Universidade de São Paulo

O Centro Interdisciplinar em Tecnologias Interativas da USP (CITI-USP) é uma plataforma para projetos multidisciplinares amplamente disponíveis para utilização por parte da comunidade científica da Universidade de São Paulo ou de instituições científicas com as quais ela mantenha laços de cooperação. Tal disponibilidade implica no objetivo de agregação de pesquisadores de reconhecida credibilidade científica e a existência de recursos tecnológicos de ponta (“cutting edge technologies”).

Os principais objetivos de pesquisa do CITI-USP são promover a investigação científica multidisciplinar e experimentar vários desenvolvimentos tecnológicos de impacto no humano em áreas de grande relevância, como educação, saúde, acessibilidade, comunicação, energia, artes dentre outros. Assim, dois conceitos importantes estão associados a este centro: o conceito de Usina de Idéias (“Think-tank”) e o conceito de FabLab (Fábrica-Laboratório).

Voltado para a pesquisa, a difusão e o desenvolvimento tecnológico, com foco na inovação, o CITI-USP tem sua área de atuação concentrada nos temas de “Interação Humano-Computador” (IHC) e “Meios Eletrônicos Interativos” (MEI). A área de IHC/MEI atualmente é um campo que concentra alguns dos maiores desafios científicos e tecnológicos e que tem propiciado inúmeras transformações na sociedade.

Infraestrutura

O CITI-USP busca operacionalizar a recepção e atendimento dos usuários em ambientes adequados para a viabilização técnica e econômica de projetos e, para tal, disponibiliza equipamentos, sistemas e infraestrutura de ponta, além de reunir pesquisadores altamente qualificados.

Pesquisa e Desenvolvimento

Saúde Digital

O núcleo é especializado em desenvolvimento de soluções de tecnologia avançada na área de saúde, desde a concepção até o desenvolvimento, como registros eletrônicos de saúde, prontuário eletrônico de pacientes, simuladores de realidade virtual, sistemas de anatomia patológica, ferramentas de educação à distância e de análises estatísticas e sistemas de alto desempenho em cluster e grid.

Engenharia Multimídia

O núcleo direciona suas linhas de pesquisa ao desenvolvimento de tecnologias e produtos multimídia, criando diversas soluções tecnológicas de ponta. O núcleo aplica seus conhecimentos em projetos de grande relevância socioeconômica, de baixo custo e alta complexidade, importantes para o cenário tecnológico nacional e provendo subsídios para decisões governamentais com grande impacto social.

Tecnologias para Educação

O Núcleo de Aprendizagem, Trabalho e Entretenimento – NATE promove a inclusão digital e social, abrangendo diversas áreas do conhecimento. Com perfil multidisciplinar, desenvolve projetos educacionais interativos, tecnologias e soluções inovadoras, contribuindo para a melhoria da qualidade do ensino brasileiro.

Tecnologias Imersivas (Realidade Virtual e Realidade Aumentada)

O Núcleo de Realidade Virtual – NRV tem como especialidade o desenvolvimento de sistemas de Realidade Virtual Imersiva e de Realidade Mista, levando em conta o baixo custo e o alto desempenho. A elaboração de Sistemas Imersivos é uma competência multidisciplinar que envolve desde a modelagem do conteúdo 3D até a montagem do sistema de projeção de imagens.

Segurança Digital

A área de Segurança Digital desenvolve consultoria estratégica na validação de produtos e sistemas voltados à Tecnologia da Informação. O objetivo é atestar se o produto está em conformidade com os requisitos especificados, sejam eles nacionais ou internacionais, abrangendo todos os aspectos operacionais internos e o relacionamento com a sociedade.

Tecnologias Avançadas de Aúdio

O NEAC (grupo de Engenharia de Áudio e Codificação Sonora) especializa-se principalmente na pesquisa inovadora em tecnologias interativas para áudio e música, particularmente para produção de áudio espacial, codificação de cenas sonoras e sistemas de auralização. Projetos nestas linhas focalizam na criação interativa e colaborativa, na produção sonora mediada por computação e na modelagem orientada a objeto, no desenvolvimento de controladores e interfaces, em técnicas para audição reativa, música reconfigurável e imersão sonora.

