Como parte das atividades previstas no âmbito do MusArtS, prevê-se a realização regular de:

1. Eventos para troca de informações sobre pesquisas em andamento ou concluídas entre pesquisadores brasileiros, incluindo o intercâmbio com pesquisadores estrangeiros;

2. Divulgação de resultados das pesquisas, produção e desenvolvimentos na forma de composições musicais em concertos (em salas especialmente aptas a tais apresentações) e demonstrações/performances;

3. Eventos educacionais para apresentação de aplicativos composicionais, educacionais, de análise musical e de auralização (em workshops, cursos de curta duração, cursos de férias, seminários e simpósios);

4. Publicações de artigos e divulgação em publicações de maior difusão dos resultados (tanto daqueles mais especificamente de pesquisa quanto daqueles mais dirigidos a um grande público);

5. Assessoria a empresas e artesãos na melhoria da qualidade de instrumentos musicais;

6. Eventos de grande porte com a presença de grupos de pesquisa de referência no exterior para aquisição de conhecimento por parte dos pesquisadores brasileiros e possibilidade de contato visando a estabelecer projetos de intercâmbio.

7. Realização de concertos virtuais divulgados a partir do sítio eletrônico do Instituto e, partir daí, explorar novas formas de criação, performance, interação e difusão musical através da Internet.

EVENTOS FUTUROS
EVENTOS REALIZADOS



EVENTOS FUTUROS

SBCM 2005
10th. Brazilian Symposium on Computer Music


Poços de Caldas, MG, Brazil - 3 a 5/OCT/2005
website: http://www.cefala.org/sbcm2005/english/index.html



IX Convenção Nacional da AES Brasil
III Congresso da AES Brasil


Sao Paulo, SP, Brasil - 11 a 13/ABR/2005
website: http://www.aesbrasil.org/Congresso2005.html


EVENTOS REALIZADOS



Forum IRCAM_Brasil
8-14 agosto 2003


A realização do Forum IRCAM contou com a presença de pesquisadores da instituição francesa para workshops abertos e reuniões de apresentação de aplicativos e trabalhos relativos às linhas de pesquisa deste instituto. O workshop foi desenvolvido em dois módulos: um aberto ao público, mais amplo, composto de estudantes e pesquisadores, e um segundo no formato de uma reunião científica, visando à troca de experiências entre pesquisadores da equipe francesa e os pesquisadores ligados ao instituto Musarts.

O Forum aconteceu em época subseqüente à reunião do NUCOM (Núcleo de Computação e Música, da SBC - Sociedade Brasileira de Computação), realizado em início de agosto. Paralelamente ao workshop, foi realizada demonstração de softwares do Forum IRCAM um apresentação de trabalhos realizados nos maiores escopos de pesquisa do Musarts (acústica de salas, análise/síntese, interatividade, inteligência articial) desenvolvidos por pesquisadores, compositores e performers brasileiros nos últimos anos.

Este formato de apresentação foi formulado a partir de reunião científica realizada no primeiro semestre de 2003 (de 28 de abril a 2 de maio de 2003) com participação de pesquisadores brasileiros para organização do evento e planejamento da apresentação de resultados de pesquisas e propostas de projetos para o segundo semestre, e para contatos prévios em vista da organização final do Forum IRCAM-Brasil.

Como temáticas para este encontro, foram focados temas emergentes no Brasil - como acústica de salas, análise assistida por computador, sistemas interativos em tempo real, e inteligência computacional - já contando com pesquisadores atuantes, e que situam-se também no eixo central de produção do IRCAM.


