(**o texto em vermelho deve ser atualizado**)
Mostra GameArt
de Desenhos de Conceito
Além da apresentação de trabalhos acadêmicos
(artigos e posters) e do oferecimento de tutoriais, em sua
primeira edição o GameArt estará, através
da Mostra GameArt de Desenhos de Conceito, abrindo um espaço
especialmente dedicado a exposição de trabalhos
de artistas, designers e diretores de arte elaborados durante
uma importante fase do processo de desenvolvimento de um jogo
de computador: a criação dos conceitos do jogo
e sua expressão através de formas diversas de
representação visual tais como, desenhos, esboços,
pinturas, entre outras.
Os trabalhos pré-selecionados para a Mostra serão
exibidos no Website do evento, sendo que a seleção
final de trabalhos será também exposta em versão
impressa durante a realização do GameArt em
Curitiba.
O envio dos trabalhos para a Mostra GameArt deve ser feita
através deste site, que estará sendo constantemente
atualizado com as informações relacionadas ao
evento.
A Mostra estará recebendo trabalhos para as seguintes
categorias:
1) Desenhos de conceito de jogos finalizados
2) Desenhos de conceito de jogos em desenvolvimento ou idéias
Para participar, leia as instruções e envie
o formulário de inscrição.
Mas afinal, o que são Desenhos de Conceito?
Grandes jogos de computadores surgem a partir de grandes
idéias. Entretanto, ao longo do processo de desenvolvimento
de um jogo, para que as grandes idéias venham de fato
a transformar-se em grandes jogos é fundamental que
muitas etapas sejam cumpridas, desde a concepção
da idéia original, até sua materialização
em um produto jogável.
Um das primeiras e mais importantes fases do processo de desenvolvimento
de um jogo é sem dúvida a etapa chamada de conceituação,
quando as idéias são discutidas, compreendidas,
conceitos são gerados e a partir desse material a equipe
de designers, artistas e diretores de arte produzem material
visual e conceitual dos diversos elementos que comporão
o jogo (cenários, personagens, interfaces, etc). Tal
material, denominado de Desenhos de Conceito ou de Concepção
(em inglês Concept Art) é novamente discutido,
avaliado e refeito ao longo de reuniões sucessivas,
até que fique decidido qual partido visual e estético
será adotado para o jogo a ser desenvolvido.
Os artistas envolvidos na produção dos desenhos
de conceito utilizam técnicas diversas para expressar
visualmente suas idéias, que vão desde o uso
de papel e lápis, passando por técnicas de pintura
e ilustração, até a utilização
de softwares de desenho.
O nível de primor e elaboração técnica
e artística dos desenhos de conceito chegam em muitos
casos ao ponto de transforma-los em verdadeiras obras de arte.
Embora não necessariamente sejam produzidos apenas
na fase inicial do processo de desenvolvimento de um jogo,
os desenhos de conceito são a primeira forma de materialização
das idéias e simbolizam a presença do gênio
criador dos artistas, designers e diretores de arte dentro
de uma equipe de desenvolvimento. Daí a intenção
do GameArt, em sua também primeira edição,
de abrir um espaço para a exposição de
trabalhos dessa natureza.
Instruções e Inscrição:
Para que sua inscrição seja realizada sem
problemas, siga as instruções abaixo:
1) Deve ser preenchido um formulário para cada Desenho
de Conceito inscrito.
2) O formulário deve ser salvo em formato .RTF e com
o seguinte padrão de nome: "mostragameart-nome
do autor.rtf". Exemplo:
mostragameart-cristiano santos.rtf
No caso do envio de mais de um desenho, acrescentar um diferenciador
no final do nome do arquivo. Exemplos:
mostragameart-cristiano santos-cenario.rtf
mostragameart-cristiano santos-cenario-vista do jogador.rtf
mostragameart-cristiano santos-personagem.rtf
3) O formulário de inscrição preenchido
e salvo com o padrão de nome acima especificado deve
ser enviado via email para a conta gameart@rdc.puc-rio.br , até o dia 11 de agosto de 2004, juntamento com arquivo
contendo o desenho. No campo "assunto" da mensagem
deve constar [ gameart ]
4) O arquivo contendo o desenho deve seguir as seguintes
especificações:
formato: .jpg
resolução e tamanho: 72 dpi, 1024 x 768 pixeis
Atenção: os trabalhos selecionados
para exposição durante o evento deverão
ser reenviados no formato requerido para exposição.
O nome do arquivo deve ser o mesmo especificado no
formulário de envio e deve seguir o padrão a
seguir:
mostragameart-nome do autor.jpg
No caso do envio de mais de um desenho, acrescentar um diferenciador
no final do nome do arquivo. Exemplos:
mostragameart-cristiano santos-cenario.jpg
mostragameart-cristiano santos-cenario-vista do jogador.jpg
mostragameart-cristiano santos-personagem.jpg
5) Os arquivos podem ser compactados para envio em um arquivo
ZIP. No caso, deve ser mantido o padrão de nomes para
cada um dos arquivos (formulário e desenho) e para
o arquivo ZIP:
mostragameart-nome do autor.zip
Será enviada confirmação de recebimento
dos trabalhos.
Sobre Copyright e sigilo de divulgação:
Os trabalhos enviados para a Mostra GameArt de Desenhos
de Conceito serão expostos no site do evento e durante
a realização do mesmo, em Curitiba.
Considerando que Desenhos de conceito podem vir a expor idéias
que exigem sigilo de divulgação, aconselhamos
aos autores que antes do envio dos trabalhos consultem todas
as partes envolvidas, uma vez que a organização
da Mostra não poderá se responsabilizar pela
exposição de trabalhos enviados sem a devida
autorização.
Formato para exposição:
Os trabalhos selecionados para exposição durante
a Mostra GameArt de Desenhos de Conceito deverão ser
enviados no seguinte formato:
1) Suporte: Prancha A3 na horizontal (42cm X 29,7), com fundo
preto e colado em papel pluma de 5mm.
2) Uma A6 conterá a legenda do desenho: nome do autor,
título do trabalho, jogo para o qual o desenho foi
desenvolvido e texto explicativo. O modelo estará disponível
em breve.
3) Quando existir mais de um desenho na prancha, o artista
deverá legendá-los numericamente no A3 e deixar
a explicação de cada desenhos apenas no A6 em
questão.
Deadlines:
Envio de Trabalhos: 30 de Agosto de 2004
Os trabalhos pré-selecionados para a Mostra serão
exibidos no Web site do evento, sendo que a seleção
final de trabalhos será também exposta em versão
impressa durante a realização do GameArt em
Curitiba.
Divulgação da Seleção Final para
exposição durante o evento: 10 de Setembro de
2004
Envio da Versão Impressa para Exposição
durante o Evento: 20 de Setembro de 2004
Email para contato: chagas@rdc.puc-rio.br
Favor indicar [ gameart ] como assunto da mensagem.
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