Eventos




31/Out/2016

Interactive Multi-Agent and Crowd Simulation

Prof. Dinesh Manocha
Professor of Computer Science at University of North Carolina at Chapel Hill
Site: http://gamma.web.unc.edu/

Data/Horário: Segunda-feira, 31 de Outubro, às 14h00
Local: Centro Interdisciplinar em Tecnologias Interativas CITI-USP
* Palestra presencial em inglês (sem tradução)

Mais detalhes...

Dinesh Manocha is currently Phi Delta Theta/Matthew Mason Distinguished Professor of Computer Science at the University of North Carolina at Chapel Hill. He received his B.Tech degree in Computer Science and Engineering from the Indian Institute of Technology, Delhi in 1987; Ph.D. in Computer Science at the University of California at Berkeley in 1992. He has coauthored more than 420 papers in the leading conferences and journals on computer graphics, robotics, and scientific computing. Manocha has received awards including IBM Fellowship, Alfred P. Sloan Fellowship, NSF Career Award, Office of Naval Research Young Investigator Award, SIGMOD IndySort Winer, Honda Research Award, Hettleman Award at UNC Chapel Hill, and 14 best paper awards at leading conferences. He is a Fellow of ACM, AAAS, and IEEE and received Distinguished Alumni Award from Indian Institute of Technology, Delhi.

He has served on the editorial board of 10 leading journals and program committees of 100+ conferences in computer graphics, robotics, high performance computing, geometric computing, and symbolic computation. He has been the program chair and general chair of more than 13 conferences/workshops in these areas. He also served as Director-at-large of ACM SIGGRAPH from 2011-2014.

Manocha has supervised 65+ M.S. and Ph.D. students over the last 23 years at UNC Chapel Hill. His research group has developed many well-known software packages for collision detection, triangulation, GPU-based algorithms, solid modeling and solving algebraic systems. These packages have been downloaded by more than 150K users worldwide and licensed to more than 55 industrial organizations including Intel, Microsoft, Disney, Ford, Kawasaki, Siemens, Phillips Labs, MSC Software, Lockheed Martin, Raytheon etc. Manocha's research has been supported by ARO, NSF, DARPA, RDECOM, ONR, NIH and many industrial organizations (e.g. Intel, Samsung, Google, Microsoft, Honda, Ford, NVidia, AMD, Disney, Willow Garage). He has served as a Principal Investigator or Co-Principal Investigator on more than 75 grants.




Notícias

Out/2015

Embaixadora dos EUA visita o CITI-USP

A embaixadora dos Estados Unidos Liliana Ayalde visitou hoje (16/10) o Centro Interdisciplinar em Tecnologias Interativas (CITI-USP), para conhecer alguns projetos de pesquisa que vem sendo desenvolvidos pela instituição. Ela foi recebida pelo coordenador Marcelo Zuffo, acompanhado do vice-reitor da USP, Vahan Agopyan; da vice-diretora da Poli-USP, Liedi Bernucci; do presidente da Comissão de Pesquisa da Escola, Antonio Mauro Saraiva, além de diversos docentes e pesquisadores da USP.

Mais detalhes...

A embaixadora assistiu a algumas demonstrações das tecnologias desenvolvidas no CITI-USP, como o projeto de um módulo de potência e controle para cadeira de rodas motorizada e um ambiente de realidade virtual imersivo para treinamento de procedimento de manutenção de redes elétricas.

Também foram apresentadas pesquisas que estão sendo desenvolvidas pelo CITI-USP em parceria com instituições americanas, como o projeto com a Boeing e a UNC Chapel Hill para geração de simulações computacionais do comportamento de multidões densas, uma tecnologia útil na prevenção de tragédias em grandes eventos.

Outro exemplo, em parceria com a LG Eletronics e a UC Berkeley, é o desenvolvimento de um novo sistema operacional, baseado em conceitos de internet das coisas e computação de enxame, que promete ser uma tecnologia disruptiva para interconectar os 25 bilhões de coisas inteligentes (eletrodomésticos, computadores, smart phones, televisores, medidores de energia elétrica, carros conectados, dispositivos vestíveis etc.) que estarão disponíveis até 2020.

