1. AcMus
Estudo de acústica de salas

Projeto atualmente em desenvolvimento sob orientação do Prof. Dr. Fernando de Oliveira Iazzetta e o Prof. Dr. Fábio Kon na USP. O projeto prevê o estudo de acústica de salas de concerto e a constituição de uma biblioteca básica de aplicativos que sirvam na medição da projeção sonora em salas, o que é passível de ser desenvolvido a ponto de envolver projetos ligados à acústica de instrumentos musicais (acústica do instrumento e modos de projeção sonora dos mesmos em salas de concerto diversas); emprego de dados de acústica de salas em projetos de criação que vislumbrem a difusão sonora como parâmetro composicional etc.



2. Projetos Desenvolvimento de aplicativos e interfaces para performance em tempo real

Projeto em elaboração a ser desenvolvido no espaço do IA-UNICAMP, coordenado pelo Prof. Dr. Silvio Ferraz, e que se articula diretamente com o projeto do NICS da UNICAMP, coordenado pelo Prof. Dr. Jônatas Manzolli. Prevê a criação de uma sala para aplicação e realização de pesquisas que visem à criação de aplicativos para a criação musical e performance envolvendo tratamento de sinal de áudio digital em tempo real. A este projeto poderão estar associados outros relativos à criação de estratégias de análise musical ou preparação de material pré-composicional com emprego de computador, uma vez que a criação musical com o uso de recursos de tratamento em tempo real propõe, na maior parte das vezes, uma “reparametrização” dos elementos pertinentes à composição musical.



3. Áudio Imersivo
Pesquisa e Desenvolvimento de Sistemas para áudio imersivo na Caverna Digital da EPUSP

Projeto de investigação e desenvolvimento de ferramentas para permitir a espacialização sonora e a ambientação de cenas acústicas num ambiente de realidade virtual imersiva completa, com vistas à reprodução virtual de ambientes musicais, performances acústicas e criações musicais, coordenado pelo eng. e instrumentista MSc. Regis Rossi A. Faria e o prof. Dr. João A. Zuffo, do LSI - Laboratório de Sistemas Integráveis da EP-USP.

O projeto, em curso na Caverna Digital da EP-USP desde 2003, prevê duas fases de desenvolvimento e implantação de tecnologias para a reprodução de frentes de onda sonoras com auxilio de matrizes de alto falantes, de forma a criar uma imagem sonora espacialmente localizada, sem a percepção por parte dos ouvintes de que os objetos sonoros emanam de fontes pontuais, como alto falantes discretos, mas sim emergem virtualmente de uma região ampla ou específica no espaço, criando possibilidades inéditas para a ambientação de instrumentação e a montagem de espetáculos musicais onde a interação com o ouvinte possa inclusive exceder as tradicionais possibilidades oferecidas nos espetáculos presenciais, baseados no conceito palco e platéia, e permitindo assim explorar as relações espaciais entre ouvinte, instrumentos e espaço de performance.

A primeira fase visa explorar as possibilidades de formatos/métodos de codificação e geração de frentes como o Ambisonics e VBAP (Vector Based Amplitude Panning). Em andamento, esta fase tem previsão de conclusão no primeiro semestre de 2005. Numa fase posterior (fase II) formatos mais complexos como WFS (Wave Field Synthesis) serão investigados, e sua implantação prevê o desenvolvimento de software bem como hardware. Para esta fase estão sendo levantadas parcerias com atores da indústria de áudio e a FAPESP, através de suporte às atividades de P&D. Início dos trabalhos de implementações é previsto para março/2005. Estes trabalhos abrem ainda espaço para colaborações com grupos europeus trabalhando no desenvolvimento de tecnologias afins.

Clique aqui para conhecer o projeto Audience



4. PUTS: PANaroma/Unesp - Teatro Sonoro
Orquestra de alto-falantes do Studio PANaroma de Música Eletroacústica da Unesp

Fundado e dirigido pelo Prof. Dr. Flo Menezes. Trata-se da primeira orquestra de alto-falantes brasileira, destinada à difusão multi-pistas, à projeção e à espacialização sonora de obras eletroacústicas realizadas em tempo real ou em tempo diferido, em sintonia com as iniciativas do gênero ocorridas fora do país desde a década de 1970 visando a um “teatro para os ouvidos” (e que remonta à definição de um teatro dell’udito de Orazio Vecchi, em cerca de 1570). Ao PUTS somam-se as próprias pesquisas em composição eletroacústica desenvolvidas no Studio PANaroma, com acento na síntese e tratamento sonoros em tempo real e em tempo diferido.



