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Cena Central Promenade
Topologia Cênica : a) Tela Central - Cratera Leibniz na Lua : 38,2 S e 179.2 E - meia cratera fica no lado claro da lua e meia no lado escuro - cortina de sombra de onde vem e vão os personagens secundários e outros. - Consciente e Inconsciente. Propriedades : - O céu rotaciona em loop durante sua vida de : 01 de Julho de 1646 até 14 de Novembro de 1716. - Fases do planeta Terra. - Céu real. - Espaço atemporal. Sintaxe : - Camera se aproxima em zoom vinda do espaço e indo para a cratera - voa sobre ela vista superior, aproxima-se em vertigem, até focar em Leibniz... - A camera está sempre flutuando (G0). Cenas do Promenade : - Leibniz canta uma ária que retrata sua vida melancólica. - Leibniz encontra Turing e Von Newmann - Leibniz e Kant (cena com delay proporcional às distancias). - Leibniz e coro Pitagórico. - Pitágoras solo.

Cena Old Canvas (Pitágoras, Sócrates, Platão e Aristóteles)
Tela Grande : Dentro da cratera Leibniz estão dispostos os personagens Pitágoras, Sócrates, Platão e Aristóteles caracterizados como estátuas gregas com longos mantos fluídos, representando nosso coro das idéias e ideais antigos. Eles flutuam ao se movimentar. Ao Vivo : Leibniz (tenor) se relacionando com os personagens virtuais. Caminha e o coro o acompanha como na cena das Princesas.


Cena "Drole de Pensée"
Topologia Cênica : a) Tela grande : Leibniz sentado numa mesa Luís XIV escrevendo com uma pena o texto 'Drole de Pensée" que passa abaixo conforme ele vai escrevendo/cantando (scroll left / right). Ao fundo o Rio Sena com a máquina de caminhar sobre a água (descrita no texto). b) 3 Telas Auxiliares : Máquinas, objetos, fotos, croquis e outros elementos descritos pelo texto em sincronismo e com muita superposição. As alegorias (sobre as profissões : como circo, carpintaria, etc, ) ficam ao fundo como na tela principal invadindo o espaço das representações. c) No Palco : Narrador ao vivo esclarece pontos pouco conhecidos - congelando o andamento do discurso em alguns momentos (hiper texto).

Cena Leibniz e as Princesas (Dueto / Ária a Due)
Topologia Cênica a) Tela Grande : Fundo belo palácio da época de Leibniz - pode ser os jardins de Versailles - Leibniz elegantemente vestido - em pé com olhar pensativo. b) No Palco : Princesa (Soprano) vestida com roupas que parecem com as meninas de Velazques (sumário feito de contas de cristal ou transparentes) Sintaxe : - Leibniz virtual acompanha os passos (a uma distância respeitosa e galante) da princesa (sensorizada) . Monta-se assim um dueto musical e um pas-de-deux lento e em sincronismo entre o real e o artificial.

Cena A Harmonia Universal - A Música das Esferas (Músicos e Performers)
Topologia Cênica : a) Tela Grande : Representação de um grande os sistemas de representação de Pitágora, Kirscher, Kepler. b) Nas telas laterais : temos a representação das máquinas musicais e outras abstratas como a de Palatinik e muitas outras. Sintaxe : - Sincronismo totalizante entre imagem e som. Possibilidade de sensorizar certas imagens. Um músico toca ao vivo estas imagens.

Cena O Nascimento da Ópera (Representações bidimensionais)
Geral : Representação das descrições feitas por Bastiano de Rossi. Utiliza-se todas as telas para representar esta cena. Descrição dos Intermedi 6 e 1 : Tela Central : Temos um céu e um templo dórico

