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Introdução
O Projeto AUDIENCE

Sonorizando com o AUDIENCE

 
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AMBISONICS

Conhecido desde a década de 1970, quando surgiram as primeiras proposições de codificadores/decodificadores, o sistema de codificação sonora Ambisonics é baseado numa elegante formulação matemática onde tanto a informação espacial quanto a temporal do som é codificada em 4 vetores - x, y, z, e w (para Ambisonics de 1a. ordem) - como se o mesmo fosse projetado em eixos cartesianos.

Inicialmente concebido para permitir o registro de um campo sonoro real, gravado por meio de micrones do tipo "soundfield", este formato pode ser adequadamente adaptado para permitir a simulação e criação artificial de campos sonoros produzidos em computador. Para a reprodução do som, os vetores são adequadamente transformados em saídas para os altofalantes dispostos numa configuração conhecida em torno da área de audição. Uma clara vantagem deste método está na flexibilidade de se escolher o número de altofalantes que serão usados e a sua disposição em torno da área de audição.

Esquema Ambisonics (objetos sonoros no espaço virtual e altofalantes no espaço real têm suas posições parametrizadas no sistema)


Wave Field Synthesis

O segundo formato (Wave Field Synthesis - WFS) é mais recente, e está baseado numa formulação computacionalmente mais complexa, envolvendo o modelamento físico da propagação de ondas sonoras no meio, e que leva em consideração uma discretização do espaço físico da área de audição.

Nesta técnica, o objeto principal é emular a frente de onda que seria produzida por objetos sonoros reais em um ambiente acústico específico, através de matrizes de altofalantes densamente distribuídas no contorno da área de audição. Uma vantagem desta técnica é sua maior tolerância a variações na carga acústica presente na área de audição (múltiplos ouvintes) e também sua capacidade em induzir a percepção de objetos sonoros localizados numa área de audição maior, inclusive havendo a possibilidade de se posicionar objetos formados no meio do ambiente de audição, posicionados ao redor do(s) ouvinte(s) e formados na frente dos altofalantes.

A síntese da frente de onda é uma tarefa crítica, e pode se implicar num custo computacional elevado, o que pretendemos abordar utilizando-se - cluster computing - , distribuindo as tarefas e cálculos associados à auralização pelos nós de um aglomerado computacional.

Wave Field Synthesis

 

 

 
  Laboratório de Sistemas IntegráveisEscola Politécnica