“Hoje, o CITI mantém parceria com oito instituições e empresas dos Estados Unidos”, destacou Zuffo. A embaixadora mostrou especial interesse em saber como são estabelecidas essas parcerias e quais são os mecanismos de fomento e transferência de tecnologia para a sociedade.

Para Zuffo, a visita representa uma sinalização positiva para o estreitamento das relações com os Estados Unidos. “Esperamos consolidar ainda mais nossa parceria com as universidades dos EUA, não só em termos de intercâmbio, mas também de projetos conjuntos”.











Out/2015

Visita da comitiva da Marinha ao CITI

Professor Marcelo Zuffo, coordenador do CITI-USP, recebe visita do Vice Almirante da Marinha do Brasil, Glauco Castilho Dall´Antonia.

Mais fotos...





Ago/2013

Professor POLI é condecorado pela Marinha do Brasil

O professor da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (POLI-USP) e coordenador do Centro Interdisciplinar em Tecnologia Interativas (CITI-USP), Marcelo Zuffo, recebeu condecoração da Ordem do Mérito Naval. Criada na década de 1930, a condecoração é oferecida pela Marinha do Brasil como premiação às personalidades que prestam serviços relevantes à Marinha.

A cerimônia de premiação foi realizada em São Paulo, na sede do Comando do 8º Distrito Naval. O LSI possui estreita colaboração com a Marinha do Brasil, tendo desenvolvido projetos na área de Sistema de Visualização Interativa.

Com a condecoração, o professor Marcelo Zuffo passa a integrar o corpo de militares da Marinha Brasileira.




Jan/2013

Entrevista sobre a criação do CITI-USP

O professor Marcelo Zuffo, em entrevista para o Hiperlinque News, fala sobre as motivações e objetivos por trás da criação do CITI-USP.

Ver a entrevista completa.




Jan/2013

USP e Boeing firmam parceria para pesquisas visando Copa e Olimpíadas

A Boeing e a Universidade de São Paulo (USP) assinaram um memorando de entendimento para investigar e desenvolver projetos de tecnologia nas áreas de modelamento do comportamento de multidões e análises visuais.

Ver a matéria completa.

Demo de simulação online (Chrome / Firefox / Opera).

Vagas e Oportunidades

Ago/2013

Vagas para bolsistas

Estamos selecionando candidatos para bolsas em projeto de pesquisa CNPQ. Veja os detalhes.

Professores

Membros da equipe

Nome do PesquisadorParticipação no ProjetoUnidade
Prof. Dr. Marcelo Knorich ZuffoCoordenadorEP USP
Prof. Dr. Sergio Takeo KofujiPesquisadorEP USP
Profa. Dra. Roseli de Deus LopesVice CoordenadoraEP USP
Prof. Dr. Regis Rossi A. FariaPesquisadorFFCLRP USP
Prof. Dr. Vicente Odone FilhoPesquisadorFM USP
Prof. Dr. Romero ToriPesquisadorEP USP
Profa. Dra. Graça BressanPesquisadorEP USP
Profa. Dra. Lucia FilgueirasPesquisadorEP USP
Prof. Dr. Reinaldo SilvaPesquisadorEP USP

Conselho Consultivo Internacional

ConselheiroÁrea de atuação
Jon HallTecnologias Livresver perfil
Koji SuginumaTecnologias Emergentesver perfil

Contato

Coordenador

Marcelo Knorich Zuffo Professor Titular do Departamento de Engenharia de Sistemas Eletrônicos da Escola Politécnica da USP mkzuffo@usp.br (11) 3091-9738

Vice-Coordenadora

Roseli de Deus Lopes Professora Associada do Departamento de Engenharia de Sistemas Eletrônicos da Escola Politécnica da USP roseli.lopes@usp.br (11) 3091-4248 ou (11) 3091-1721

Localização

Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues 436, Travessa 4, Cidade Universitária, Butantã.
CEP 05508-020 São Paulo / SP
Próximo ao prédio da Engenharia Elétrica (ver mapa)