Jump to Navigation

AUDIENCE

O Projeto AUDIENCE iniciou-se em 2003 no Laboratório de Sistemas Integráveis (LSI-EP-USP) e objetivou a pesquisa e o desenvolvimento de tecnologias para imersão sonora, produção e reprodução de áudio 2D/3D, com aplicações em multimídia, realidade virtual, "home-theaters" e sonorização "surround". Em 2005 o projeto foi finalizado resultando numa instalação multicanal cúbica (8 alto-falantes) para a Caverna Digital e produzindo a primeira versão do software de auralização, que foi adaptada para sonificar aplicativos de realidade virtual imersiva.

Figura - Cena virtual com 4 instrumentos e ouvinte ao centro Figura - Rig de auralização planar circular com 8 canais


O site do projeto AUDIENCE pode ser acessado aqui, com informações detalhadas sobre a a arquitetura do sistema, aplicabilidade, fases daquele projeto, produção científica, equipe e parceiros envolvidos.


O sistema AUDIENCE e o software AUDIENCE4Pd

 

AUDIENCE (AUDio Immersion ExperieNce by Computer Emulation) é o nome de uma arquitetura de sistema para processamento de áudio espacial proposto por Faria (2005) e também o nome de uma biblioteca de software implementando funcionalidades chaves para a cadeia de produção, distribuição e reprodução de áudio 2D/3D com base nesta arquitetura.

O sistema AUDIENCE é baseado numa arquitetura aberta orientada à modularização dos principais processos da cadeia de áudio, e no uso de avançadas técnicas para a codificação de campo sonoro 3D. O componente principal deste sistema é o software de auralização e áudio-imersão AUDIENCE for Pd (AUDIENCE4Pd), que é uma biblioteca de funções para o aplicativo Pure Data (Pd), uma plataforma de programação gráfica de aplicações multimídia para Win32, Linux e MAC OS X.

A figura abaixo mostra um patch Pd construído com a biblioteca AUDIENCE4Pd que faz a renderização acústica de uma cena com 2 objetos sonoros. No exemplo 2 linhas de processamento paralelas são construídas, uma para cada fonte sonora em cena, produzindo no final 2 programas de áudio em modos distintos: um para audição em estéreo (2 canais) e um para audição quadrifônica (square, 4 canais).

O AUDIENCE foi usado em 2007 para espacializar a peça The Unanswered Question (Charles Ives, 1906) com 9 instrumentos (um quarteto de cordas, um de sopros e um trompete) e tem sido usado como máquina de áudio em aplicações para música digital reconfigurável, soundscape design, e como referência para novos sistemas de mixagem multicanal orientados a cena sonora.

 

Figura - Patch de espacialização da peça The Unanswered Question, de Charles Ives

Em 2007 desenvolvemos um protótipo de amplificador multicanal em parceria com a empresa Sankya Eletrônica, para atender às necessidades de auralização com 8 canais em projetos de áudio espacial. O sistema atende a amplificação de até 8 canais com 30W/canal e foi adaptado às necessidades de conectorização e operação. Um artigo sobre este desenvolvimento foi publicado nos anais do 5o. Congresso de Engenharia de Áudio da AES Brasil em 2007 (ver artigo "Desenvolvimento experimental de amplificadores multicanal para auralização").

Figura - Amplificador analógico de 8 canais p/ auralização

Em 2009 foi desenvolvida uma versão portátil do software chamada AMob (AUDIENCE Mobile) que consiste numa instalação customizada para o celular de hardware-livre OpenMoko, rodando Linux. O sistema pode comandar shows de auralização usando o celular com controle da GUI via touch-screen. Um artigo sobre este sistema foi apresentado no 8o. Congresso de Engenharia de Áudio da AES Brasil e publicado nos anais (ver artigo "An auralization engine for open mobile phones").


Figura - AMob rodando em um OpenMoko

Este sub-projeto contou com o apoio de John Maddog Hall e da empresa canadense Koolu, que cederam um OpenMoko para desenvolvimento e testes.

 

A biblioteca AUDIENCE4Pd inclui diversos objetos, abstrações e itens proprietários (ex: codec MPEG-4 aacPlus) e não está disponível publicamente.

 

AUDIENCE livre

No sentido de disponibilizar uma versão livre deste software, na sequência do projeto AUDIENCE original foi proposto o Projeto OpenAUDIENCE.



Português, Brasil


Main menu 2

by Dr. Radut.