Cena Central
Promenade
Topologia
Cênica : a) Tela Central - Cratera Leibniz na Lua : 38,2 S e 179.2
E - meia cratera fica no lado claro da lua e meia no lado escuro -
cortina de sombra de onde vem e vão os personagens secundários e outros.
- Consciente e Inconsciente. Propriedades : - O céu rotaciona em loop
durante sua vida de : 01 de Julho de 1646 até 14 de Novembro de 1716.
- Fases do planeta Terra. - Céu real. - Espaço atemporal. Sintaxe
: - Camera se aproxima em zoom vinda do espaço e indo para a cratera
- voa sobre ela vista superior, aproxima-se em vertigem, até focar
em Leibniz... - A camera está sempre flutuando (G0). Cenas do Promenade
: - Leibniz canta uma ária que retrata sua vida melancólica. - Leibniz
encontra Turing e Von Newmann - Leibniz e Kant (cena com delay proporcional
às distancias). - Leibniz e coro Pitagórico. - Pitágoras solo.
Cena Old Canvas
(Pitágoras, Sócrates, Platão e Aristóteles)
Tela Grande : Dentro da cratera Leibniz estão dispostos os personagens
Pitágoras, Sócrates, Platão e Aristóteles caracterizados como estátuas
gregas com longos mantos fluídos, representando nosso coro das idéias
e ideais antigos. Eles flutuam ao se movimentar. Ao Vivo : Leibniz
(tenor) se relacionando com os personagens virtuais. Caminha e o coro
o acompanha como na cena das Princesas.
Cena "Drole de Pensée"
Topologia Cênica : a) Tela grande : Leibniz sentado numa mesa
Luís XIV escrevendo com uma pena o texto 'Drole de Pensée" que passa
abaixo conforme ele vai escrevendo/cantando (scroll left / right).
Ao fundo o Rio Sena com a máquina de caminhar sobre a água (descrita
no texto). b) 3 Telas Auxiliares : Máquinas, objetos, fotos, croquis
e outros elementos descritos pelo texto em sincronismo e com muita
superposição. As alegorias (sobre as profissões : como circo, carpintaria,
etc, ) ficam ao fundo como na tela principal invadindo o espaço das
representações. c) No Palco : Narrador ao vivo esclarece pontos pouco
conhecidos - congelando o andamento do discurso em alguns momentos
(hiper texto).
Cena Leibniz
e as Princesas (Dueto / Ária a Due)
Topologia Cênica a) Tela Grande : Fundo belo palácio da época de Leibniz
- pode ser os jardins de Versailles - Leibniz elegantemente vestido
- em pé com olhar pensativo. b) No Palco : Princesa (Soprano) vestida
com roupas que parecem com as meninas de Velazques (sumário feito
de contas de cristal ou transparentes) Sintaxe : - Leibniz virtual
acompanha os passos (a uma distância respeitosa e galante) da princesa
(sensorizada) . Monta-se assim um dueto musical e um pas-de-deux lento
e em sincronismo entre o real e o artificial.
Cena A Harmonia
Universal - A Música das Esferas (Músicos e Performers)
Topologia Cênica : a) Tela Grande : Representação de um grande os
sistemas de representação de Pitágora, Kirscher, Kepler. b) Nas telas
laterais : temos a representação das máquinas musicais e outras abstratas
como a de Palatinik e muitas outras. Sintaxe : - Sincronismo totalizante
entre imagem e som. Possibilidade de sensorizar certas imagens. Um
músico toca ao vivo estas imagens.
Cena O Nascimento
da Ópera (Representações bidimensionais)
Geral : Representação das descrições feitas por Bastiano de Rossi.
Utiliza-se todas as telas para representar esta cena. Descrição dos
Intermedi 6 e 1 : Tela Central : Temos um céu e um templo dórico
As Cenas
dos Antagonistas
1. Julgamento de Galileo Galilei (Trio entre : Bellarmine,
Galileo e Leibniz) Topologia Cênica : a) Tela Central : Ao centro
Galileo arrependido em frente a uma mesa com a imagem retrabalhada
da Santa Ceia (em máscaras) ao fundo bem à esquerda - grande máscara
representando o Inquisidor. b) Tela Auxiliar Direita : Figura virtual
de Leibniz e sua defesa das teorias de Galileo. Sintaxe : - Inquisidor
e Inquerido estão dividindo mesmo espaço cênico com os membros da
mesa. Na mesma temporalidade. Leibniz está em um espaço neutro e
isolado. - Galileo canta sussurrado - Inquisidor enfático - Leibniz
neutro.
2. Leibniz e Kant (Narrador) Tela Grande : Semi arco na Lua.
Nas respectivas crateras, as figuras de Leibniz e Kant - ambos de
ponta cabeça com o cabelo em pé. Narrador passa pela frente descrevendo
a contenda entre os dois por superposicao.
3. Leibniz e Newton Tela grande : Leibniz e Newton andando
em uma espécie de labirinto que depois se saberá ser o símbolo do
S do cálculo. Nunca se encontram. Cada um canta a sua posição aparentemente
sem se ouvir. Telas pequenas : semiótica dos dois cálculos. Notação
de Newton e de Leibniz. Mais tarde árvore explicativa da evolução
do cálculo. Final : Leibniz sentado em uma enorme cadeira (numa
das telas pequenas) sendo queimado por um fogo que vem por trás
da cadeira.
