O objetivo desta rede e'encorajar uma maior colaboração em pesquisas, estimular a produção musical e educação. E' um projeto de Bob Willey (bobw@carla.ucsd.edu), pesquisador associado ao CRCA.
O nome dado à rede vem de "El Camino Real" (O Caminho Real), uma estrada costeira construída na Califórnia entre 1769-1823. Ela percorre 970 Km, de San Diego a Sonoma, conectando 21 missões, 4 fortes e 3 "pueblos" ao seu redor.
Por favor, enviem informações sobre atividades em música eletroacústica na América Latina, de forma que possamos ser mais completos.
A Universidade do Texas está operando um Centro de Informações em Rede na América Latina.
Os projetos de pesquisa de Stanford estão resumidos nas suas respectivas "web pages".
A Antologia Sonora da "Computer Music Journal" inclue nas suas 20 seleções mais de 60 minutos de composições e exemplos sonoros de compositores como Clarence Barlow, Ludger Bruemmer, Paul Lansky, D.Gareth Loy, Mari Kimura, Jean-Claude Risset, Neil B. Rolnick, Denis Smalley, Rick Taube, James Tenney, Barry Truax, Tamas Ungvary, e Amnon Wolman, e pesquisadores da estirpe de James Beauchamp, Perry Cook, Lippold Haken, Andrew Horner, Peter Langston, Xavier Serra e Julius Smith.
A "Lista de Datas Limites em Artes" é uma lista de competições, concursos, chamadas para entradas/artigos, premios, bolsas, "fellowships", empregos, "interships", etc, em artes ou áreas correlatas. Mantida por Pete Bastien.
Robert Thompson está organizando um Concerto de Música Eletroacústica de Compositoras no Agnes Scott College, Atlanta, Georgia (EUA). A data limite para submissões é 20/maio.
Um arquivo de composições MIDI para piano e sintetizador(es) está disponível no CRCA.
O propósito do grupo NetJam, de Berkeley, é estimular a colaboração musical entre pessoas em todo o mundo, através do envio organizado de arquivos MIDI e outros arquivos (como amostras sonoras e Patchers para MAX). Os membros, estilos, equipamentos, composições e documentação pertinente são organizados da mesma forma. Plataformas computacionais UNIX, Macintosh, IBM-PC, Amiga e Atari-ST são suportadas, e meios para notação impressa e reprodução das músicas compostas são disponibilizados. NetJam esta' disponível via anonymous ftp de xcf.Berkeley.EDU (128.32.138.1), no diretório /misc/netjam.
Uma sessão midi jam está a caminho na BBC, na Inglaterra. Você pode obter uma cópia do arquivo MIDI (que e' atualizado semanalmente).
Servio Marin (smarin@nunic.nu.edu) está organizando um novo festival de música nova em San Diego.
ISEA 95 Montreal é uma organização que está apresentando o maior encontro da comunidade internacional das artes de mídia até então realizado (vídeo, arte computadorizada interativa, realidade virtual, eletroacústica, etc...) em Montreal, Canadá, de 17 a 24 de setembro de 95.
Music-Cal é um novo Calendário de Eventos Musicais. Envie seu próprio evento, ou examine a lista de outros.
A música de Chris Penrose pode ser acessada no CRCA.
Robert Willey descreve alguns de seus processos para improvisação algorítmica.
Uma lista de escolas oferecendo cursos em som e computação musical foi feita por Clark Streeter (streeter@nersc.gov). Uma anonymous ftp. O arquivo inclue informação sobre DSP (Processamento Digital de Sinais) e um Kit Musical.
CRCA tem alguns itens disponíveis via ftp, incluindo o programa baseado em Hypercard de Bob Willey, chamada "Introdução à Música Eletrônica". Este programa permite ao usuário meios de comparar a forma de onda e o espectro de sons básicos.
Robert Willey criou uma coleção de patches Max no CRCA e planeja desenvolver um material de estudo "online".
Brent Hugh coletou algumas referências para programas educacionais , a maior parte IBM e para ensino de piano.
O Catálogo de Algoritmos para Composição de Amsterdam é um banco de dados organizado por Alcedo Coenen (alcedo@mars.let.uva.nl) para compositores e programadores envolvidos em composição algorítmica. O projeto ACCA terá início em 15 de dezembro com um seminário na Universidade de Amsterdam.
Os "Recursos Musicais na Internet", de Robert Willey, é um levantamento de alguns programas populares para usar a Internet, e exemplos do que se possa achar relacionado com música. O artigo está no WWW e contém links para outros servidores.
O Centro de Pesquisa em Música Computacional e Composição (Center for Computer Music Research and Composition) na Univ. Califórnia Santa Bárbara iniciou um tutorial multimídia sobre educação de música computacional.
MuSIG é um Grupo de Interesse Especial para música: MIDI, hardware, software, educação, composiçao, performance, e programação.
O estúdio de computação musical TIMARA, em Oberlin College, oferece workshops em computação musical.
A página de Paul Lansky na Universidade de Princeton é um modelo para o professor do futuro.
OS
Arquivos do Computer Music Journal estão conectados à principal publicação para a comunidade acadêmica de computação e música. Exemplos de sons estão contidos nos arquivos de som.
