Introdução

Integrantes


            PROJETO SIIAM - Sistemas Informacionais Integrados para Análise Multissensorial

        O projeto SIIAM consiste em desenvolver uma metodologia que permita a realização de sistemas informacionais integrados para análise multissensorial de baixo custo, alta confiabilidade, robustez e disponibilidade de informações em tempo real, dentro de um prazo de quatro anos. Esta metodologia, baseada em microssensores, será aplicada à resolução de problemas de análise de informações de diversos parâmetros nas áreas ambientais e biomédicas, tais como na análise de qualidade de água e em otimizações de hemodiálises.
O sistema a ser desenvolvido será composto por:
1) um conjunto de microssensores, com processamento de dados local;
2) uma rede de transmissão de dados;
3) uma central de processamento e armazenamento de informação.
          Esse sistema multissensorial permitirá, em tempo real, o tratamento, a análise e o armazenamento de dados e tomada de decisões rápidas, seguras e eficazes de informações ambientais e biomédicas. Uma vez funcional esse tipo de sistema permitirá a detecção precoce de possíveis catástrofes ambientais, o acompanhamento ininterrupto do estado clínico de pacientes e potencialmente a redução do tempo médio de permanência em UTIs e monitoramento de pacientes em tratamento de hemodiálise.
          O módulo de processamento deverá realizar a análise de uma grande variedade de dados coletados, de origem química, física e biológica, processando-os por meio de ferramentas de inteligência computacional, e gerando dados de saída que ficarão armazenados em um banco de dados e ajudarão em tomadas de decisões e acionamento de alarmes e atuadores.