O Laboratório Caverna Digital é um
complexo de realidade virtual que se compõe de várias tecnologia,
o principal sistema é a Caverna Digital, que seria uma sala de 3x3x3
metros, projeções são feitas nas paredes laterais
por traz e uma projeção direta no piso, o teto é a
unica parte que não recebe projeção, também
existem uma série de recursos para serem usadas direto no ambiente,
a primeira seria os óculos para
estereoscopia, com estes óculos pode-se simular uma sensação
de profundidade nas projeções, assim o limite da tela
parece desaparecer,
e os objetos parecem reais com volume no espaço, outro sistema
é o rastreador que permite conhecer a posição e localização
de um pequeno
sensor, este é utilizado para saber a posição
do usuário na Caverna, ou mover e alterar o ambiente ou objetos
simulados.
Porem alem deste sistema temos algumas pesquisas
em outras tecnologias como o sistema compacto de projeção
esférica que possuimos,
onde um usuário consegue fazer uma analize imersive com uma
complexidade de sistema bem menor.
Na nossa área de computação
propriamente dita, temos duas soluções principais a solução
SGI, no caso um servidor Onyx3000 que pode ser utilizado para alimentar
a Caverna, a principal vantagem dele é que já existem muitos
softwares comerciais, e apresenta uma boa escalabilidade, porem os upgrades
deste tipo de equipamento são atualmente proibitivos para nós.
E nossa outra solução foi desenvolvida por nós mesmos,
seria um aglomerado de computadores que com uma lógica de hardware
e software pode ser utilizado para alimentar a Caverna também, a
sua principal vantagem é a escalabilidade, pois como apresenta um
custo bem inferior é muito mais fácil aumentar seu poder
computacional, contudo não apresenta muitos softwares no mercao
o que necessita um provavel desenvolvimento
conforme a necessidade.
Neste complexo podem ser feitas uma série
de pesquisas de imersão em realidade virtual, atualmente não
temos muitas aplicações para a
industria automobilisticas, já fizemos alguns teste com alguns
softwares como o VizConcept, WorlToolKit e o Realax, porem teriam também
de ser adquiridos.
Alem de tudo isso que citei, existem ainda uma infinidade
de tecnologias que já possuimos, a nível de gerenciamento
e aplicação,
porem acredito que o que mais desejam sejam os resultados em sí
de que esta tecnologia pode ajudar, numa rápida visão podemos
afirmar:
O tempo de desenvolvimento de um protótipo
reduz consideravelmente.
O protótipo pode ser examinado diretamente
em tamanho real.
Podem ser feitas simulações de situações
reais, como um passeio ou uma corrida e o usuário no interior ou
exterior do veículo, e ainda
respeitando os limites físicos.
Muitos testes de ergonomia podem ser feitos, utilizando-se
softwares própios para isso.
Permite que vários engenheiros discutirem
a solução, todos vendo o problema de um mesmo ponto de vista.
Utilização para demostrações
e aprovações de produtos.
Devido a visão 3D e rastredores ou mesmo
um space-mouse o gerenciamento de objetos e mundos é facilidado
Para maiores informações dirigir-se a: lsoares@lsi.usp.br