5. Projetos do Laboratório de Vibroacústica da UNICAMP (LVA)

Sob a direção do Prof. Dr. José Roberto de França Arruda, o LVA possui projetos nas áreas de análise vibroacústica teórica e experimental, controle ativo de ruído e vibração e qualidade sonora financiados pela Fapesp.

Em acústica musical, a primeira iniciativa do LVA foi o estudo do violino, em colaboração com o luthier Rafael Sando. Este estudo começou com uma análise modal experimental da tampa e fundo de um instrumento [1], bem como algumas experiências de excitação por re-alimentação acústica de modos do instrumento completo e dinâmica do movimento da corda excitada pelo arco, e gerou um primeiro trabalho publicado em anais de congresso [2]. A pesquisa teve continuidade através de estudo feito sobre a qualidade sonora de violinos, envolvendo análise de sinais e conceitos de qualidade sonora, e gerou um trabalho publicado em anais de congresso [3] e um artigo em periódico [4]. As publicações do LVA são citadas em Literatura.

A partir destas experiências, o LVA inicia diversos projetos na área de acústica de instrumentos musicais (simulação física, análise experimental com técnicas ópticas e vibroacústicas, análise de qualidade sonora e síntese com ênfase em instrumentos tipicamente brasileiros) e novas fontes sonoras com diretividade controlada (multipólos acústicos e “arrays”, reverberação ativa de salas).



6.Projetos do Núcleo Interdisciplinar de Comunicação Sonora - NICS/UNICAMP

Sob a coordenação do Prof. Dr. Jônatas Manzolli e Prof. Dr. Adolfo Maia Jr. o NICS tem desenvolvido pesquisas e projetos na área de Ciências Cognitivas, Inteligência Computacional, e Interfaces. Como exemplo mencionamos a construção da sala interativa ADA: the intelligent space e do sistema interativo Roboser (www.roboser.com) em parceria com o Instituto de Neuroinformática da Universidade Politécnica Federal (ETHZ), Suíça. Neste caso, estuda-se o desenvolvimento de interfaces inteligentes para controle sonoro-visual, utilizando tecnologia derivada da neuroinformática. Esta parceria com o INI/ETHZ é o cerne de um conjunto de aplicações que visam ao entendimento e o desenvolvimento de novos paradigmas para sistemas interativos  de composição musical.  Através da simulação de sistemas distribuídos com comportamento adaptável, o projeto  utiliza-se de robôs para explorar o meio-ambiente e produzir estruturas sonoras emergentes.



7. Estúdio Virtual
NICS/Unicamp

Projeto iniciado no NICS, poderá servir como base para a construção de um novo sítio eletrônico para o Instituto Virtual. Neste caso partir do conceito de Instrumento Musical Distribuído na Web, criam-se e estudam-se aplicativos na linguagem Java cujas características multi-plataforma e interativas, proporcionam portabilidade, funcionalidade e performance musical distribuída. Coordenação: Prof. Dr. Jônatas Manzolli.



8. Projetos do CDMC - Centro de Documentação de Música Contemporânea

TítuloCONSTITUIÇÃO, CATALOGAÇÃO E DISPONIBILIZAÇÃO DE ACERVO DE MÚSICA CONTEMPORÂNEA BRASILEIRA DO CDMC

Coordenador:    JOSÉ A. MANNIS
Recursos:               R$ 40.000
Vigência:               Jan/2003-Out/2004
Agência:                VITAE


Descrição:

- Constituição de uma banco de partituras de compositores brasileiros
contemporâneos;
- Criação de um thesaurus de formação instrumental/vocal;
- Desenvolvimento de método de catalogação de documentação musical em Marc,
na norma Z39.50, atendendo às necessidades e especificidades da busca de informação por músicos e pesquisadores em música;
- Desenvolvimento de representação da formação musical do método de catalogação
para recuperação de partituras por formação instrumental/vocal;
- Catalogação do Banco de Partituras.

* * *

TítuloRESTAURAÇÃO PREVENTIVA, ARQUIVAMENTO E CATALOGAÇÃO DE DOCUMENTOS MUSICAIS E CONSOLIDAÇÃO DO ARQUIVO DE MÚSICA CONTEMPORÂNEA BRASILEIRA DO ACERVO DO CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO DE MÚSICA CONTEMPORÂNEA CDMC-BRASIL/UNICAMP

Coordenador:    JOSÉ A. MANNIS
Recursos:               US$ 8.500
Vigência:               Jun/2003-Set/2004
Agência:                Ministério da Cultura da Espanha – Programa ADAI*

*(Apoio ao Desenvolvimento de Arquivos Iberoamericanos)


Descrição:

- Criação de um Laboratorio de Conservação Preventiva de Partituras;
- Formação técnica de pessoal;
- Tratamento dos documentos do acervo do CDMC;
- Catalogação de partituras em Formato Marc;

