Laboratório de Acústica Musical e Informática - LAMI
- ECA/USP

Apóia pesquisas acadêmicas na área de música e acústica que utilizam recursos tecnológicos e oferece estúdio para composição eletroacústica. Ministra disciplinas de graduação e pós-graduação em tecnologia musical.

Coordenador: Prof. Dr. Fernando Iazzetta





Grupo de Computação Musical do IME/USP

O Grupo de Computação Musical do Departamento da Computação da Universidade de São Paulo desenvolve pesquisa multidisciplinar envolvendo Ciência da Computação, Inteligência Artificial, Sistemas Distribuídos, Engenharia de Software e Otimização aplicados à Análise, Composição e Performance Musical. O grupo é composto por três professores pesquisadores e vários alunos de graduação e pós-graduação. Seus membros têm publicado artigos científicos e desenvolvido software para computação musical desde 1992.

No momento, estamos realizando pesquisas teóricas e práticas em Acústica Musical, Processamento Distribuído de Áudio e Agentes Móveis Musicais.


Membros:

Prof. Fabio Kon (coordenador)
Prof. Marcelo Queiroz
Prof. Flavio S. C. Silva
Leo Kazuhiro Ueda (bolsista FAPESP)
Luciana Maria Gregolin Dias (bolsista FAPESP)
Nelson Posse Lago (bolsista CAPES)


Projetos:





Centro de Documentação de Música Contemporânea
CDMC-Brasil/Unicamp

Rua Sérgio Buarque de Holanda, 421
Barão Geraldo, Campinas SP

end. postal:
Caixa Postal 6136
13083-970 Campinas SP

tel: (19) 3788-6533, 3788-6506
fax : (19) 3788-6533
e-mail: cdmusica@unicamp.br (coordenação)
e-mail: cdmc1@unicamp.br (administração)


Coordenador: José Augusto Mannis

Pesquisadores: Denise Garcia, Lenita Nogueira, José Augusto Mannis,
Gilmar Vicente, Maria Lucia Nery Dutra de Castro.

Pessoal Permanente: Luciene Maeno (Administradora),
Nilva Batista (Secretaria), Afranio Silva (Programador de suporte),
Marcos Pereira (Analista de deselvolvimento de sistemas)

Bolsista permanente: Evandro Sandrin
Estagiário permanente: Cristiano Melli

Estagiários ligados à projetos de pesquisa:Ananay Aguilar, Renato Fabbri, Lilia de Oliveira Costa, Karine Martimbianco, Denise Inacio, Paulo Vitor Bottas, Gilson Beck, Analia Chernawsky.





LSI - Laboratório de Sistemas Integráveis - EP-USP

       Núcleo de Engenharia de Mídias
       Caverna Digital
       Projeto Audience (Audio Immersion Experience by Computer Emulation)



O grupo de Meios Eletrônicos Interativos do LSI atua na área de computação musical e engenharia de sistemas para produção audiovisual desde 1993, contando com diversos projetos de pesquisa e desenvolvimento em análise/síntese, modelamento de expressividade musical, agentes musicais interativos, educação musical, e aplicações em realidade virtual, além de uma significativa produção audiovisual neste período (computação gráfica e sônica).

Atualmente o grupo centra-se na investigação e implementação de sistemas para espacialização sonora em ambientes de realidade virtual imersiva completa, projeto em andamento na Caverna Digital da EPUSP. Com forte orientação multidisciplinar, e em expansão, o grupo possui interesses em processamento de sinais multimídia, codificação perceptual (MPEG), sistemas multicanais, auralização 3D, sistemas para síntese (sintetizadores), aplicações em realidade virtual imersiva, e educação musical.


Equipe:

Prof. Dr. João Antônio Zuffo (coordenador geral/LSI)
MSc. Regis Rossi A. Faria (coordenação projetos P&D)
Eng. Leandro Ferrari Thomaz (mestrando)

Profa. Dra. Roseli de Deus Lopes (coordenação projetos em educação musical)
MSc. Irene Ficheman (gerente projetos edumusical)
Prof. Dr. Marcelo K. Zuffo (coordenação Grupo Meios Interativos)







Núcleo Interdisciplinar de Comunicação Sonora (NICS) – UNICAMP

Sob a coordenação do Prof. Dr. Jônatas Manzolli e Prof. Dr. Adolfo Maia Jr. tem desenvolvido pesquisa na área de Ciências Cognitivas e Inteligência Computacional. Como exemplo mencionamos a construção da sala interativa ADA: the intelligent space  e do sistema interativo Roboser em parceria com o Instituto de Neuroinformática da Universidade Politécnica Federal (ETHZ), Suíça. Neste caso, estuda-se o desenvolvimento de interfaces inteligentes para controle sonoro-visual, utilizando tecnologia derivada da neuroinformática. Esta parceria com o INI/ETHZ é o cerne de um conjunto de aplicações que visam ao entendimento e o desenvolvimento de novos paradigmas para sistemas interativos de composição musical. Através da simulação de sistemas distribuídos com comportamento adaptável, o projeto utiliza-se de robôs para explorar o meio-ambiente e produzir estruturas sonoras emergentes. Finalmente, o projeto do Estúdio Virtual, já iniciado no NICS, poderá servir como base para a construção do próximo sítio eletrônico do Instituto Virtual. Neste caso partir do conceito de Instrumento Musical Distribuído na Web, criam-se e estudam-se aplicativos na linguagem Java cujas características multi-plataforma e interativas, proporcionam portabilidade, funcionalidade e performance musical distribuída.


