ou um aparelho de reprodução sonora, ou quem não tenha ouvido produções musicais que utilizaram equipamentos eletrônicos para serem criadas e colocadas ao alcance de virtualmente qualquer pessoa no planeta.

Eventos

O grupo de interesse em computação musical da SBC realiza anualmente o Simpósio de Computação Musical no Brasil, frequentemente realizado em paralelo com o Congresso da Sociedade Brasileira de Computação ou outros simpósios. Veja abaixo links para algumas instâncias deste evento:

II Brazilian Symposium on Computer Music, (Canela, RS, Agosto/1995).  Cobriu trabalhos e aplicações em técnicas/sistemas para composição, técnicas para síntese, processamento de áudio, etc. Brilhantes também foram os concertos de música eletroacústica, alguns deles adentrando a noite, contando com peças de compositores argentinos, brasileiros, americanos e europeus.

III Encontro Brasileiro de Computação e Música (Recife, PE, Agosto/1996).

IV Brazilian Symposium on Computer Music (Brasilia, 1997).

X Brazilian Symposium on Computer Music (Belo Horizonte, 2005)
 

Desde 2003, juntamente com a Convenção Nacional da AES Brasil (Audio Engineering Society, Seção Brasil), ocorre o Congresso da AES Brasil, com apresentação de trabalhos inéditos em tecnologia musical e áudio.
 

Antigas referências

A página "O Caminho do Silício" foi originalmente introduzida por Bob Willey na década de 1990 para trazer informações sobre atividades acadêmicas e núcleos de pesquisas na área de computação musical em vários países (pesquisas, produção musical, educação, publicações, arquivos, instituições, bibliotecas e empregos).


RRAF Home Page