1. AcMus
Estudo de acústica de salas
Projeto atualmente em desenvolvimento sob orientação
do Prof. Dr. Fernando de Oliveira
Iazzetta e o Prof. Dr. Fábio
Kon na USP. O projeto prevê o estudo de acústica
de salas de concerto e a constituição de uma biblioteca
básica de aplicativos que sirvam na medição
da projeção sonora em salas, o que é passível
de ser desenvolvido a ponto de envolver projetos ligados à
acústica de instrumentos musicais (acústica do instrumento
e modos de projeção sonora dos mesmos em salas de
concerto diversas); emprego de dados de acústica de salas
em projetos de criação que vislumbrem a difusão
sonora como parâmetro composicional etc.
2. Projetos Desenvolvimento de aplicativos e interfaces para
performance em tempo real
Projeto em elaboração a ser desenvolvido no espaço
do IA-UNICAMP, coordenado pelo Prof. Dr. Silvio
Ferraz, e que se articula diretamente com o projeto do NICS
da UNICAMP, coordenado pelo Prof. Dr. Jônatas Manzolli.
Prevê
a criação de uma sala para aplicação
e realização de pesquisas que visem à criação
de aplicativos para a criação musical e performance
envolvendo tratamento de sinal de áudio digital em tempo
real. A este projeto poderão estar associados outros relativos
à criação de estratégias de análise
musical ou preparação de material pré-composicional
com emprego de computador, uma vez que a criação
musical com o uso de recursos de tratamento em tempo real propõe,
na maior parte das vezes, uma “reparametrização”
dos elementos pertinentes à composição musical.
3. Áudio
Imersivo
Pesquisa e Desenvolvimento de Sistemas para áudio imersivo
na Caverna Digital da EPUSP
Projeto de investigação e desenvolvimento
de ferramentas para permitir a espacialização sonora
e a ambientação de cenas acústicas num ambiente
de realidade virtual imersiva completa, com vistas à reprodução
virtual de ambientes musicais, performances acústicas e
criações musicais, coordenado pelo eng. e instrumentista
MSc. Regis Rossi A. Faria
e o prof. Dr. João
A. Zuffo, do LSI - Laboratório de Sistemas Integráveis
da EP-USP.
O projeto, em curso na Caverna Digital da EP-USP desde 2003, prevê
duas fases de desenvolvimento e implantação de tecnologias
para a reprodução de frentes de onda sonoras com
auxilio de matrizes de alto falantes, de forma a criar uma imagem
sonora espacialmente localizada, sem a percepção
por parte dos ouvintes de que os objetos sonoros emanam de fontes
pontuais, como alto falantes discretos, mas sim emergem virtualmente
de uma região ampla ou específica no espaço,
criando possibilidades inéditas para a ambientação
de instrumentação e a montagem de espetáculos
musicais onde a interação com o ouvinte possa inclusive
exceder as tradicionais possibilidades oferecidas nos espetáculos
presenciais, baseados no conceito palco e platéia, e permitindo
assim explorar as relações espaciais entre ouvinte,
instrumentos e espaço de performance.
A primeira fase visa explorar as possibilidades de formatos/métodos
de codificação e geração de frentes
como o Ambisonics e VBAP (Vector Based Amplitude Panning). Em
andamento, esta fase tem previsão de conclusão no
primeiro semestre de 2005. Numa fase posterior (fase II) formatos
mais complexos como WFS (Wave Field Synthesis) serão investigados,
e sua implantação prevê o desenvolvimento
de software bem como hardware. Para esta fase estão
sendo levantadas parcerias com atores da indústria de áudio
e a FAPESP, através de suporte às atividades de
P&D. Início dos trabalhos de implementações
é previsto para março/2005. Estes trabalhos abrem
ainda espaço para colaborações com grupos
europeus trabalhando no desenvolvimento de tecnologias afins.