Pessoal:

Prof. Dr. Jônatas Manzolli (coordenador)
Prof. Dr. Adolfo Maia Jr. (coordenador associado)





PUTS: Studio PANaroma/UNESP

Teatro Sonoro, orquestra de alto-falantes do Studio PANaroma de Música Eletroacústica da Unesp, fundado e dirigido pelo Prof. Dr. Flo Menezes. Trata-se da primeira orquestra de alto-falantes brasileira, destinada à difusão multi-pistas, à projeção e à espacialização sonora de obras eletroacústicas realizadas em tempo real ou em tempo diferido, em sintonia com as iniciativas do gênero ocorridas fora do país desde a década de 1970 visando a um “teatro para os ouvidos” (e que remonta à definição de um teatro dell’udito de Orazio Vecchi, em cerca de 1570). Ao PUTS somam-se as próprias pesquisas em composição eletroacústica desenvolvidas no Studio PANaroma, com acento na síntese e tratamento sonoros em tempo real e em tempo diferido.


Diretor Artístico: Prof. Dr. Flo Menezes





Laboratório de Vibroacústica (LVA)
– UNICAMP

Departamento de Mecânica Computacional
Faculdade de Engenharia Mecânica - UNICAMP
O LVA atua nas áreas de análise vibroacústica teórica e experimental, controle ativo de ruído e vibração e qualidade sonora. O Laboratório tem projetos financiados pela Fapesp, CNPq e empresas.

Na área de acústica musical, a primeira iniciativa do LVA foi o estudo do violino, em colaboração com o luthier Rafael Sando, formado em física pela Unicamp e artesão luthier em Bragança Paulista, SP. 

Este estudo começou com uma análise modal experimental da tampa e fundo de um instrumento[1], bem como algumas experiências de excitação por re-alimentação acústica de modos do instrumento completo e dinâmica do movimento da corda excitada pelo arco. Este estudo gerou um primeiro trabalho publicado em anais de congresso[2]. A pesquisa teve continuidade através de estudo feito sobre a qualidade sonora de violinos envolvendo análise de sinais e conceitos de qualidade sonora. Este trabalho, feito em colaboração com o pós-doutorando Belisario Nina Huallpa, foi conduzido pelo próprio luthier gerou um trabalho publicado em anais de congresso[3] e um artigo em periódico[4]. Este trabalho também envolveu um projeto de iniciação científica[5].

A partir desta experiência, o LVA está em dando início a diversas pesquisa na área de acústica musical e estabelecendo colaborações internacionais nesta área. As principais linhas de trabalho são a acústica de instrumentos musicais, através da simulação física, análise experimental com técnicas ópticas e vibroacústicas, análise de qualidade sonora e síntese com ênfase em instrumentos tipicamente brasileiros, e o estudo da diretividade de fontes sonoras, com o estudo da diretividade de instrumentos musicais e o desevolvimento de fontes eletroacústicas de diretividade controlada, com multiplos monopólos acústicos ("arrays"). Um primeiro estudo foi feito em colaboração com o grupo de pesquisa em acústica musical do Laboratoire d’Acoustique da Université du Maine, Le Mans, França (LAUM), durante uma licença sabática, e consisitiu na medida da diretividade de uma harpa de concerto[6]. Este estudo deverá ser objeto de publicações em breve. Está em preparação um projeto de pesquisa em colaboração com os pesquisadores F. Gautier e J. Gilbert do LAUM e Vincent Doutaut do Institut Technologique Européen des Métiers de la Musique (ITEMM). Este grupo mantém estritas relações com o IRCAM e com o LAM (U. de Paris VI), ambos de Paris.


Membros:

Coordenador: Prof. Dr. Dr. José Roberto de França Arruda


Pesquisadores principais:

Prof. Dr. José Maria Campos dos Santos
Prof. Dr. Renato Pavanello
Dr. Pierre Lamary
Dr. Lazaro Valentim Donadon
Dr. Juan Camino
Dr. Nivaldo Campos
Dr. Belisário Nina Huallpa





CLM - Centro de Linguagem Musical

Laboratório de Linguagens Sonoras (LLS) - Comunicação e Semiótica - PUC/SP 

Integra pesquisadores das áreas de semiótica da música, música computacional, composição, estudos semióticos em musicoterapia e musicologia histórica, crítica e analítica.

Coordenação:

Prof. Dr. Silvio Ferraz e Prof. Dr. Fernando Iazzetta (compositores)





Instituto das Artes - IA/UNICAMP

Música

Coordenação: Prof. Dr. Silvio Ferraz