Acesso via modem

O acesso via modem é um dos ítens mais requisitados e, infelizmente, o mais difícil de se configurar.


Como o LSI não possui modens, o acesso é feito através da USPNET. Este serviço é fornecido pelo CCE (Centro de Coputação Eletrônica da USP).

8N1 significa 8 data bits, No parity, 1 stop bit

Emuladores de terminal

As linhas são bastante ruidosas, muitas vezes tornando impraticável a utilização de emuladores de terminal, mesmo para a simples leitura de um e-mail. As linhas de 9600 e 28800 bauds possuem modens com correção de erros e compressão de dados. Para usá-las, você precisa de um modem com estas capacidades ou um programa de comunicação que emule os protocolos MNP 4 e/ou 5, como os sharewares deputy e odyssey.

Mosaic/Netscape

Muitos têm perguntado como fazer para rodar o mosaic ou netscape em casa. Isto normalmente nao é tão simples, pois são aplicações que rodam em ambiente de rede, necessitando uma linha com IP (Internet Protocol), mais especificamente SLIP (Serial Line Internet Protocol) ou PPP (Point to Point Protocol). O CCE não tem linhas disponíveis com este protocolo para os usuários em geral, o que nos obriga a utilizar programas que estabeleçam uma conexão fictícia sobre a conexão modo texto.

Existem diversos programas para tal função:

Para Microsoft Windows:

Não tive oportunidade de testar nenhum deles. Li as especificações do TwinSock e me pareceu um programa realmente promissor. Infelizmente foi criado recentemente e vai levar um certo tempo até chegar ao nivel do Term para LINUX. O SLIPKnot vale-se do protocolo ZModem para fazer as transferências de páginas e tem um browser próprio, ainda pouco desenvolvido.

Envie sua experiência com qualquer um destes programas clicando no ícone ao lado.

Para LINUX:

É um programa excelente, porém um pouco trabalhoso na instalação e configuração.

Universais, para qualquer sistema operacional:

O TIA emula uma linha SLIP utilizando a conexão modo texto, servindo para qualquer sistema operacional que possa utilizar o SLIP, como (MS-Windows, OS/2, MAC-OS e UNIX). Infelizmente a taxa de transferência mínima é de 9600 bauds.