Há vários forums de discussão eletrônicos locados na USENET news.
A edição de verão de 1994 do Computer Music Journal (vol. 18, no. 2) contém a lista de Stephen Pope dos recursos eletrônicos para computação musical. Consulte esta lista para vários outros recursos adicionais.
A biblioteca de software da Associação Internacional de Computação e Música (ICMA) é mantida em benefício da comunidade de computação e música. Está disponível via anonymous ftp de Dartmouth.EDU, e é mantida por Robert Newcomb (Robert.S.Newcomb@Dartmouth.EDU).
A rede de rádio Pacífica é uma importante disseminadora de cultura contemporânea. Carl Stone (cstone@netcom.com) tem estado em contato com ela por muitos anos, e coletou algumas " playlists" destes programas.
DIFFUSION i MeDIA está distribuindo música eletroacústica a partir de Montreal, Canadá.
Centro de Pesquisa em Computação e Artes (antigo Centro para Música Experimental), Universidade da Califórnia, San Diego. Sede do Laboratório de Pesquisa Computacional em Áudio (Computer Audio Research Lab.) e do sítio de desenvolvimento do cmusic e do software CARL. Atualmente dirigido pelo artista visual Harold Cohen.
Centro de Pesquisa Computacional em Música e Acústica (CCRMA), na Universidade de Stanford, que mantém um ftp server.
Instituto IRCAM, em Paris, que mantém um arquivo. Eles também têm uma interface Mosaic. "Ostinato", uma publicação informativa do Centro de Documentação de Música Contemporânea, reúne, entre outras coisas, listas detalhadas de concertos e festivais na França (e alguns no exterior), informações para compositores e intérpretes, etc.
O Grupo de Som do CERL, na Universidade de Illinois em Urbana/Champaign, mantém um servidor www.
A biblioteca da Universidade de Indiana mantém uma extensa lista de recursos musicais na Internet.
Bruce Pennycook é o investigador principal por trás da Biblioteca Musical do Futuro, da Universidade McGill. Eles estão trabalhando num novo estúdio de áudio que suportará arquivos MIDI em geral. A versão Mac do novo Multi-Player deverá ser liberada em mais ou menos um mês. A versão para PC e a versão X em 2 meses depois. Eles esperam ligar Texto, MAPS (partituras), MIDI, AUdio, QTime com pontos de segmentos comuns.
A Associação Internacional de Computação Musical (ICMA) tem um servidor documentando a ICMC 95 Conference no Centro Banff para Artes.
O Centro para Música Nova e Tecnologia de Áudio (CNMAT-Center for New Music and Audio Technology), na Universidade da Califórnia, Berkeley, possui um servidor Gopher acessável pela rede. Para acessar informações abra um cliente Gopher para a máquina cnmat.cnmat.berkeley.edu, número de porta 70.
O Centro para Estudos em Tecnologia Musical (Center for Studies in Music Technology - CSMT) é uma instituição associada à Universidade Escola de Música de Yale, e o departamento de música da Universidade de Yale. Sua função é explorar o uso de tecnologias de informção e computação, como ferramentas de pesquisa e meio de composição.
Um fronte de informação www sobre o csound esta' disponível na Universidade Leeds. Há um manual "online".
Ruggero Andrea Ruschioni (roger@lsi.usp.br) informa a existência de um "web site" no Laboratório de Sistemas Integráveis (Laboratory of Integrated Systems), da Universidade de São Paulo. O laboratório possui um "ftp site" com arquivos binários para SGI e os principais pacotes para síntese. A idéia é prover um servidor para a Américas do Sul, mais rápido do que conectar-se aos EUA, e brevemente estará em funcionamento uma rede de fibras ópticas para conectar-se ao exterior.
A Politécnica de Rensslaer oferece recursos de mídia eletrônica no estado da arte devotados à arte nas pistas rápidas.
A Biblioteca Básica em Computação Musical, do periódico Computer Music Journal, apareceu no outono de 1993 (CMJ 17:3, Fall 1993) e está também disponível no MIT Press.
Uma bibliografia dos fontes de FAQ (Frequently Asked Questions, questões frequentemente perguntadas) está disponível em livros relacionados à computação e música.
Craig Latta compilou uma lista de Questões Frequentemente Perguntadas sobre Música Eletrônica.
Bob McQueer preparou um MUSENET MIDI Primer para informações básicas sobre especificações MIDI.
Jason Vantomme (vantomme@ILS.NWU.EDU) preparou uma bibliografia sobre Pesquisa em Acompanhamento de Partituras.
A biblioteca de Música da Universidade da Califórnia, San Diego (UCSD) mantém um fronte com informações sobre a Universidade e outras bibliotecas de música. Seu índice provê ponteiros para muitos outros servidores. Eles mantém uma lista da Universidade da Califórnia/Stanford de bibliotecas de música.
A Crônica de Educação Superior (Chronicle of Higher Education) possui um acesso WEB para suas listas de oportunidades. Brent Hugh coletou as que estão relacionadas com tecnologia musical.
Demora um pouco para pegar a imagem grande, mas se você a deseja, aqui está uma atualizada vista das Américas por satélite.
crca-www.ucsd.edu/bobw/camino.html | crca | bobw@carla.ucsd.edu (last modified: 10/julho/95)