Como parte das atividades previstas no âmbito do MusArtS,
prevê-se a realização regular de:
1. Eventos para troca de informações sobre pesquisas
em andamento ou concluídas entre pesquisadores brasileiros,
incluindo o intercâmbio com pesquisadores estrangeiros;
2. Divulgação de resultados das pesquisas, produção
e desenvolvimentos na forma de composições musicais
em concertos (em salas especialmente aptas a tais apresentações)
e demonstrações/performances;
3. Eventos educacionais para apresentação de aplicativos
composicionais, educacionais, de análise musical e de auralização
(em workshops, cursos de curta duração, cursos
de férias, seminários e simpósios);
4. Publicações de artigos e divulgação
em publicações de maior difusão dos resultados
(tanto daqueles mais especificamente de pesquisa quanto daqueles
mais dirigidos a um grande público);
5. Assessoria a empresas e artesãos na melhoria da qualidade
de instrumentos musicais;
6. Eventos de grande porte com a presença de grupos de
pesquisa de referência no exterior para aquisição
de conhecimento por parte dos pesquisadores brasileiros e possibilidade
de contato visando a estabelecer projetos de intercâmbio.
7. Realização de concertos virtuais divulgados a
partir do sítio eletrônico do Instituto e, partir
daí, explorar novas formas de criação, performance,
interação e difusão musical através
da Internet.
EVENTOS FUTUROS
EVENTOS REALIZADOS
EVENTOS FUTUROS
SBCM 2005
10th. Brazilian Symposium on Computer Music
Poços de Caldas, MG, Brazil - 3 a 5/OCT/2005
website: http://www.cefala.org/sbcm2005/english/index.html
IX Convenção Nacional da
AES Brasil
III Congresso da AES Brasil
Sao Paulo, SP, Brasil - 11 a 13/ABR/2005
website: http://www.aesbrasil.org/Congresso2005.html
EVENTOS REALIZADOS
Forum IRCAM_Brasil
8-14 agosto 2003
A realização do Forum IRCAM contou com a presença
de pesquisadores da instituição francesa para workshops
abertos e reuniões de apresentação de aplicativos
e trabalhos relativos às linhas de pesquisa deste instituto.
O workshop foi desenvolvido em dois módulos: um aberto
ao público, mais amplo, composto de estudantes e pesquisadores,
e um segundo no formato de uma reunião científica,
visando à troca de experiências entre pesquisadores
da equipe francesa e os pesquisadores ligados ao instituto Musarts.
O Forum aconteceu em época subseqüente à reunião
do NUCOM (Núcleo de Computação e Música,
da SBC - Sociedade Brasileira de Computação), realizado
em início de agosto. Paralelamente ao workshop, foi realizada
demonstração de softwares do Forum IRCAM um apresentação
de trabalhos realizados nos maiores escopos de pesquisa do Musarts
(acústica de salas, análise/síntese, interatividade,
inteligência articial) desenvolvidos por pesquisadores,
compositores e performers brasileiros nos últimos
anos.
Este formato de apresentação foi formulado a partir
de reunião científica realizada no primeiro semestre
de 2003 (de 28 de abril a 2 de maio de 2003) com participação
de pesquisadores brasileiros para organização do
evento e planejamento da apresentação de resultados
de pesquisas e propostas de projetos para o segundo semestre,
e para contatos prévios em vista da organização
final do Forum IRCAM-Brasil.
Como temáticas para este encontro, foram focados temas
emergentes no Brasil - como acústica de salas, análise
assistida por computador, sistemas interativos em tempo real,
e inteligência computacional - já contando com pesquisadores
atuantes, e que situam-se também no eixo central de produção
do IRCAM.
