Mamíferos Brasileiros




Cuxiú
Vive nas florestas de terra firme ao sul do rio Amazonas, entre os rios Xingu e Madeira. Mesmo os pesquisadores mais experientes têm dificuldade em observá-lo em seu ambiente natural. Por isso é um dos macacos menos estudados. Anda em bandos de 15 a 30, agrupando várias famílias. Em extinção.


Lobo-Guará
Habita ecossistemas abertos, principalmente campos e cerrados do Brasil Central. É o maior cachorro selvagem das Américas. Tem hábitos crepusculares e noturnos, é bom andarilho e excelente saltador. É um animal elegante e a única espécie do gênero Chrysocyon.


Preguiça
Vive nas florestas densas de toda a Amazônia. Alimenta-se de flores, folhas e brotos de várias espécies, mas prefere as folhas de embaúba. É o mais lento de todos os vertebrados. Passa a maior parte do tempo imóvel, camuflado. Quando se movimenta, é tão vagaroso que raramente chama a atenção do gavião-real, seu principal predador.


Macaco-barrigudo
Vive nas florestas primárias de terra firme da Amazônia. Alimenta-se de frutas e outros vegetais comestíveis. De pelo curto e sedoso, que, dependendo da região, pode ser marrom, cinza ou preto, o barrigudo vive em bandos de 10 a 30 indivíduos. Se movimentam pelo alto das árvores fazendo um barulhão. Apesar da aparências, é bom não dar chances pra ele usar os caninos fortes e afiados!


Ariranha
Vive nos grandes rios da América do Sul, desde o Orenoco até o nordeste da Argentina. Alimenta-se de peixes que captura no mergulho e come fora d'água. A ariranha é muito sociável, vive em grupos de até 20. Têm hábitos diurnos e fazem muito barulho com suas vozes altas e fortes, semelhantes ao miado de gato. Suas tocas são túneis nos barrancos dos rios, com diversas entradas e respiradouros que levam a um salão central, onde o grupo se reúne. Em extinção.