As Cenas dos Antagonistas
1. Julgamento de Galileo Galilei (Trio entre : Bellarmine, Galileo e Leibniz) Topologia Cênica : a) Tela Central : Ao centro Galileo arrependido em frente a uma mesa com a imagem retrabalhada da Santa Ceia (em máscaras) ao fundo bem à esquerda - grande máscara representando o Inquisidor. b) Tela Auxiliar Direita : Figura virtual de Leibniz e sua defesa das teorias de Galileo. Sintaxe : - Inquisidor e Inquerido estão dividindo mesmo espaço cênico com os membros da mesa. Na mesma temporalidade. Leibniz está em um espaço neutro e isolado. - Galileo canta sussurrado - Inquisidor enfático - Leibniz neutro.
2. Leibniz e Kant (Narrador) Tela Grande : Semi arco na Lua. Nas respectivas crateras, as figuras de Leibniz e Kant - ambos de ponta cabeça com o cabelo em pé. Narrador passa pela frente descrevendo a contenda entre os dois por superposicao.
3. Leibniz e Newton Tela grande : Leibniz e Newton andando em uma espécie de labirinto que depois se saberá ser o símbolo do S do cálculo. Nunca se encontram. Cada um canta a sua posição aparentemente sem se ouvir. Telas pequenas : semiótica dos dois cálculos. Notação de Newton e de Leibniz. Mais tarde árvore explicativa da evolução do cálculo. Final : Leibniz sentado em uma enorme cadeira (numa das telas pequenas) sendo queimado por um fogo que vem por trás da cadeira.
4. Leibniz e Voltaire Tela Grande : Na parte inferior ocupando toda extensão o corpo de Leibniz morto. Todo em branco. Andando sobre ele Voltaire cantando trechos de Candide em sua homenagem - máscaras rindo ?? Tela pequena : Talvez textos e outras referências a Voltaire. Talvez a lápide de Dr. Pangloss ??
5. Leibniz e Locke Tela Grande : Trio escolástico (Leibniz / Leibniz / Narrador. Leibniz virtual cantando argumentos nunca respondidos para Locke. Representação de Leibniz com uma vasta cabeleira onde são projetadas imagens do pensamento de Locke. Leibniz conversa com Leibniz - máscara que se descola e se desloca para a outra metade da tela. Locke : Ensaio concernente ao entendimento humano. Leibniz : Novos ensaios concernentes ao entendimento humano (não publicado em vida). Narrador : andando como Lyotard na exposição os Imateriais comentando alguns aspectos do que está sendo discutido.
6. Leibniz e Descartes Tela Grande : Imagens relacionadas ao pensamento de Descartes : homúnculo, corpo e mente mediados pela glândula pineal, lei de conservação de movimento, etc... Ao Vivo : Tenor vestido de Hamlet representando Descartes com uma caveira nas mãos - tem preso ao corpo um pequeno boneco representando o homúnculo. Soprano princesa Elizabeth de Palatine com uma máscara de Leibniz cantando ora sua posição pessoal (sem máscara) ora a posição de Leibniz (com a máscara). Textos : Critical remarks regarding Descartes principles - Carta de Leibniz para ela. Referências das oposições da princesa a Descartes.
7. Leibniz e Clarke Vivo : Soprano em primeiro plano vestida de Princesa II com uma roupa branca no centro do palco. Longos cabelos que se estendem até a tela. A sua roupa serve de tela onde será projetada a defesa de Leibniz. Desce uma grande maçã inflavel branca onde são projetadas todo o conteúdo da defesa de Newton. Tela grande : Dividindo a tela Leibniz e Clarke fundidos pelo cabelo sobre uma representação imagética dos mapas do Continente e da Ilha. Sintaxe : Canones entre a soprano e os dois interlocutores repetindo o que está sendo dito, mas tomando partido de Leibniz.

Cena TSCHINA (Novissima Sinica)
A estrutura da cena vai da complexidade extrema com vários elementos chineses até terminar com a maior simplicidade possível - cena branca (0s e 1s). Tela grande : Paisagem chinesa fixa pintada sobre porcelana craquelê. Aos poucos uma espécie de cunha barroca (representando os jesuítas) vai literalmente quebrando em pedaços esta paisagem. Telas laterais : Elementos gráficos e culturais chineses passam primeiro velozmente e depois mais e mais devagar. No final aparecem os elementos do I Ching (Livro das Mutações) e uma representação gráfica de como Leibniz deduziu a lógica binária. Tela central : Figura de Leibniz cantando trechos da Novissima Sinica . Narrador em off : Explicações das relações entre europeus e chineses - exemplo : teriam os chineses alma ? São ateus e tem direito ao batismo, etc, etc...

Cena Autômato Natural / Autômato Artificial
Tela Central : Dividida ao meio temos de um lado máquinas naturais (botânica, células, anatomia) e de outro uma série de máquinas (desde alavancas até máquinas muito complexas). Tela Frontal Central : Leibniz virtual e Leibniz real (tenor) dialogando. Sintaxe : panorâmica está dividida entre sons concretos e sons eletrônicos.

Cena Teoria dos Jogos (Leibniz / Turing / Von Newmann na Lua)
Tela Central : Tabuleiro de xadrez na Lua (Cratera Leibniz) - Leibniz é o rei branco, Von Newmann é o rei preto e Turing é a rainha preta. Telas Frontais : De um lado aquele que joga as peças é Marcel Duchamp. De outro lado representações de máquinas pensantes desde a máquina de calcular de Leibniz, passando por Babbage, Eniac, Mark I, etc...

Cenas Núcleo Duro
1. Princípio de Identidade
2. Razão Suficiente
3. Pontos de vista
4. Continuidade e singularidade
5. Compossibilidade
6. Perfeição e Felicidade no melhor dos Mundos Possíveis
7. Infinito
8. Apercepção e Apetição
9. Monadologia

Cena A Teodicéia / God
Tela Central : Rodando dentro da cratera medalha do método da Criação que Leibniz pretendia cunhar. Tem o 0 de um lado e o 1 de outro. Nas extremidades temos o Sol (1) e a Terra (0). Telas Laterais : Séries de números binários (2,4,8,16,32,64,etc) vai transformando na imagem do coro de Old Canvas (Pitágoras, Sócrates, Platão e Aristóteles). Na outra tela via processo de proporções (a la Mondriani) vai se formando um céu azul Ives Klein. Vivo : Deitado numa cama como que delirando Leibniz está deitado cantando palavras da Teodicéia. Soprano desce do teto como a deusa Harmonia, reforçando Leibniz. Narrador no outro canto está se opondo ?? a alguns dos aspectos do que está sendo dito.