* * *

Título:   ACERVO DE MÚSICA BRASILEIRA DA UNICAMP: DIGITALIZAÇÃO E DISPONIBILIZAÇÃO NA BIBLIOTECA DIGITAL

Coordenador:    JOSÉ A. MANNIS
Recursos:               R$ 98.000
Vigência:               Ago/2004-Dez/2005
Agência:                Programa Petrobrás Musica 2004


Descrição:

- Criação de um Laboratório de Digitalização de Imagens no CDMC;
- Digitalização de excertos de partituras do acervo do CDMC bem como das
coleções Villa-Lobos e Dinorá de Carvalho do Instituto de Artes;
- Catalogação dos Acervos Villa-Lobos e Dinorá de Carvalho em formato Marc desenvolvido pelo CDMC;
- Estudo de questões juridicas referentes à diusponibilização de excertos de documentos na internet;
- Armazenar imagens digitalizadas no Servidor do CDMC;
- Colocação dos Links dos excertos de partituras como Campo de Catalogação em Marc
podendo ser acionado pelo usuário durante consulta à distância.



9. Projetos do Grupo de Computação Musical do IME/USP

Coordenação: Prof. Dr. Fábio Kon.

Andante: Agentes Móveis Musicais

AcMus: Software para Cálculo, Análise e Simulação de Acústica Musical

Processamento Distribuído de Áudio

Manutenção do Repositório do Simpósio Brasileiro de Computação Musical (SBC&M)



10. Ambiente de Composição e Performance com Suporte Tecnológico
CLM - Laboratório de Linguagens Sonoras/ PUC-SP

O projeto teve por foco o estudo da relação entre compositor e ambiente de composição
com suporte tecnológico. Duas perspectivas foram privilegiadas no projeto: um estudo
crítico musicológico e a construção de sistemas de composição e performance musical
com auxílio de computador.

Processo FAPESP 96/05379-0
Coordenação: Silvio Ferraz e Fernando Iazzetta.

Bolsistas envolvidos:
Leonardo Aldrovandi (mestrado - Fapesp) – defesa: outubro de 2000.
Cesar Augusto Sponton (mestrado - Fapesp) – defesa: outubro de 2000
Fátima Carneiro (mestrado - PICD) – defesa: abril de 2000.
Ricardo Mitidieri (doutorado - Fapesp) – defesa: abril de 2003.
Mário Cesar Loureiro (mestrado –PICD) – defesa: maio de 2004.
Ana Léa Von Baranow (mestrado – Fapesp) – defesa: agosto de 2002.
Lilian Engelman (mestrado – Fapesp) – defesa: agosto de 2002.
Leomara Craveiro (mestrado - PICD) - defesa: agosto de 2002.
Margarida Fukuda (mestrado –CAPES) – defesa: outubro de 2002.
Alexandre Ruger (IC –Fapesp)
Paulo Ferraz von Zuben (IC- fapesp)


Atividades realizadas:
realização dos ƒorum CLM – de 1998 a 2002 (PUC-SP/USP)
gravação do CD – BrazilNew Music, vol4.



11. Aplicação da idéia filosófica de Ritornelo no desenho de interfaces digitais para
criação e tratamento de audio em tempo real em improvisações livres


O objetivo do projeto é trazer para o desenho de interfaces e na seqüência de
procedimentos de transformação de áudio em tempo real, assim como à determinação
destes procedimentos, um pensamento composicional musical específico. No caso a idéia
de Ritornelo desenvolvidas na filosofia de Deleuze e Guattari.

Processo nº 2001/12276-3.
Coordenação: Prof. Dr. Silvio Ferraz.

Bolsistas associados:
Rogério Moraes Costa (doutorado –Fapesp) – defesa: maio de 2003..
Rodrigo Fonseca (doutorado –capes) – em andamento.
Leonardo Aldrovando (doutorado- Fapesp )- em andamento.
Sérgio Freire (doutorado –PICD) – defesa:junho de 2004.
Lucilia Borges (doutorado – fapesp ) em andamento
Paulo Ferraz von Zuben (mestrado – Fapesp) – defesa: outubro de 2003.
Fernando Kozu Hiroki (mestrado: fapesp) – defesa: agosto de 2003.
Amilcar FerrazFarina (IC-fapesp) – concluida.


Atividades:
encaminhamento do projeto música e ciência, atual musarts, no qual estiveram
relacionados o projeto IRCAM1 e 2.
forum clm 2002 – realizado conjuntamente com Prof. Fernando Iazzetta.
organização das palestras de pesquisadores convidados (Carlos Kater e Rodolfo Caesar)
do “1o. forum de compositores universitários”, UNICAMP-2003.



