São Paulo, 27/10/2004

LSI da Poli tem projeto vencedor em licitação da Finep para TV Digital

Antonio Carlos Quinto

O projeto de terminal de acesso para o Sistema Brasileiro de TV Digital, do Laboratório de Sistemas Integráveis (LSI) da Escola Politécnica da USP, foi uma das sete propostas vencedoras divulgadas no início desta semana pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) do Ministério da Ciência e Tecnologia. O LSI coordenará um consórcio que reúne universidades e empresas para a produção de terminais de acesso e seus componentes. De acordo com o professor Marcelo Knörich Zuffo, o montante final de recursos, entre auxílio da Finep e da iniciativa privada deverá somar cerca de R$ 5,3 milhões.

De acordo com o professor, os valores estarão disponíveis a partir da primeira quinzena de novembro. "A partir disso, teremos dez meses para desenvolver uma linha de oito produtos e componentes que deverão compor uma família de terminais de acesso", conta.

Além do projeto vencedor, o LSI participará ativamente de estudos e projetos para a implantação do Sistema Brasileiro de TV Digital. O laboratório terá participação no projeto de definição de Middleware (softwares) e de modulação. "Todos os envolvidos nos projetos, empresas e instituições de ensino e pesquisa, têm seus projetos de terminais de acesso", conta Zuffo. Segundo o professor, são vários terminais já elaborados que independem do padrão a ser adotado. "A idéia agora é juntarmos componentes e idéias para definirmos uma série de aparelhos e componentes que contemple toda diversidade de usos para a TV Digital", diz.

Consórcio
No projeto dos terminais de acesso, o LSI coordenará uma equipe de cerca de 40 pesquisadores de instituições de ensino e empresas privadas. Entre as empresas participantes, a Intel, Samsumg, Itautec, Solectron, Superwaba, BP&M, ST microeletronics e IPV-6. Além do LSI, participam do consórcio pela USP o Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) e a Escola de Engenharia, ambos da USP de São Carlos, o Laboratório de Rede de Computadores (LARC) e o Departamento de Engenharia de Produção, ambos da Poli, as universidades federais do Rio Grande do Norte, do Paraná e do Rio Grande do Sul, e a Universidade Mackenzie. Esta última foi a vencedora do projeto de modulação, da qual o LSI também participa.

Para o professor Zuffo, este foi o primeiro passo concreto em direção à tecnologia de TV Digital no Brasil. "Apesar de não termos ainda um padrão definido, todos os participantes estão preparados para desenvolver estas novas tecnologias", garante. O desafio agora, segundo o pesquisador, é viabilizar as condições para a instalação dos laboratórios na própria USP.

Mais informações: (0XX11) 3091-5589, no LSI, com o professor Marcelo Knörich Zuffo; e-mail mkzuffo@lsi.usp.br



A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, é permitida mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte de origem.
 
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp
sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br