Universidade de São Paulo

O Centro Interdisciplinar em Tecnologias Interativas da USP (CITI-USP) é uma plataforma para projetos multidisciplinares amplamente disponíveis para utilização por parte da comunidade científica da Universidade de São Paulo ou de instituições científicas com as quais ela mantenha laços de cooperação. Tal disponibilidade implica no objetivo de agregação de pesquisadores de reconhecida credibilidade científica e a existência de recursos tecnológicos de ponta (“cutting edge technologies”).

Os principais objetivos de pesquisa do CITI-USP são promover a investigação científica multidisciplinar e experimentar vários desenvolvimentos tecnológicos de impacto no humano em áreas de grande relevância, como educação, saúde, acessibilidade, comunicação, energia, artes dentre outros. Assim, dois conceitos importantes estão associados a este centro: o conceito de Usina de Idéias (“Think-tank”) e o conceito de FabLab (Fábrica-Laboratório).

Voltado para a pesquisa, a difusão e o desenvolvimento tecnológico, com foco na inovação, o CITI-USP tem sua área de atuação concentrada nos temas de “Interação Humano-Computador” (IHC) e “Meios Eletrônicos Interativos” (MEI). A área de IHC/MEI atualmente é um campo que concentra alguns dos maiores desafios científicos e tecnológicos e que tem propiciado inúmeras transformações na sociedade.

Infraestrutura

O CITI-USP busca operacionalizar a recepção e atendimento dos usuários em ambientes adequados para a viabilização técnica e econômica de projetos e, para tal, disponibiliza equipamentos, sistemas e infraestrutura de ponta, além de reunir pesquisadores altamente qualificados.

Pesquisa e Desenvolvimento

Saúde Digital

O núcleo é especializado em desenvolvimento de soluções de tecnologia avançada na área de saúde, desde a concepção até o desenvolvimento, como registros eletrônicos de saúde, prontuário eletrônico de pacientes, simuladores de realidade virtual, sistemas de anatomia patológica, ferramentas de educação à distância e de análises estatísticas e sistemas de alto desempenho em cluster e grid.

Engenharia Multimídia

O núcleo direciona suas linhas de pesquisa ao desenvolvimento de tecnologias e produtos multimídia, criando diversas soluções tecnológicas de ponta. O núcleo aplica seus conhecimentos em projetos de grande relevância socioeconômica, de baixo custo e alta complexidade, importantes para o cenário tecnológico nacional e provendo subsídios para decisões governamentais com grande impacto social.

Tecnologias para Educação

O Núcleo de Aprendizagem, Trabalho e Entretenimento – NATE promove a inclusão digital e social, abrangendo diversas áreas do conhecimento. Com perfil multidisciplinar, desenvolve projetos educacionais interativos, tecnologias e soluções inovadoras, contribuindo para a melhoria da qualidade do ensino brasileiro.

Tecnologias Imersivas (Realidade Virtual e Realidade Aumentada)

O Núcleo de Realidade Virtual – NRV tem como especialidade o desenvolvimento de sistemas de Realidade Virtual Imersiva e de Realidade Mista, levando em conta o baixo custo e o alto desempenho. A elaboração de Sistemas Imersivos é uma competência multidisciplinar que envolve desde a modelagem do conteúdo 3D até a montagem do sistema de projeção de imagens.

Segurança Digital

A área de Segurança Digital desenvolve consultoria estratégica na validação de produtos e sistemas voltados à Tecnologia da Informação. O objetivo é atestar se o produto está em conformidade com os requisitos especificados, sejam eles nacionais ou internacionais, abrangendo todos os aspectos operacionais internos e o relacionamento com a sociedade.

Tecnologias Avançadas de Aúdio

O NEAC (grupo de Engenharia de Áudio e Codificação Sonora) especializa-se principalmente na pesquisa inovadora em tecnologias interativas para áudio e música, particularmente para produção de áudio espacial, codificação de cenas sonoras e sistemas de auralização. Projetos nestas linhas focalizam na criação interativa e colaborativa, na produção sonora mediada por computação e na modelagem orientada a objeto, no desenvolvimento de controladores e interfaces, em técnicas para audição reativa, música reconfigurável e imersão sonora.

Eventos

26/Nov/2013 - 14h às 17h

Realidade Virtual e Arqueologia

Evento na POLI-USP apresenta novas tecnologias em 3D para reconstrução e simulação interativa

O Museu de Arqueologia e Etnologia da USP e o Centro Interdisciplinar em Tecnologias Interativas (CITI-USP) promoverão, no próximo dia 26 de novembro, das 14h às 17h, o workshop “Ciberarqueologia: uso de tecnologias para a reconstrução-simulação interativa arqueológica”. Mais detalhes...

O evento contará com a palestra do Maurizio Forte, PhD em Arqueologia e professor da Duke University, na Califórnia, e do Marcelo Knörich Zuffo, coordenador do Centro Interdisciplinar em Tecnologias Interativas CITI-USP e professor titular do Departamento de Engenharia de Sistemas Eletrônicos da Escola Politécnica da USP.

Destaque em sua área pela combinação de técnicas tradicionais de arqueologia com novas tecnologias, Maurizio Forte irá apresentar a palestra “Envisioning 3D Archaeological Excavation: the case of Çatalhöyük”. A palestra refere-se ao assentamento neolítico Çatalhöyük, na antiga Anatólia, atual Turquia, que se destaca pelo tamanho e pelos indícios de refinamento cultural.