12.Projeto IRCAM 1 - Visita Dr. Mikhail Malt (pesquisador visitante)

A visita do prof. Malt consistiu na primeira parte do projeto de vinda de dez pesquisadores do IRCAM-paris para uma série de workshops e desenvolvimento de projeto conjunto com pesquisadores brasileiros, prevista para agosto de 2003. A visista do prof. Malt visou a um primeiro contato com pesquisadores brasileiros no sentido de organizar a vinda do grupo francês e projetar a adequabilidade do espaço para a realização do evento.

(processo nº 2003/02938-4)



13. Projeto IRCAM 2 (reunião científica)

O evento IRCAM-Brasil visou ao contato de pesquisadores, estudantes e público em geral
brasileiro com os resultados e tendências das pesquisas voltadas ao desenvolvimento de
softwares para música, realizações/composições ligadas ao Institut de Recherche et
Coordination Acoustique Musique de Paris. Teve também como objetivo colocar os
pesquisadores brasileiros, que vêm voltando suas pesquisas à interface música e
tecnologia, em contato com a equipe francesa para estudo e avaliação de projetos a serem implantados nesta área junto à Fapesp.

(processo fapesp: 03/05993-6)



14. O computador como espaco de criação e performance musicais
Instituto das Artes - IA/UNICAMP

O objetivo deste projeto temático é desenvolver um centro de estudos relativo à presença docomputador tanto como ferramenta de elaboração de material pré-composicional, como no papel de instrumento musical. O objetivo é assim o estudo dos novos ambientes digitais de composição e performance de modo a realçar estatégias e pensamentos composicionais que a eles possam ser associados. Com um enfoque especificamente composicional outra questões relacionadas à composição e performance com auxilio de computador deverão ser estudadas como: autoria (autoria de softwares e autoria de obras realizadas com esses software), rapidez e homogenização de resultados, presença de processos tradicionais de composição, embate entre rigor técnico composicional e rigor tecno-científico, fascínio pela tecnologia etc.

(processo FAPESP: 09/01253-8)

Os primeiros trabalhos devem ser publicados no próximo semestre. Quanto às atividades coletivas de pesquisa, deverão se iniciar em agosto de 2004, face a dificuldades enfrentadas na adequação da sala disponível para pesquisa e instalação de equipamentos.

Coordenação: Prof. Silvio Ferraz e Denise Garcia.
Pesquisador envolvido: José Augusto Mannis (IA/Unicamp).


Bolsas relacionadas:
Tatiana Catanzaro (doutorado - fapesp)



15. EduMusical

O projeto, em desenvolvimento no LSI (Laboratório de Sistemas Integráveis/EPUSP) é focado no Editor Musical, um software criado para uso em atividades de composição musical individual e colaborativa. A pesquisa, em parceria com a Coordenação de Programas Educacionais da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (OSESP), visa a desenvolver, avaliar e disponibilizar um software com quatro ambientes composicionais integrados, para professores e alunos (crianças e adolescentes), para uso tanto na educação básica quanto em aulas específicas de música, em rede local ou de longa distância (internet).

O mesmo se fundamenta em pesquisas sobre a abordagem pedagógica da composição proposta no Modelo (T)EC(L)A (Swanwick, 1979) e as dimensões de crítica musical (Swanwick, 1999), entre outras, e nas pesquisas sobre Informática Educativa e Educação a Distância. Para a implementação e avaliação do software, está sendo utilizada a metodologia de Pesquisa de Desenvolvimento (Richey e Nelson, 1996). Avaliações já conduzidas com professores e adolescentes demonstram que os objetivos iniciais propostos estão sendo alcançados, e que as características técnico-musicais e pedagógicas planejadas poderão surtir os efeitos pedagógicos esperados. Projeto sob suporte do CNPq.

O Portal de Educação Musical é um conjunto de páginas Web onde usuários encontram jogos de Apreciação Musical, jogos de conhecimento de Instrumentos Musicais e de Timbres, informações sobre músicos, peças musicais, dicas para professores, entre outros. O Editor Musical, software de composição musical, pode ser descarregado para o computador do usuário a partir de uma das páginas do Portal. O Portal de Educação Musical serve também de meio de comunicação entre usuários à distância. Por meio do Portal, um usuário pode, por exemplo, submeter sua composição musical para ser avaliada por um professor de música.

Equipe:
Profa. Dra. Roseli de Deus Lopes (coordenação científica)
MSc. Irene Karaguilla Ficheman (gerência do projeto)
Susana Ester Kruger (coord. prog. educacionais - orq. sinfônica de SP)
MSc. Regis Rossi A. Faria (consultor tecnológico)