Uma Implementação de CLIP sobre ATM no Linux

por Hermes F. Reis Neto <hfreis@lsi.usp.br>
Laboratório de Sistemas Integráveis da USP - LSI
abril -1998


Conteúdo


Introdução

Este documento contém uma descrição completa do procedimento necessário à implementação de CLassical IP (CLIP) sobre redes ATM em um sistema particular Linux. Pressupõe-se conhecimento razoável do sistema operacional, bem como de configurações de interfaces de rede e endereçamento IP, compilação do kernel e dos conceitos necessários à implementação do CLIP (signaling, endereçamento, ATMARP, etc)

Software e Hardware necessários

(*1) - Embora este roteiro se restrinja à utilização deste adaptador, outros adaptadores são suportados. Ver, na distribuição do ATM on Linux, o arquivo atm/README para maiores detalhes.
(*2) - Ver, na distribuição, o arquivo linux/Documentation/Changes para informações sobre outros pacotes necessários à compilação dessa versão do kernel. Para cada revisão do ATM on Linux, deve-se utilizar uma versão diferente do kernel.
(*3) - Atualmente já está disponível a rev. 0.35 do software. Entretanto, o driver do adaptador utilizado só está disponível para revisões anteriores à 0.32, devido a problemas de incompatibilidade com o kernel 2.1.*, utilizado nas mais recentes.


1. Compilar o kernel com os drivers para ATM:


2. Compilar e instalar o driver do adaptador PCA-200E


3. Compilar e instalar as ferramentas ATM

As ferramentas ATM incluem os programas básicos de utilização da rede e ferramentas de diagnóstico e monitoramento. Para maiores detalhes, consultar os arquivos atm/USAGE e atm/README.

4. Configurar o CLIP

O procedimento a seguir implementa o CLIP. Entretanto, faz-se necessário que este seja efetuado toda vez que o sistema for inicializado. Recomenda-se então, uma vez testada a configuração, adicioná-lo ao(s) script(s) de inicialização do sistema, para eliminar a necessidade de configuração manual.

Comandos Úteis:


Referências:


Hermes F. Reis Neto, 04/06/1998