Pesquisadores da Equipe IRCAM participantes:
Hugues Vinet (diretor científico do IRCAM desde 1994 e
do laboratório de pesquisa conjunta IRCAM-CNRS - Centre
National de Recherche Scientifique)
Andrew Gerzo (membro do staff permanente do IRCAM, atual diretor
do departamento pedagógico)
Xavier Rodet (pesquisador científico da equipe de análise
e síntese do IRCAM)
Mikhail Malt (responsável por cursos de composição
auxiliada por computador do IRCAM)
Benjamin Thigpen (professor de música computadorizada no
IRCAM)
Programação:
O evento foi organizado em três níveis:
- grandes seminários, interligando o trabalho de composição
musical com o da produção técnica em
informática musical (manhã)
- workshops, para um público menor, apresentando mais
detalhadamente o funcionamento dos aplicativos do Forum Ircam-Brasil
(tutoriais, manhã e tarde)
- reuniões científicas (tardes)
8/agosto
9o. SBCM - UNICAMP
comunicação - "pesquisa e desenvolvimento no Ircam"
- Hughes Vinet
comunicação - "a importância artística
da política do Ircam" - Andrew Gerzo
Teatro Aliança Francesa
exposição virtual - Marco Delogu
11/agosto
Itaú Cultural
comunicação - "usos musicais da tecnologia em tempo
real" - Andrew Gerzo
Faculdade Santa Marcelina
workshop - "música computadorizada" - Benjamin Thigpen
Teatro Aliança Francesa
audição (exposição sonora non-stop
com gravações do acervo do Ircam e obras de compositores
de vanguarda brasileiros)
12/agosto
Itaú Cultural
comunicação - "composição auxiliada
por computador" - Mikhail Malt
Faculdade Santa Marcelina
workshop - "música computadorizada" - M. Malt
Teatro Aliança Francesa
audição (exposição sonora non-stop)
13/agosto
Itaú Cultural
comunicação - "analysis/synthesis" - Xavier Rodet
Faculdade Santa Marcelina
workshop - "música computadorizada" - B. Thigpen, M. Malt
14/agosto
Teatro Aliança Francesa
ateliê-concerto (apresentação do Ircam em
colaboração com o grupo francês TM+, obras
para instrumentos acústicos, live electronics e performance
auxilida por computador)
Forum Ircam_Br
Projeto: MusArtS
Realização: FAPESP
Promoção: Itaú Cultural e Aliança
Francesa
Organização: Consulado Geral da França em
São Paulo, AFAA, CenDoTec, CDMC, Unicamp
Apoio: Sociedade Cultura Artística e FASM (Faculdade Santa
Marcelina)
Apoio institucional: Cultura FM 103.3 MHz
Produção executiva: Silente
GMEM
– Groupe de Musique Expérimentale de Marseille
Centre National de Création Musicale, França
Missão Brasil
25/set - 03/ago 2003
Um segundo evento realizado pelo MusArtS trouxe representantes
do Groupe de Recherches Musicais (GRM) e da equipe de Marseille
de produção de aplicativos de difusão, bem
como de grupo da Bélgica (coordenado pela compositora Annete
Vande Gorne, baseado em Bourges), dentre outros centros e grupos
de referência para a atividades que interliguem música,
tecnologia e acústica.
V BIMESP 2004
Bienal Internacional de Música Eletroacústica de
São Paulo
Realização: Studio PANaroma de Música
Eletroacústica da Unesp /SESC
Realização técnica: PUTS: PANaroma/Unesp
-Teatro Sonoro
Apoio: FAPESP
Encontro MusArtS
Encontro e mesa-redonda exposição pública
de trabalhos com os membros do Grupo de Pesquisa FAPESP “MusArtS
Musica Articulata Scientia”, com compositores e pesquisadores
da área da tecnologia musical da Unesp, USP, Unicamp e
outras instituições.
Tema: exposição dos compositores e pesquisadores
associados ao grupo MusArtS de suas atividades no campo da informática
e tecnologia musicais, com especial ênfase nas aplicações
voltadas à música eletroacústica.
Participantes: Membros do MusArtS
Data: quinta-feira, 10 de junho
Programação:
Encontro
dos membros do MusArtS (não aberto ao público)
Almoço
Mesa-redonda e Exposição de trabalhos
(aberto ao público)
Local: Sala no SESC Ipiranga.
Concerto
Local: Teatro do SESC Ipiranga.
|
|
|