Clique
aqui para conhecer o projeto Audience
4. PUTS: PANaroma/Unesp - Teatro Sonoro
Orquestra de alto-falantes do Studio PANaroma de Música
Eletroacústica da Unesp
Fundado e dirigido pelo Prof. Dr. Flo
Menezes. Trata-se da primeira orquestra de alto-falantes brasileira,
destinada à difusão multi-pistas, à projeção
e à espacialização sonora de obras eletroacústicas
realizadas em tempo real ou em tempo diferido, em sintonia com
as iniciativas do gênero ocorridas fora do país desde
a década de 1970 visando a um “teatro para os ouvidos”
(e que remonta à definição de um teatro
dell’udito de Orazio Vecchi, em cerca de 1570). Ao PUTS
somam-se as próprias pesquisas em composição
eletroacústica desenvolvidas no Studio PANaroma, com acento
na síntese e tratamento sonoros em tempo real e em tempo
diferido.
5. Projetos do Laboratório de Vibroacústica da
UNICAMP (LVA)
Sob a direção do Prof. Dr.
José Roberto de França Arruda, o LVA possui projetos nas áreas
de análise vibroacústica teórica e experimental,
controle ativo de ruído e vibração e qualidade
sonora financiados pela Fapesp.
Em acústica musical, a primeira iniciativa do LVA foi o
estudo do violino, em colaboração com o luthier
Rafael Sando. Este estudo começou com uma análise
modal experimental da tampa e fundo de um instrumento
[1],
bem como algumas experiências de excitação
por re-alimentação acústica de modos do instrumento
completo e dinâmica do movimento da corda excitada pelo
arco, e gerou um primeiro trabalho publicado em anais de congresso
[2].
A pesquisa teve continuidade através de estudo feito sobre
a qualidade sonora de violinos, envolvendo análise de sinais
e conceitos de qualidade sonora, e gerou um trabalho publicado
em anais de congresso
[3]
e um artigo em periódico
[4].
As publicações do LVA são citadas em
Literatura.
A partir destas experiências, o LVA inicia diversos projetos
na área de acústica de instrumentos musicais (simulação
física, análise experimental com técnicas
ópticas e vibroacústicas, análise de qualidade
sonora e síntese com ênfase em instrumentos tipicamente
brasileiros) e novas fontes sonoras com diretividade controlada
(multipólos acústicos e “arrays”, reverberação
ativa de salas).
6.Projetos do Núcleo Interdisciplinar de Comunicação
Sonora - NICS/UNICAMP
Sob a coordenação do Prof. Dr. Jônatas Manzolli
e Prof. Dr. Adolfo Maia Jr. o
NICS tem desenvolvido pesquisas e projetos na área de Ciências
Cognitivas, Inteligência Computacional, e Interfaces. Como
exemplo mencionamos a construção da sala interativa
ADA: the intelligent space e do sistema interativo Roboser
(www.roboser.com)
em parceria com o Instituto de Neuroinformática da Universidade
Politécnica Federal (ETHZ), Suíça. Neste
caso, estuda-se o desenvolvimento de interfaces inteligentes para
controle sonoro-visual, utilizando tecnologia derivada da neuroinformática.
Esta parceria com o INI/ETHZ é o cerne de um conjunto de
aplicações que visam ao entendimento e o desenvolvimento
de novos paradigmas para sistemas interativos de composição
musical. Através da simulação de sistemas
distribuídos com comportamento adaptável, o projeto
utiliza-se de robôs para explorar o meio-ambiente e produzir
estruturas sonoras emergentes.
7. Estúdio Virtual
NICS/Unicamp
Projeto iniciado no NICS, poderá servir como base para
a construção de um novo sítio eletrônico
para o Instituto Virtual. Neste caso partir do conceito de Instrumento
Musical Distribuído na Web, criam-se e estudam-se aplicativos
na linguagem Java cujas características multi-plataforma
e interativas, proporcionam portabilidade, funcionalidade e performance
musical distribuída. Coordenação: Prof. Dr.
