Introdução
A área de multi-agentes
tem despertado um grande interesse por oferecer possibilidades de resolução
de problemas considerados muito grandes e complexos para que sejam abordados
por um único agente centralizado, tanto devido a limitações
de recursos quanto pelo enorme risco presente em se adotar uma abordagem
centralizada que pode falhar em momentos críticos ou comprometer
o desempenho do sistema como um todo.
O Domínio de Futebol de Robôs e a Copa Mundial de Robôs
Um domínio emergente
interessante e particularmente apropriado para estudar ambientes de multi-agentes
com capacidade de colaboração é o Futebol de Robôs.
O Futebol de Robôs tem sido adotado internacionalmente como um problema
padrão, uma vez que possibilita a avaliação de várias
teorias, algoritmos, arquiteturas de agentes e desempenhos. O Futebol de
Robôs é dinâmico e imprevisível resultando num
domínio bastante complexo e amplo que requer o uso de sistemas com
alto grau de autonomia atuando em tempo real. O Futebol de Robôs
tem sido comparado com outros domínios complexos, conforme podemos
verificar na Tabela 1, logo abaixo. Com o Xadrez perto de atingir seu objetivo
(vencer qualquer humano, inclusive o campeão Garry Kasparov com
o Deep Blue) a comunidade de Inteligência Artificial procura um novo
desafio. A Tabela 1 mostra uma comparação clássica
entre as características dos dois domínios. Em todos os aspectos
mencionados o Futebol de Robôs se apresenta como um domínio
de maior desafio que o Xadrez.
Domínio
|
Xadrez
|
Futebol de Robôs
|
Ambiente
|
Estático
|
Dinâmico
|
Mudança de estado
|
Jogadas alternadas
|
Tempo real
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Informações sobre o mundo
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Completa
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Incompleta
|
Sensor de leitura
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Simbólicos
|
Não simbólicos
|
Controle
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Central
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Distribuído
|
Tabela 1 Comparação entre o Xadrez e o Futebol
de Robôs
Com o objetivo de promover
a pesquisa em Robótica e Inteligência Artificial foi criada
a RoboCup (Robot World Cup):
uma competição internacional de Futebol de Robôs que
tem a participação de várias universidades e fornece
aos pesquisadores a oportunidade de demonstrar seus resultados através
de um problema padrão. Atualmente as atividades da RoboCup tem sido
de: conferências técnicas, campeonato mundial, competições
de programas, programas educacionais e desenvolvimento de infra-estrutura
sendo que o campeonato envolve várias modalidades (ligas) de futebol,
entre elas: liga do simulador, liga de small robots com cinco jogadores
por time, liga completa de small robots com onze jogadores, liga
de middle size robots liga Sony Legged (patrocinada pela
Sony
Corp.) e liga humanóide (a partir de 2002).
Objetivos deste projeto
Um dos objetivos desse projeto
é o de capacitar o aluno na análise de agentes inteligentes
capazes de realizar comportamento colaborativo e individual em uma missão
adversarial. Para isso, o aluno deverá conhecer as técnicas
de Inteligência Artificial que vem sendo empregadas na implementação
de tais comportamentos pelos times participantes da RoboCup.
Selecionou-se um tipo de
jogada colaborativa específica a ser investigada pelo aluno: o passe/recepção
de bola. Através do estudo de publicações científicas
dos times que obtiveram sucesso na RoboCup, espera-se que o aluno
seja capaz de avaliar quais são algumas das melhores soluções
apresentadas para esse problema específico. Com base nas soluções
analisados, o aluno deverá construir o seu próprio time de
agentes/jogadores com capacidade de realizar o passe/recepção.
Por se tratar de um projeto
de iniciação científica, não utizaremos o simulador
oficial da RoboCup mas um simulador que vem sendo utilizado para
fins educativos e pesquisa, o Soccerbots,
um simulador baseado na liga de small robots da RoboCup,
desenvolvido pelo Grupo de Sistemas Inteligentes e Robótica do Georgia
Tech. Esse simulador pertence ao pacote TeamBots:
um sistema em Java voltado para pesquisa em agentes robóticos móveis
e disponível na Internet.
Justificativa e relevância da área de pesquisa
Existem diversos tópicos
específicos de pesquisa oferecidos por este domínio e que
corroboram a importância e relevância da área, incluindo,
entre outros:
-
a integração entre percepção, raciocínio
e ação num time de múltiplos agentes robóticos;
-
definição de um conjunto de comportamentos reativos e cognitivos
robustos para cada agente, isto é, cada agente deve
ser capaz de realizar tanto ações individuais (por exemplo,
chute de bola) quanto colaborativas (por exemplo, passe de bola);
-
percepção em tempo real, robusta e confiável, incluindo
rastreamento de múltiplos objetos em movimento. O agente/jogador
deve ser capaz de identificar a posição e movimento dos parceiros,
adversários e da bola. Em particular, a percepção
no simulador se dá através da interação periódica
entre o programa do agente e o ambiente do jogo.
-
obter sucesso em ambiente adversarial, ou seja, na presença de um
time de agentes oponentes.
A partir dessas pesquisas pode-se
obter avanços em outras áreas com a possibilidade de transferência
de tecnologia, por exemplo, o estudo sobre técnicas de colaboração
entre agentes pode ser utilizado para resolver problemas ligados a logística,
problemas em ambientes hostis e complexos onde um time de agentes deve
ser enviado para que garanta que a tarefa seja realizada (exploração
do ambiente, por exemplo, ou ainda, a tarefa de gerenciamento de uma rede
de telecomunicação) ainda que um dos agentes falhe, o que
requer que o restante do time se organize para suprir a deficiência
do time.
Um outro aspecto relevante
desta proposta é por se tratar de um assunto relacionado ao projeto
em que a orientadora tem participação: MAPPEL (Multi-Agent
Collaborative and Adversarial Perception, Planning, Execution and Learning),
CNPq/NSF (PROTEM, 1999 a 2001) envolvendo a UNICAMP,
USP (POLI
e IME) e CMU(Carnegie
Mellow University), coordenado pela Prof. Anna Helena Reali Costa.
O objetivo principal do projeto é o de investigar várias
técnicas de Inteligência Artificial e Sistemas de Multi Agentes
(MAS) aplicadas ao domínio de Futebol de Robôs.
A liga do simulador tem
sido a mais popular. Por permitir a investigação de aspectos
complexos de multi-agentes e aprendizagem, pesquisadores não interessados
em construir robôs de verdade têm se dedicado a essa modalidade.
Portanto, pode-se encontrar muitas publicações relacionadas
ao simulador que descrevem aspectos de pesquisa na área de interesse
desse projeto, ou seja, a colaboração entre agentes (o mesmo
não acontece para a liga de small robots onde a preocupação
maior ainda tem sido aspectos de hardware e visão computacional).