Pesquisadores da Equipe IRCAM participantes:

Hugues Vinet (diretor científico do IRCAM desde 1994 e do laboratório de pesquisa conjunta IRCAM-CNRS - Centre National de Recherche Scientifique)

Andrew Gerzo (membro do staff permanente do IRCAM, atual diretor do departamento  pedagógico)

Xavier Rodet (pesquisador científico da equipe de análise e síntese do IRCAM)

Mikhail Malt (responsável por cursos de composição auxiliada por computador do IRCAM)

Benjamin Thigpen (professor de música computadorizada no IRCAM)


Programação:

O evento foi organizado em três níveis:
  • grandes seminários, interligando o trabalho de composição musical com o da produção técnica em informática musical (manhã)
  • workshops, para um público menor, apresentando mais detalhadamente o funcionamento dos aplicativos do Forum Ircam-Brasil (tutoriais, manhã e tarde)
  • reuniões científicas (tardes)

8/agosto

9o. SBCM - UNICAMP
comunicação - "pesquisa e desenvolvimento no Ircam" - Hughes Vinet
comunicação - "a importância artística da política do Ircam" - Andrew Gerzo

Teatro Aliança Francesa
exposição virtual - Marco Delogu


11/agosto

Itaú Cultural
comunicação - "usos musicais da tecnologia em tempo real" - Andrew Gerzo

Faculdade Santa Marcelina
workshop - "música computadorizada" - Benjamin Thigpen

Teatro Aliança Francesa
audição (exposição sonora non-stop com gravações do acervo do Ircam e obras de compositores de vanguarda brasileiros)


12/agosto

Itaú Cultural
comunicação - "composição auxiliada por computador" - Mikhail Malt

Faculdade Santa Marcelina
workshop - "música computadorizada" - M. Malt

Teatro Aliança Francesa
audição (exposição sonora non-stop)


13/agosto

Itaú Cultural
comunicação - "analysis/synthesis" - Xavier Rodet

Faculdade Santa Marcelina
workshop - "música computadorizada" - B. Thigpen, M. Malt


14/agosto

Teatro Aliança Francesa
ateliê-concerto (apresentação do Ircam em colaboração com o grupo francês TM+, obras para instrumentos acústicos, live electronics e performance auxilida por computador)


Forum Ircam_Br

Projeto: MusArtS
Realização: FAPESP
Promoção: Itaú Cultural e Aliança Francesa
Organização: Consulado Geral da França em São Paulo, AFAA, CenDoTec, CDMC, Unicamp
Apoio: Sociedade Cultura Artística e FASM (Faculdade Santa Marcelina)
Apoio institucional: Cultura FM 103.3 MHz
Produção executiva: Silente



GMEM – Groupe de Musique Expérimentale de Marseille
Centre National de Création Musicale, França
Missão Brasil


25/set - 03/ago 2003

Um segundo evento realizado pelo MusArtS trouxe representantes do Groupe de Recherches Musicais (GRM) e da equipe de Marseille de produção de aplicativos de difusão, bem como de grupo da Bélgica (coordenado pela compositora Annete Vande Gorne, baseado em Bourges), dentre outros centros e grupos de referência para a atividades que interliguem música, tecnologia e acústica.



V BIMESP 2004
Bienal Internacional de Música Eletroacústica de São Paulo


Realização: Studio PANaroma de Música Eletroacústica da Unesp /SESC
Realização técnica: PUTS: PANaroma/Unesp -Teatro Sonoro
Apoio: FAPESP

Encontro MusArtS

Encontro e mesa-redonda exposição pública de trabalhos com os membros do Grupo de Pesquisa FAPESP “MusArtS
Musica Articulata Scientia”, com compositores e pesquisadores da área da tecnologia musical da Unesp, USP, Unicamp e outras instituições.

Tema: exposição dos compositores e pesquisadores associados ao grupo MusArtS de suas atividades no campo da informática e tecnologia musicais, com especial ênfase nas aplicações voltadas à música eletroacústica.

Participantes: Membros do MusArtS

Data: quinta-feira, 10 de junho
Programação:

Encontro dos membros do MusArtS (não aberto ao público)

Almoço

Mesa-redonda e Exposição de trabalhos (aberto ao público)
Local: Sala no SESC Ipiranga.

Concerto
Local: Teatro do SESC Ipiranga.