Jônatas Manzolli.
8. Projetos do CDMC - Centro
de Documentação de Música Contemporânea
Título: CONSTITUIÇÃO,
CATALOGAÇÃO E DISPONIBILIZAÇÃO DE
ACERVO DE MÚSICA CONTEMPORÂNEA BRASILEIRA DO CDMC
Coordenador: JOSÉ
A. MANNIS
Recursos:
R$ 40.000
Vigência:
Jan/2003-Out/2004
Agência:
VITAE
Descrição:
- Constituição de uma banco de partituras de compositores
brasileiros
contemporâneos;
- Criação de um thesaurus de formação
instrumental/vocal;
- Desenvolvimento de método de catalogação
de documentação musical em Marc,
na norma Z39.50, atendendo às necessidades e especificidades
da busca de informação por músicos e pesquisadores
em música;
- Desenvolvimento de representação da formação
musical do método de catalogação
para recuperação de partituras por formação
instrumental/vocal;
- Catalogação do Banco de Partituras.
* * *
Título:
RESTAURAÇÃO PREVENTIVA, ARQUIVAMENTO E CATALOGAÇÃO
DE DOCUMENTOS MUSICAIS E CONSOLIDAÇÃO DO ARQUIVO
DE MÚSICA CONTEMPORÂNEA BRASILEIRA DO ACERVO DO
CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO DE MÚSICA CONTEMPORÂNEA
CDMC-BRASIL/UNICAMP
Coordenador: JOSÉ
A. MANNIS
Recursos:
US$ 8.500
Vigência:
Jun/2003-Set/2004
Agência:
Ministério da Cultura da Espanha – Programa ADAI*
*(Apoio ao Desenvolvimento de Arquivos Iberoamericanos)
Descrição:
- Criação de um Laboratorio de Conservação
Preventiva de Partituras;
- Formação técnica de pessoal;
- Tratamento dos documentos do acervo do CDMC;
- Catalogação de partituras em Formato Marc;
* * *
Título:
ACERVO DE MÚSICA BRASILEIRA DA UNICAMP: DIGITALIZAÇÃO
E DISPONIBILIZAÇÃO NA BIBLIOTECA DIGITAL
Coordenador: JOSÉ
A. MANNIS
Recursos:
R$ 98.000
Vigência:
Ago/2004-Dez/2005
Agência:
Programa Petrobrás Musica 2004
Descrição:
- Criação de um Laboratório de Digitalização
de Imagens no CDMC;
- Digitalização de excertos de partituras do acervo
do CDMC bem como das
coleções Villa-Lobos e Dinorá de Carvalho
do Instituto de Artes;
- Catalogação dos Acervos Villa-Lobos e Dinorá
de Carvalho em formato Marc desenvolvido pelo CDMC;
- Estudo de questões juridicas referentes à diusponibilização
de excertos de documentos na internet;
- Armazenar imagens digitalizadas no Servidor do CDMC;
- Colocação dos Links dos excertos de partituras
como Campo de Catalogação em Marc
podendo ser acionado pelo usuário durante consulta à
distância.
9. Projetos do Grupo de Computação Musical do
IME/USP
Coordenação: Prof. Dr. Fábio
Kon.
Andante:
Agentes Móveis Musicais
AcMus: Software
para Cálculo, Análise e Simulação
de Acústica Musical
Processamento
Distribuído de Áudio
Manutenção
do Repositório do Simpósio Brasileiro de Computação
Musical (SBC&M)
10. Ambiente de Composição
e Performance com Suporte Tecnológico
CLM
- Laboratório de Linguagens Sonoras/ PUC-SP
O projeto teve por foco o estudo da relação entre
compositor e ambiente de composição
com suporte tecnológico. Duas perspectivas foram privilegiadas
no projeto: um estudo
crítico musicológico e a construção
de sistemas de composição e performance musical
com auxílio de computador.
