O simulador Soccerbots


Figura 1 Simulador SoccerBots

        O Soccerbots simula a dinâmica e as dimensões de um jogo de Futebol de Robôs, segundo o regulamento da RoboCup para a liga de small robots com cinco jogadores. Ele fornece um campo virtual bidimensional e simula todos os movimentos da bola e dos jogadores. Os movimentos dos agentes/jogadores é controlado pelo programa feito pelo usuário que pode ser introduzido no simulador, sendo um programa para cada jogador. Neste trabalho, pretende-se avaliar e desenvolver programas para os agentes/jogadores que rodam no Soccerbots.
        Na tabela 2 estão descritas as regras da RoboCup para a liga de small robots adaptadas ao simulador Soccerbots. É importante notar que a proximidade entre o simulador e a liga de small robots possibilitará o reuso dos resultados da pesquisa na modalidade de robôs reais.
 
Time formado por cinco robôs (cinco programas de agentes).
Robôs possue tamanho proporcional ao campo, forma circular com rotação de até 360 graus e velocidade máxima 0,3 m/s.
Bola equivale a uma bola de golf laranja com velocidade máxima 0,5 m/s quando chutada e de colisões perfeitamente elásticas.
Chute resultado do choque entre o jogador e a bola.
Cores não importa para simulação.
Jogo  uma vez que o jogo comece, ele é executado para sempre. Isto logo será mudado para estar de acordo com as regras da RoboCup: dez minutos para cada tempo.
Paredes uma parede é colocada ao redor de todo o campo, exceto nos gols. Robôs podem deslizar junto às paredes.
Zona de defesa só um robô pode defender nesta área do gol..
Uniformes os robôs estão identificados por um padrão, que tem o aspecto de uma pizza cortada em quatro e colorida por duas cores. No Soccerbots as cores não importam.
Comunicação não há nenhuma facilidade presente, para comunicação entre robôs, mas isto pode ser feito.
Goleiros não tem nenhum meio de pegar a bola, ele simplesmente a rebate.
Saída de bola a posição dos jogadores deve ser conforme a figura acima.
Faltas e Cobranças  há um tempo limite para o chute, caso ultrapasse é considerado como bola presa e faz com que o simulador imponha uma cobrança de falta: a bola deve voltar para o meio de campo.

Tabela 2 Regras do jogo da liga de small robots adaptadas ao simulador SoccerBots