Maurizio Forte é co-fundador da CINECA, Centro de Supercomputadores criado em 1969 na Bolonha, Itália, um dos primeiros laboratórios europeus voltados ao processamento de imagens em arqueologia e herança cultural. Dedicou-se ao projeto durante uma década, numa experiência pioneira no uso de técnicas de computação para reconstrução de artefatos, monumentos e sítios arqueológicos. Autor de mais de 200 artigos científicos e de livros sobre arqueologia e realidade virtual, Maurizio Forte coordenou projetos na Itália, Índia, Turquia, Etiópia, Egito, Síria, Cazaquistão, Peru, China, Omã e México.

Marcelo Knörich Zuffo será responsável pela palestra “Pesquisa e Desenvolvimento em Realidade Virtual da Caverna Digital da USP”, e apresentará projetos desenvolvidos pela área de Sistemas de Visualização Interativa do CITI-USP, que realiza pesquisa e desenvolvimento em Realidade Virtual e Realidade Aumentada, levando em conta o baixo custo e o alto desempenho. “A elaboração de Sistemas Imersivos é uma competência multidisciplinar que envolve desde a modelagem do conteúdo 3D até a montagem do sistema de projeção de imagens”, explica.

O evento é realizado pelo Laboratório de Arqueologia Romana Provincial (LARP/MAE/USP), com o apoio do Centro Interdisciplinar em Tecnologias Interativas da USP (CITI-USP), do Depto. de Engenharia de Sistemas Eletrônicos da Escola Politécnica da USP e da FAPESP.

O evento é gratuito e aberto ao público interessado e será realizado no Auditório Professor Francisco Romeu Landi, localizado no Edifício Mario Covas Jr. (Administração da Escola Politécnica), à Av. Prof. Luciano Gualberto, travessa 3, n. 380, Cidade Universitária, São Paulo, capital.

Inscrições gratuitas e programação: http://www.larp.mae.usp.br/simposio.html




16/Out/2013

The Future of ITV

O seminário é uma inicitiva do CITI-USP para aprimorar a discussão sobre ITV e IHC. Profissionais e especialistas envolvidos em projetos que relacionam aparelhos eletrônicos interativos e fatores humanos poderão reunir-se, aumentar sua rede de relacionamentos nacionais e internacionais, conhecer projetos similares e estabelecer parceirias.

É necessário um pré-registro até 10 de Outubro para participar.
Acesse o site para mais detalhes do evento.

Notícias

Ago/2013

Professor POLI é condecorado pela Marinha do Brasil

O professor da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (POLI-USP) e coordenador do Centro Interdisciplinar em Tecnologia Interativas (CITI-USP), Marcelo Zuffo, recebeu condecoração da Ordem do Mérito Naval. Criada na década de 1930, a condecoração é oferecida pela Marinha do Brasil como premiação às personalidades que prestam serviços relevantes à Marinha.

A cerimônia de premiação foi realizada em São Paulo, na sede do Comando do 8º Distrito Naval. O LSI possui estreita colaboração com a Marinha do Brasil, tendo desenvolvido projetos na área de Sistema de Visualização Interativa.

Com a condecoração, o professor Marcelo Zuffo passa a integrar o corpo de militares da Marinha Brasileira.




Jan/2013

Entrevista sobre a criação do CITI-USP

O professor Marcelo Zuffo, em entrevista para o Hiperlinque News, fala sobre as motivações e objetivos por trás da criação do CITI-USP.

Ver a entrevista completa.




Jan/2013

USP e Boeing firmam parceria para pesquisas visando Copa e Olimpíadas

A Boeing e a Universidade de São Paulo (USP) assinaram um memorando de entendimento para investigar e desenvolver projetos de tecnologia nas áreas de modelamento do comportamento de multidões e análises visuais.

Ver a matéria completa.

Demo de simulação online (Chrome / Firefox / Opera).

Vagas e Oportunidades

Ago/2013

Vagas para bolsistas

Estamos selecionando candidatos para bolsas em projeto de pesquisa CNPQ. Veja os detalhes.

Professores

Membros da equipe

Nome do PesquisadorParticipação no ProjetoUnidade
Prof. Dr. Marcelo Knorich ZuffoCoordenadorEP USP
Prof. Dr. Sergio Takeo KofujiPesquisadorEP USP
Profa. Dra. Roseli de Deus LopesVice CoordenadoraEP USP
Prof. Dr. Regis Rossi A. FariaPesquisadorFFCLRP USP
Prof. Dr. Vicente Odone FilhoPesquisadorFM USP
Prof. Dr. Romero ToriPesquisadorEP USP
Profa. Dra. Graça BressanPesquisadorEP USP
Profa. Dra. Lucia FilgueirasPesquisadorEP USP
Prof. Dr. Reinaldo SilvaPesquisadorEP USP

Conselho Consultivo Internacional

ConselheiroÁrea de atuação
Jon HallTecnologias Livresver perfil
Koji SuginumaTecnologias Emergentesver perfil

Contato

Coordenador

Marcelo Knorich Zuffo Professor Titular do Departamento de Engenharia de Sistemas Eletrônicos da Escola Politécnica da USP mkzuffo@usp.br (11) 3091-9738

Vice-Coordenadora

Roseli de Deus Lopes Professora Associada do Departamento de Engenharia de Sistemas Eletrônicos da Escola Politécnica da USP roseli.lopes@poli.usp.br (11) 3091-5661

Localização

Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues 436, Travessa 4, Cidade Universitária, Butantã.
CEP 05508-020 São Paulo / SP
Próximo ao prédio da Engenharia Elétrica (ver mapa)