Processo FAPESP 96/05379-0
Coordenação: Silvio
Ferraz e Fernando Iazzetta.
Bolsistas envolvidos:
Leonardo Aldrovandi (mestrado - Fapesp) – defesa: outubro
de 2000.
Cesar Augusto Sponton (mestrado - Fapesp) – defesa: outubro
de 2000
Fátima Carneiro (mestrado - PICD) – defesa: abril
de 2000.
Ricardo Mitidieri (doutorado - Fapesp) – defesa: abril de
2003.
Mário Cesar Loureiro (mestrado –PICD) – defesa:
maio de 2004.
Ana Léa Von Baranow (mestrado – Fapesp) – defesa:
agosto de 2002.
Lilian Engelman (mestrado – Fapesp) – defesa: agosto
de 2002.
Leomara Craveiro (mestrado - PICD) - defesa: agosto de 2002.
Margarida Fukuda (mestrado –CAPES) – defesa: outubro
de 2002.
Alexandre Ruger (IC –Fapesp)
Paulo Ferraz von Zuben (IC- fapesp)
Atividades realizadas:
realização dos ƒorum CLM
– de 1998 a 2002 (PUC-SP/USP)
gravação do CD – BrazilNew Music, vol4.
11. Aplicação da idéia filosófica
de Ritornelo no desenho de interfaces digitais para
criação e tratamento de audio em tempo real em improvisações
livres
O objetivo do projeto é trazer para o desenho de interfaces
e na seqüência de
procedimentos de transformação de áudio em
tempo real, assim como à determinação
destes procedimentos, um pensamento composicional musical específico.
No caso a idéia
de Ritornelo desenvolvidas na filosofia de Deleuze e Guattari.
Processo nº 2001/12276-3.
Coordenação: Prof. Dr. Silvio Ferraz.
Bolsistas associados:
Rogério Moraes Costa (doutorado –Fapesp)
– defesa: maio de 2003..
Rodrigo Fonseca (doutorado –capes) – em andamento.
Leonardo Aldrovando (doutorado- Fapesp )- em andamento.
Sérgio Freire (doutorado –PICD) – defesa:junho
de 2004.
Lucilia Borges (doutorado – fapesp ) em andamento
Paulo Ferraz von Zuben (mestrado – Fapesp) – defesa:
outubro de 2003.
Fernando Kozu Hiroki (mestrado: fapesp) – defesa: agosto
de 2003.
Amilcar FerrazFarina (IC-fapesp) – concluida.
Atividades:
encaminhamento do projeto música e ciência, atual
musarts, no qual estiveram
relacionados o projeto IRCAM1 e 2.
forum clm 2002 – realizado conjuntamente com Prof. Fernando
Iazzetta.
organização das palestras de pesquisadores convidados
(Carlos Kater e Rodolfo Caesar)
do “1o. forum de compositores universitários”,
UNICAMP-2003.
12.Projeto IRCAM 1 - Visita Dr. Mikhail Malt (pesquisador visitante)
A visita do prof. Malt consistiu na primeira parte do projeto
de vinda de dez pesquisadores do IRCAM-paris para uma série
de workshops e desenvolvimento de projeto conjunto com pesquisadores
brasileiros, prevista para agosto de 2003. A visista do prof.
Malt visou a um primeiro contato com pesquisadores brasileiros
no sentido de organizar a vinda do grupo francês e projetar
a adequabilidade do espaço para a realização
do evento.
(processo nº 2003/02938-4)
13. Projeto IRCAM 2 (reunião científica)
O evento IRCAM-Brasil visou ao contato de pesquisadores, estudantes
e público em geral
brasileiro com os resultados e tendências das pesquisas
voltadas ao desenvolvimento de
softwares para música, realizações/composições
ligadas ao Institut de Recherche et
Coordination Acoustique Musique de Paris. Teve também como
objetivo colocar os
pesquisadores brasileiros, que vêm voltando suas pesquisas
à interface música e
tecnologia, em contato com a equipe francesa para estudo e avaliação
de projetos a serem implantados nesta área junto à
Fapesp.
