A CAVERNA Digital

O primeiro sistema de Realidade Virtual foi proposto por Ivan Shutherland em meados dos anos 60, no Massachussetts Institute of Technology (MIT), porém somente recentemente processadores e sistemas de última geração estão disponíveis a um custo acessivel para aplicações de Realidade Virtual, principalmente nas áreas de engenharia, ciências e entretenimento.

Desde Janeiro de 2000, o Laboratório de Sistemas Integraveis (LSI) está enfrentando o desafio de instalar e operar uma CAVERNA Digital (CAVE Automatic Virtual Environment) na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, Brasil.

A CAVERNA Digital será a primeira disponível na América Latina. A CAVERNA é um complexo para Realidade Virtual de alta resolução, utilizando-se de um sistema de multiplas projeções, que disponibiliza um ambiente virtual totalmente imersivo e interativo.

Até seis pessoas podem estar no interior da CAVERNA e interagir com um mundo simulado por computador. Aplicações que usam esta tecnologia se enquandram em vários campos como na Engenharia (Naval, Oceânica, Mecanica, Civil, Automobilistica e Eletrônica), na medicina (simulações cirurgicas, estudos em anatomia), nas ciências básicas (Astronomia, astrofísica, biologia e química) e finalmente no entretenimento (jogos, visualizações foto-realísticas e filmes interativos).

Apesar dos aproximadamente 160 Cavernas disponiveis no mundo, nenhum ainda está disponível na América Latina, a USP está construindo este sistema como plataforma para várias atividades acadêmicas, tanto em educação como em pesquisa (graduação e pós-graduação). Este sistema estará disponível para os 17 departamentos de engenharia dentro da Escola Politécnica, e também para a USP como um todo.