4. Leibniz e Voltaire Tela Grande : Na parte inferior ocupando
toda extensão o corpo de Leibniz morto. Todo em branco. Andando
sobre ele Voltaire cantando trechos de Candide em sua homenagem
- máscaras rindo ?? Tela pequena : Talvez textos e outras referências
a Voltaire. Talvez a lápide de Dr. Pangloss ??
5. Leibniz e Locke Tela Grande : Trio escolástico (Leibniz
/ Leibniz / Narrador. Leibniz virtual cantando argumentos nunca
respondidos para Locke. Representação de Leibniz com uma vasta cabeleira
onde são projetadas imagens do pensamento de Locke. Leibniz conversa
com Leibniz - máscara que se descola e se desloca para a outra metade
da tela. Locke : Ensaio concernente ao entendimento humano. Leibniz
: Novos ensaios concernentes ao entendimento humano (não publicado
em vida). Narrador : andando como Lyotard na exposição os Imateriais
comentando alguns aspectos do que está sendo discutido.
6. Leibniz e Descartes Tela Grande : Imagens relacionadas
ao pensamento de Descartes : homúnculo, corpo e mente mediados pela
glândula pineal, lei de conservação de movimento, etc... Ao Vivo
: Tenor vestido de Hamlet representando Descartes com uma caveira
nas mãos - tem preso ao corpo um pequeno boneco representando o
homúnculo. Soprano princesa Elizabeth de Palatine com uma máscara
de Leibniz cantando ora sua posição pessoal (sem máscara) ora a
posição de Leibniz (com a máscara). Textos : Critical remarks regarding
Descartes principles - Carta de Leibniz para ela. Referências das
oposições da princesa a Descartes.
7. Leibniz e Clarke Vivo : Soprano em primeiro plano vestida
de Princesa II com uma roupa branca no centro do palco. Longos cabelos
que se estendem até a tela. A sua roupa serve de tela onde será
projetada a defesa de Leibniz. Desce uma grande maçã inflavel branca
onde são projetadas todo o conteúdo da defesa de Newton. Tela grande
: Dividindo a tela Leibniz e Clarke fundidos pelo cabelo sobre uma
representação imagética dos mapas do Continente e da Ilha. Sintaxe
: Canones entre a soprano e os dois interlocutores repetindo o que
está sendo dito, mas tomando partido de Leibniz.
Cena TSCHINA
(Novissima Sinica)
A estrutura da cena vai da complexidade extrema com vários elementos
chineses até terminar com a maior simplicidade possível - cena branca
(0s e 1s). Tela grande : Paisagem chinesa fixa pintada sobre porcelana
craquelê. Aos poucos uma espécie de cunha barroca (representando os
jesuítas) vai literalmente quebrando em pedaços esta paisagem. Telas
laterais : Elementos gráficos e culturais chineses passam primeiro
velozmente e depois mais e mais devagar. No final aparecem os elementos
do I Ching (Livro das Mutações) e uma representação gráfica de como
Leibniz deduziu a lógica binária. Tela central : Figura de Leibniz
cantando trechos da Novissima Sinica . Narrador em off : Explicações
das relações entre europeus e chineses - exemplo : teriam os chineses
alma ? São ateus e tem direito ao batismo, etc, etc...
Cena Autômato
Natural / Autômato Artificial
Tela Central : Dividida ao meio temos de um lado máquinas naturais
(botânica, células, anatomia) e de outro uma série de máquinas (desde
alavancas até máquinas muito complexas). Tela Frontal Central : Leibniz
virtual e Leibniz real (tenor) dialogando. Sintaxe : panorâmica está
dividida entre sons concretos e sons eletrônicos.
Cena Teoria
dos Jogos (Leibniz / Turing / Von Newmann na Lua)
Tela Central : Tabuleiro de xadrez na Lua (Cratera Leibniz) - Leibniz
é o rei branco, Von Newmann é o rei preto e Turing é a rainha preta.
Telas Frontais : De um lado aquele que joga as peças é Marcel Duchamp.
De outro lado representações de máquinas pensantes desde a máquina
de calcular de Leibniz, passando por Babbage, Eniac, Mark I, etc...
Cenas Núcleo
Duro
1. Princípio de Identidade
2. Razão Suficiente
3. Pontos de vista
4. Continuidade e singularidade
5. Compossibilidade
6. Perfeição e Felicidade no melhor dos Mundos Possíveis
7. Infinito
8. Apercepção e Apetição
9. Monadologia
Cena A Teodicéia
/ God
Tela Central : Rodando dentro da cratera medalha do método da Criação
que Leibniz pretendia cunhar. Tem o 0 de um lado e o 1 de outro. Nas
extremidades temos o Sol (1) e a Terra (0). Telas Laterais : Séries
de números binários (2,4,8,16,32,64,etc) vai transformando na imagem
do coro de Old Canvas (Pitágoras, Sócrates, Platão e Aristóteles).
Na outra tela via processo de proporções (a la Mondriani) vai se formando
um céu azul Ives Klein. Vivo : Deitado numa cama como que delirando
Leibniz está deitado cantando palavras da Teodicéia. Soprano desce
do teto como a deusa Harmonia, reforçando Leibniz. Narrador no outro
canto está se opondo ?? a alguns dos aspectos do que está sendo dito.
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