A
CAVERNA Digital
O
primeiro sistema de Realidade Virtual foi proposto por Ivan Shutherland
em meados dos anos 60, no Massachussetts Institute of Technology (MIT),
porém somente recentemente processadores e sistemas de última
geração estão disponíveis a um custo acessivel
para aplicações de Realidade Virtual, principalmente nas
áreas de engenharia, ciências e entretenimento.
Desde
Janeiro de 2000, o Laboratório de Sistemas Integraveis (LSI)
está enfrentando o desafio de instalar e operar uma CAVERNA Digital
(CAVE Automatic Virtual Environment) na Escola Politécnica da
Universidade de São Paulo, Brasil.
A
CAVERNA Digital será a primeira disponível na América
Latina. A CAVERNA é um complexo para Realidade Virtual de alta
resolução, utilizando-se de um sistema de multiplas projeções,
que disponibiliza um ambiente virtual totalmente imersivo e interativo.
Até
seis pessoas podem estar no interior da CAVERNA e interagir com um mundo
simulado por computador. Aplicações que usam esta tecnologia
se enquandram em vários campos como na Engenharia (Naval, Oceânica,
Mecanica, Civil, Automobilistica e Eletrônica), na medicina (simulações
cirurgicas, estudos em anatomia), nas ciências básicas
(Astronomia, astrofísica, biologia e química) e finalmente
no entretenimento (jogos, visualizações foto-realísticas
e filmes interativos).
Apesar
dos aproximadamente 160 Cavernas disponiveis no mundo, nenhum ainda
está disponível na América Latina, a USP está
construindo este sistema como plataforma para várias atividades
acadêmicas, tanto em educação como em pesquisa (graduação
e pós-graduação). Este sistema estará disponível
para os 17 departamentos de engenharia dentro da Escola Politécnica,
e também para a USP como um todo.