(processo fapesp: 03/05993-6)
14. O computador como espaco de criação e performance
musicais
Instituto das Artes - IA/UNICAMP
O objetivo deste projeto temático é desenvolver
um centro de estudos relativo à presença docomputador
tanto como ferramenta de elaboração de material
pré-composicional, como no papel de instrumento musical.
O objetivo é assim o estudo dos novos ambientes digitais
de composição e performance de modo a realçar
estatégias e pensamentos composicionais que a eles possam
ser associados. Com um enfoque especificamente composicional outra
questões relacionadas à composição
e performance com auxilio de computador deverão ser estudadas
como: autoria (autoria de softwares e autoria de obras realizadas
com esses software), rapidez e homogenização de
resultados, presença de processos tradicionais de composição,
embate entre rigor técnico composicional e rigor tecno-científico,
fascínio pela tecnologia etc.
(processo FAPESP: 09/01253-8)
Os primeiros trabalhos devem ser publicados no próximo
semestre. Quanto às atividades coletivas de pesquisa, deverão
se iniciar em agosto de 2004, face a dificuldades enfrentadas
na adequação da sala disponível para pesquisa
e instalação de equipamentos.
Coordenação: Prof. Silvio Ferraz e Denise Garcia.
Pesquisador envolvido: José
Augusto Mannis (IA/Unicamp).
Bolsas relacionadas:
Tatiana Catanzaro (doutorado - fapesp)
15. EduMusical
O projeto, em desenvolvimento no LSI (Laboratório
de Sistemas Integráveis/EPUSP) é focado no Editor
Musical, um software criado para uso em atividades
de composição musical individual e colaborativa.
A pesquisa, em parceria com a Coordenação de Programas
Educacionais da Orquestra Sinfônica do Estado de São
Paulo (OSESP), visa a desenvolver, avaliar e disponibilizar um
software com quatro ambientes composicionais integrados, para
professores e alunos (crianças e adolescentes), para uso
tanto na educação básica quanto em aulas
específicas de música, em rede local ou de longa
distância (internet).
O mesmo se fundamenta em pesquisas sobre a abordagem pedagógica
da composição proposta no Modelo (T)EC(L)A (Swanwick,
1979) e as dimensões de crítica musical (Swanwick,
1999), entre outras, e nas pesquisas sobre Informática
Educativa e Educação a Distância. Para a implementação
e avaliação do software, está sendo utilizada
a metodologia de Pesquisa de Desenvolvimento (Richey e Nelson,
1996). Avaliações já conduzidas com professores
e adolescentes demonstram que os objetivos iniciais propostos
estão sendo alcançados, e que as características
técnico-musicais e pedagógicas planejadas poderão
surtir os efeitos pedagógicos esperados. Projeto sob suporte
do CNPq.
O Portal
de Educação Musical é um conjunto de
páginas Web onde usuários encontram jogos de Apreciação
Musical, jogos de conhecimento de Instrumentos Musicais e de Timbres,
informações sobre músicos, peças musicais,
dicas para professores, entre outros. O Editor Musical, software
de composição musical, pode ser descarregado para
o computador do usuário a partir de uma das páginas
do Portal. O Portal de Educação Musical serve também
de meio de comunicação entre usuários à
distância. Por meio do Portal, um usuário pode, por
exemplo, submeter sua composição musical para ser
avaliada por um professor de música.
Equipe:
Profa. Dra. Roseli de Deus
Lopes (coordenação científica)
MSc. Irene Karaguilla Ficheman
(gerência do projeto)
Susana Ester Kruger
(coord. prog. educacionais - orq. sinfônica de SP)
MSc. Regis Rossi A. Faria
(consultor tecnológico)
|
|
|