O funcionamento do sistema é o seguinte: o usuário escolhe uma imagem de uma lista, previamente incorporada ao site: estas imagens são denominadas imagens de teste. Trata-se das imagens que o médico escolhe e quer obter imagens semelhantes a esta escolhida para comparação.

Uma vez escolhida a imagem de teste, o site exibe automaticamente cinco imagens semelhantes (classificadas pela rede neural). Estas imagens semelhantes às imagens de teste estão armazenadas em um banco de dados do site e são denominadas imagens de treinamento, pois foram utilizadas para treinar a rede neural.


O processo computacional por trás deste procedimento executado pelo usuário e visto externamente no site inicia-se com o cálculo de uma constante denominada BMU (best-matching unit) para a imagem de teste, pois as imagens de treinamento já possuem seus BMUs. Esta constante representa a posição em um mapa SOM, assim, imagens com BMUs definidos estão alocadas em uma determinada posição do mapa, o que significa que imagens em uma mesma posição (ou seja, com mesmo BMU) são imagens semelhantes. Imagens com posições próximas, no mapa, também são semelhantes, de modo que quanto maior a proximidade entre imagens no mapa, maior a semelhança entre elas.

Após escolhida a imagem de teste, um algoritmo, implementado em JavaScript, recebe o vetor de características desta imagem (trata-se de um vetor numérico, extraído por transformada de wavelets, que encerra as características já mencionadas de cor, forma, textura, entre outras) e projeta este vetor na matriz do mapa SOM, de modo a obter a posição mais próxima, na qual esta imagem de teste será alocada, obtendo assim, um BMU para a mesma. Este procedimento está representado na figura abaixo:


Após a obtenção deste BMU para a imagem de teste, uma outra rotina, em JavaScript, é responsável por exibir na tela do visualizador, cinco imagens semelhantes, obtidas do banco de dados das imagens de treinamento. A escolha destas cinco imagens é baseada no BMU da imagem de teste. Primeiramente, tenta-se obter cinco imagens de treinamento com o mesmo BMU da imagem de teste. Se este BMU não contiver cinco ou mais imagens, procura-se nos BMUs mais próximos daquele da imagem de teste até completar as cinco imagens. Esta procura por proximidade dos BMUs é possível pois o algoritmo explicado no parágrafo anterior não só retorna o BMU mais próximo no qual a imagem de teste será alocado, como também retorna um vetor com todos os BMUs do mapa em ordem crescente de proximidade com a imagem de teste.

O acesso ao programa pode ser feito através do link: Sistema de recomendação para imagens. Para um melhor funcionamento, utilize os navegadores IE e FF.

Voltar a página principal