Redes sem fio de computadores

Rede de dispositivos
qualquer tipo de dispositivos conectados entre si, para a troca de informações. Isto inclui a Internet, a rede telefônica fixa, a rede telefônica móvel etc.
Redes de computadores
computadores em rede, através da qual trocam dados, compartilham arquivos, imprimem documentos etc.
Redes sem fio strictu senso
a definição estrita inclui dispositivos conectados sem necessidade do uso de fios. A conexão pode ser por ondas de rádio, mas também por raios infravermelhos e até mesmo através de formas exóticas, como -- acredite se quiser pombos.
Aqui estâo os telefones celulares.
Redes sem fio de computadores
apesar dos computadores poderem ser unidos através de telefonia celular -- este é o objetivo dos padrões como GPRS, EDGE, EvDO etc., aqui neste nosso contexto, estamos falando em padrões projetados especificamente para unir computadores, como tem sido o caso do IEEE 802.11, do Bluetooth e do WiMAX.
Apesar ser possível unir computadores através de feixes de luz infravermelho, usaremos o termo redes sem fio de computadores para falar sobre computadores que se comunicam por ondas de rádio.

Existem várias razões para se preferir as redes sem fio de computadores em relação às redes sem fio em geral.

Uma razão é porque os protocolos para celulares são muito complexo para se implementar e entender. Infelizmente, padrões mais recentes como o WiMAX são tão complexos que a afirmação não é mais verdadeira.

Outra razão, contudo, ainda é verdadeira: o custo dos equipamentos de infra-estrutura para redes celulares é muito maior. Por mais que hoje um telefone celular possa ser mais barato do que um computudor, as centrais telefônicas necessárias para colocar uma rede celular em operação são em geral muito mais caras do que qualquer outro equipamento em uso em redes sem fio de computadores.

Por mais que, neste caso, também o WiMAX tenha gerado uma forte elevação de preços de equipamentos.

Retornar para página inicial