Apresentação

Background
Natural de Belo Horizonte, Minas Gerais.
Engenheiro Eletrônico pela UFMG (1990).
Mestre em Engenharia Eletrônica pela Escola Politécnica da USP (1997).
Doutor em Engenharia Eletrônica/Sistemas Eletrônicos na Escola Politécnica da USP (2005).
Músico Instrumentista (flautista). Estudou teoria musical básica com o maestro Rogério Moreira Campos, da Universidade Federal de Viçosa (UFV) e Flauta Transversal com Karen Louis Currie de Carvalho (Viçosa, MG).

Posição
Pesquisador associado ao LSI, Laboratório de Sistemas Integráveis EP-USP, e gerente do Núcleo de Engenharia de Mídias desde 1997, onde trabalha com projetos de P&D em tecnologias multímidia, áudio 3D, sistemas e tecnologias MPEG, e TV digital. O grupo do Núcleo de Engenharia de Mídias vem pesquisando e desenvolvendo terminais eletrônicos microprocessados (set-top boxes) para acesso a redes de comunicação para TV digital terrestre (TVD) e CATV desde 1998, bem como protótipos de serviços multimídia interativa (hardware/software), tendo inovado no desenvolvimento de protótipos de serviços multimídia em banda larga no país sobre redes de alta velocidade (protótipos para Internet2 de aplicativos para áudio e vídeo sob demanda).
Atualmente atua nos projetos de Terminais de Acesso para o projeto SBTVD e coordena projetos de desenvolvimentos de CODECS de áudio AAC (Advanced Audio Coding) voltados para o mercado de TVD e Tecnologias para áudio espacial (2D/3D surround).

Áreas de Interesse
Engenharia de áudio, tecnologias musicais, áudio espacial (2D/3D), sistemas e tecnologias de codificação MPEG, arquiteturas avançadas para sistemas multimídia, mídias interativas, produção musical e processamento de sinais multimídia.

Participação em Eventos
Tem participado ativamente de diversos encontros nacionais e internacionais, como AES, SIGGRAPH, SIBGRAPI, SBC (SBCM), SET, ICAD, SPIE e iGRID. Em 1998 palestrou no encontro científico Advanced Study Institute on Signal Processing for Multimedia patrocinado pela OTAN na Itália. Em 2001 foi palestrante convidado no Artspages International Conference em Oslo, Noruega.  Em 2002 palestrou sobre tecnologias para TV digital no congresso da Soc. Brasileira de Engenharia de Televisão - SET (Forum SETBusiness. “ISDB-T Tutorial”).  Em 2003 palestrou sobre qualidade de áudio em codificadores perceptuais na VII Convenção Nacional AES Brasil (“Qualidade em CODECs Perceptuais”) e  apresentou um tuturial sobre codificação multimídia com padrões abertos no SET 2003 (“Codificação Multimídia – Tecnologias e Projetos”.  Rio de Janeiro/2003). Em 2005 apresentou trabalhos no SET 2005 e SMCT (Seminário em Música, Ciência e Tecnologia) sobre o desenvolvimento de CODECS MPEG-4 AAC e arquiteturas para produção de áudio espacial. Membro do comitê técnico do Congresso AES Brasil em 2003, 2004 e 2005. Membro do Conselho do NUCOM (grupo de interesse em Computação Musical da SBC).

Mestrado
Com relação à computação e produção musical, tem interesse em representação e modelamento de expressividade e naturalidade interpretativa. Seu trabalho de mestrado explorou o uso de wavelets na análise de gestos musicais em timbres de instrumentos acústicos tradicionais. Passagens musicais (frases) expressivas de flauta e violino foram analisadas com esta técnica a fim de se estudar a capacidade de extração de padrões representativos de expressividade e naturalidade, qualidades  embutidas nas interpretações humanas. Resumo do trabalho de MSc.

Doutorado
Seu trabalho de doutorado está focado no estudo de tecnologias para áudio espacial (3D), tendências e aplicações, com especial deferência à implementação de soluções para áudio 3D em realidade virtual imersiva e à proposição de arquiteturas integradoras e abertas para a produção, transmissão e consumo de áudio espacial. Resumo do trabalho de PhD. O projeto AUDIENCE (LSI/2004/2005) objetiva a implantação de sistemas para áudio 2D e 3D na Caverna Digital da EPUSP e o desenvolvimento de sistemas experimentais para áudio imersivo/envolvente, utilizando técnicas como Ambisonics e Wave Field Synthesis (protótipos inovativos em novas tecnologias para codificação e reprodução de áudio 3D).

Associações
É membro fundador e conselheiro do NUCOM (Núcleo de Computação e Música da Sociedade Brasileira de Computação: grupo de interesse em computação musical da SBC), e membro da Audio Engineering Society (AES).


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