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Projetos

AUDIENCE e OpenAUDIENCE

Os projetos AUDIENCE e OpenAUDIENCE resultaram no sistema AUDIENCE para áudio espacial e imersivo, atual principal produto continuado do NEAC. Há duas versões do software: uma completa e restrita (AUDIENCE4Pd) e uma pública e livre OpenAUDIENCE (OA).

A atual versão do sistema é a v.2.0.3 (OA 1.0.3). Projetos de desenvolvimentos específicos permitiram incorporar um módulo de auralização de Wave Field Synthesis (WFS) e um módulo para produção de cena sonora espacial (spatial sound scene production) que devem integrar a próxima distribuição da geração 3.0 do sistema AUDIENCE.

Interessados em fazer Iniciação Científica ou Pós-graduação com o grupo, entrem em contato. Há oportunidades para novos trabalhos em Música Reativa, Instrumentos Espaciais, Reconfigurabilidade Musical, Codificação Sonora, Sistemas de Mixagem e Produção Sonora, Sistemas Multicanais, Gravação Multicanal, Produção Musical Inteligente, e muitas outras.

Download do OpenAUDIENCE aqui.

 

Projetos de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico em Andamento:

  • OA - OpenAUDIENCE (foco: pesquisa e desenvolvimento de um software livre para áudio espacial) (2011-atual)

Descrição: Projeto de desenvolvimento tecnológico continuado, aberto a pesquisadores e colaboradores e hospedado neste site

Objetivo: desenvolvimento continuado da distribuição livre do programa de auralização AUDIENCE; desenvolvimento de novas funções e aplicativos para processamento de áudio espacial e multicanal

Parcerias: NAPs USP

Financiamento: NAPs USP

Resultados: atualização continuada de versões da distribuição OA

Status: em curso

 

Projetos de Pesquisa e Desenvolvimento Concluídos:

  •  MÓBILE – Processos Musicais Interativos (foco: pesquisa e desenvolvimento em acústica musical, auralização e psicoacústica)

Descrição: Projeto de pesquisa multidisciplinar voltado para a investigação da interatividade em música e o desenvolvimento de sistemas para criação, performance, acústica musical e auralização.

Objetivo: Pesquisa e desenvolvimento em 4 sub-áreas integradas: (1) sonologia (reflexões sobre aspectos, processos e problemas envolvendo interação musical); (2) sistemas interativos (sistemas de criação e performance); (3) produção artística com sistemas interativos; (4) acústica musical, psicoacústica e auralização (sistemas para auralização por WFS, ferramentas para simulação acústica e otimização de processos). Meta principal da área 4: desenvolvimento de uma solução para auralização por WFS (wave field synthesis) integrando-se as plataformas AUDIENCE e AcMus e disponibilizar as tecnologias para o grupo.

Parceria: Depto. Música ECA/USP, Grupo de Computação Musical da USP

Benefícios: Desenvolvimento de software (módulos para codificação e decodificação sonora no sistema AUDIENCE). Produção artística mediada por meios e processos musicais interativos.

Financiamento: FAPESP Projeto Temático, proc. nº 2008/08632-8.

Status: Concluído (período: 01/03/2009 a 31/08/2013)
 

  • OpenAUDIENCE I (foco: pesquisa e desenvolvimento de um software livre para áudio imersão) (2006-2010)

Descrição: Projeto de desenvolvimento colaborativo, aberto a pesquisadores e colaboradores, hospedado originalmente na Incubadora FAPESP (endereço desativado pela FAPESP).

Objetivo: desenvolvimento de distribuição do programa de auralização AUDIENCE livre (pública); articular rede de colaboradores;

Parcerias: Coding Technologies (posteriormente Dolby); Koolu (Canadá);

Financiamento: USP; patrocínio para estagiário cedido pela AES Brasil;

Resultados: atualização de versões 2.x do programa base e versões 1.x do programa livre; atualização e desenvolvimento de novas funções para processamento de áudio multicanal;

Status: Concluído. Distribuição estável e liberada.

  • AUDIENCE (foco: pesquisa e desenvolvimento de sistema para imersão sonora em realidade virtual) (2003-2005)

Descrição: Projeto para o desenvolvimento de um sistema (hardware e software) para auralização 2D/3D em ambiente de realidade virtual imersiva.

Objetivo: Validação da arquitetura de processamento AUDIENCE; Construção de um sistema para auralização 3D para uma Caverna Digital (CAVE).

Parcerias: Lando HiFi; Sankya Eletrônica; Cabos Golden; Coding Technologies (posteriormente Dolby).

Financiamento: USP; parceiros industriais.

Resultados: Sistema de auralização (hardware e software) para CAVE.

Status: Concluído. Sistema validado.

  • WaveSynt (foco: biblioteca para MATLAB de análise em multiresolução com wavelets) (1997)

Descrição: Biblioteca de funções para MATLAB para análise/resíntese de sinais sonoros em multiresolução utilizando Wavelets. Desenvolvida como resultado de trabalho de mestrado em engenharia de sistemas eletrônicos na Escola Politécnica da USP. Veja mais detalhes e faça download da biblioteca e material sonoro no link.

Status: Concluído. Última versão atualizada em 2005.

 


 

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by Dr. Radut.